20 agosto, 2007

atirar poeira não-transgénica para os olhos


Se há exemplo de vandalismo no Algarve é este. Ao lado da herdade do milho transgénico fica o morgado da Lameira. São 259 hectares que faziam parte da antiga Companhia Agrícola do Morgado da Lameira, SA. Foram comprados em 2005 pela Ocêanico Developments, uma empresa irlandesa de investimentos imobiliários. Em terrenos da Reserva Agrícola Nacional, e antes da obra estar licenciada, a empresa já vendia apartamentos no Reino Unido, com o chamariz do campo de golf no "tipo-deserto" do Algarve.


Este episódio é trágico porque diz tudo sobre o estado da protecção ambiental em Portugal (e no Algarve em particular: posso ser ainda um miúdo mas lembro-me da zona de Cabanas/Tavira antes do Macário Correia aparecer em cena). Mas como isto se repete vezes sem conta (ao contrário da porcaria de um hectar de milho transgénico), desta vez vou tentar contar a história toda.

Em Março de 2006, o Barvalento online noticia com pompa o início da construção do Amendoeira Golf --- sem que a Câmara de Silves tenha emitido qualquer licenciamento. São 800 unidades de habitação, hotel de 5 estrelas, centro hípico e de conferências, academia de golf, e 2 campos de golf. Uma coisa à maneira, daquelas que o Algarve tem pouco. Curiosamente, a construtora indica que os trabalhos começaram a Julho de 2005, ou seja, 3 meses antes do projecto de impacto ambiental dar entrada no Ministério de Ambiente, e muito antes, claro, de começar a consulta pública.


Por altura da "consulta pública", a empresa já vendia apartamentos no Reino Unido. "O empreendimento turístico que o grupo britânico Oceânico Development está a construir em Silves", noticiava o DN em Outubro de 2005, "está a fazer sucesso no Reino Unido. O projecto, avaliado em 400 milhões de euros, já tem 70% das propriedades reservadas." Tudo dentro da lei, pois claro. O estudo de impacto ambiental fora entretanto aprovado à presssa em 2006, com condicionantes, nunca cumpridas nem vigiadas. O vereador da CDU na câmara de Silves, em acta da reunião da câmara disponível online, declarava a Julho de 2006: "no caso das obras de mobilização de terras ocorrida no Morgado da Lameira para construção do Campo de Golfe, houve uma precipitação por parte dos donos da obra, sem reacção por parte dos serviços camarários"... quando -- surpresa! -- "as obras de mobilização violenta de terrenos de superior qualidade agrícola e arqueológica tinha já ocorrido."


Respeito pela lei? Pois: é que o Ministério da Agricultura, apesar das restrições à construção, deixa que se vandalizem os terrenos da Reserva Agrícola Nacional para "campos de golfe declarados de interesse para o Turismo pela Direcção-Geral do Turismo." Deixamos o país às decisões de patos-bravos do turismo e logo veremos os hotéis e os apartamentos, e os parques de estacionamento e tudo o que mais vem atrelado aos campos de golf. De interesse claro.

Ao pé disto (ou dos 2,8 milhões de hectares queimados em Portugal nos últimos 20 anos), ceifar um hectar de milho transgénico é brincadeira de miúdos. Que não me repugna nada, por razões semelhantes às defendidas por Miguel Portas. Os mesmos fanáticos que há uns anos comiam mioleira de vaca são os mesmos que hoje rejeitam liminarmente, à lei da bala se preciso for, qualquer princípio de precaução sobre transgénicos. E quando o Estado não cumpre a lei (desafio-vos a ler o decreto 72/2003 e a encontrar alguma nota no ministério do ambiente sobre João/José Menezes ou os seus 51 hectares de milho transgénico) há um vazio que alguém tem que ocupar -- ainda que simbolicamente como na 6a passada. Os agricultores biológicos do Algarve (quem protege os seus direitos?) sabem-na melhor: há umas semanas manifestaram-se contra a exploração transgénica por saberem que aquele milho, com valor económico irrisório, pode destruir o valor acumulado da agricultura biológica Algarvia pelo processo de polinização cruzada (sim, acontece: vejam este documentário aqui).

Falar do hectar de milho transgénico sem se discutir o problema dos OGMs ou da destruição em curso há 30 anos no Algarve é tapar o sol com uma peneira, esperando que esses problemas desapareçam levantando muita poeira com a discussão táctica de formas radicais de activismo. A questão é que toda a lei, já dizia Walter Benjamin, toma a violência como acto fundador. E no vazio legal em que o Estado colocou a região, o que me choca mesmo é ver o país a ser esventrado por interesses imobiliários.

18 comments:

Anónimo disse...

É interessante que seja o PSD, que detem a câmara de Silves. É interessante que a principal politica florestal durante a ùltima governação PSD foi ´deixa arder´, propriedade pública e privada.

É interessante que seja o desesperado Marques Mendes a iniciar o discurso de ofensa à sacrossanta propriedade depois de ter sido humilhado no Algarve. É interessante que o Pacheco Pereira decida tomar o lado de Marques Mendes. É interessante tanta indignação de um partido que parece a Calábria nos seus piores tempos. É interessante a posição de Cavaco.

Tudo isto é muito interessante mas vem pouco ao caso. Obrigado por o fazeres.

L. Rodrigues disse...

Mesmo que se verificasse que os transgénicos são inócuos, a verdade é que o mundo não precisa de transgénicos para se alimentar. Um estudo recente da universidade de Michigan (se não estou em erro) demonstrou que a agricultura biológica é tão ou mais produtiva que as culturas intensivas.
Além disso preocupa-me ainda mais que companhias como a Monsanto tentem fazer com a comida o que as editoras fazem com a música.

Anónimo disse...

... e é interessante ver como algumas pessoas mudam de assunto para tentar justificar actos de vandalismo.

Se eu matar uma pessoa, vou dizer que morrem todos os dias milhões de crianças num qualquer país africano, e que julgar-me por ter morto uma pessoa é "tapar o sol com uma peneira"?

Concordo plenamente que o país dá demasiada importância ao turismo e à construção civil, mas isso não tem nada a ver ao caso!

Se o Algarve tem assim tantos problemas graves, por que é que foram logo atacar um agricultor? Por que é que não destruíram o campo de golf ou as casas ilegais de que falam? É que atacar um agricultor é muito mais fácil...

E dizer que a agricultura biológica é rentável é fácil, eu gostava é de saber por que é que ninguém está interessado hoje em dia em trabalhar na agricultura... É que se a maior parte das pessoas soubesse o que custa, estava calada...
E se é assim tão rentável, por que é que os produtos biológicos são tão caros?

César disse...

Creio que há um outro lado possível de ver esta questão do milho trangénico - o que ficou, de facto, na ordem do dia, não foram os alimentos trangénicos, mas sim o “ecoterrorismo”. A quem serve isso, numa altura em que está para rebentar a discussão sobre o nuclear?

A minha opinião aqui: http://cafepuroarabica.blogspot.com/2007/08/por-outro-lado.html

San disse...

Não há coincidências, como diria aquela senhora que vende prosa transgénica com tanto sucesso!

Anónimo disse...

...e o ataque a costa alentejana está iminente, de cada vez que saio da zona comporta/carvalhal e penso que seja a ultima vez que vejo aquela paisagem sem edificações...é angustiante. Em relação ao Sr Rui Carlos Gonçalves, ja pensou em comparar o preço da pesca biologica á saida da lota e a entrada no saco do supermercado?

Anónimo disse...

Uma opiniao ponderada sobre o ocorrido. Quando os apoiantes dos trangenicos puderem garantir que aquela "propriedade privada" nao vai interferir nas propriedades privadas dos outros,que todos os produtos sao comercializados com os respectivos avisos e ja agora que nao sao prejudiciais(os trangenicos)entao invoquem a lei.Ate la um queijo

Anónimo disse...

Meus caros, peço que oiçam o seguinte notícia:

http://fileho.com/download/c231be5731/Transgenicos---boa-vontade-TSF-24-07-2007.mp3.html


Tundra

rei dolce disse...

"porcaria de um hectare de milho"???!!!

se fosses agricultor perceberias o insulto que estas a cometer.

Miguel disse...

Rei Doce: aquele hectare vale 3900 euros (público de hoje). Ao lado, o investimento imobiliário vale 400 milhões de euros.

Rui Gonçalves: ninguém atacou o agricultor mas o milho. A diferença está toda aí.

Anónimo disse...

A quêm tenha alergias , faça uma experiencia : Coma uma maçaroca daquelas e veja como fica depois da digestão?

A questão colocada sob o prisma da politica agricola Europeia com o agreement dos governos sucessivos ( PSD+PS) leva-nos a considerar uma das piores derrotas para a Espanha que Portugal já alguma vez apanhou !
Façam uma visita pela Andaluzia e vejam as plantações de morangos, Olival , citrinos, Etc . Voçês veêm lá algum milho? Pois é !!!!
E já agora vão investigar o que fez o actual ministro da Agricultura nos ultimos 10-15 anos e depois falamos !!!!!

Em portugal o OTELO SARAIVA DE CARVALHO foi considerado um activista politico pelos Juizes , que baseando-se em pareceres um dos quais do Mario Soares, livraram-no dos tais 25 aninhos que ele tinha direito pelos assassinatos e roubos perpetrados. Agora os jovens , verdadeiros activistas politicos são apelidados de vadios e criminosos . Realmente a opinião publica em Portugal está bem trabalhada. Sim senhor ! Portugal no seu melhor!!!

rei dolce disse...

caro fc: não estou se quer a colocar em causa o investimento imobiliario, o debate é sobre o milho, e sendo sobre o milho, e sendo eu agricultor garanto que se me fizessem aquilo seria um ataque a minha profissão, a minha pessoa e ao meu sustento, e isso é grave e é crime.
Mais, se uma acção deste tipo fosse no norte do país os agricultores não seriam tão brandos e serenos como foram em silves(ver JN de ontem).
Os culpados devem e têm que ser punidos.

Anónimo disse...

Independetemente da crítica que se possa fazer à forma de acção escolhida, a "manifestação de silves" teve a virtude de, pelo menos em certos núcleos, trazer a discussão dos OGM e, já agora, da ocupação do espaço no Allgarve para cima da mesa. Falaste em Cabanas e , coincidência, estive lá este fds. Terrível, a forma como todo o espaço livre (por livre entenda-se sem prédios ou casas) o vai deixando de ser.

PSR

A Comunidade disse...

O saber não ocupa lugar!!
Parecer conjunto do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável / Conselho Económico e Social sobre OGM (2000)
http://www.cnads.pt/docs/ParecerOGM%20Dezemb2000.pdf

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of dofus kamas, very cheap kamas, and the more cheap kamas. If you have to buy dofus kamas, please come to our company, we can give you the best dofus gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of eve isk , very cheap eve online isk , and the more cheap eve isk . If you have to buy isk , please come to our company, we can give you the best gold and best service to buy eve online isk .

Welcome to our company which sells all kinds of cabal online alz, very cheap cabal alz, and the more cheap cabal gold. If you have to buy cabal alz, please come to our company, we can give you the best cabal money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of holic gold, very cheap holic money, and the more cheap holic gold. If you have to buy some holic online gold, please come to our company, we can give you the best holic online money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of maple mesos, very cheap mesos, and the more cheap mesos. If you have to buy some maplestory mesos, please come to our company, we can give you the best maple story mesos and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of Sword of the New World Vis, very cheap Sword of the New World Gold, and the more cheap snw vis. If you have to buy vis, please come to our company, we can give you the best Sword of the New World money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of FFXI Gil, very cheap FFXI gold, and the more cheap Final Fantasy XI Gold. If you have to buy FFXI Gil, please come to our company, we can give you the best Final Fantasy XI gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of ro zeny, very cheap ragnarok zeny, and the more cheap zeny. If you have to buy some iro zeny, please come to our company, we can give you the best ragnarok online zeny and best service.

Anónimo disse...

情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣用品,情趣用品,情趣,情趣,A片,A片,A片,A片,A片,A片

免費A片,AV女優,美女視訊,情色交友,免費AV,色情網站,辣妹視訊,美女交友,色情影片,成人影片,成人網站,A片,H漫,18成人,成人圖片,成人漫畫,情色網,日本A片,免費A片下載,性愛

A片,色情,成人,做愛,色情A片,A片下載,色情遊戲,色情影片,色情聊天室,情色電影,免費視訊,免費視訊聊天,免費視訊聊天室,一葉情貼圖片區,情色,情色視訊,免費成人影片,視訊交友,視訊聊天,視訊聊天室,言情小說,愛情小說,AIO,AV片,A漫,av dvd,聊天室,自拍,情色論壇,視訊美女,AV成人網,情色文學,SEX,成人交友,成人電影,成人貼圖,成人小說,成人文章,成人圖片區,成人遊戲,愛情公寓,情色貼圖,AV,成人論壇

情趣用品,A片,免費A片,AV女優,美女視訊,情色交友,色情網站,免費AV,辣妹視訊,美女交友,色情影片,成人網站,H漫,18成人,成人圖片,成人漫畫,成人影片,情色網

情趣用品,A片,免費A片,日本A片,A片下載,線上A片,成人電影,嘟嘟成人網,成人,成人貼圖,成人交友,成人圖片,18成人,成人小說,成人圖片區,微風成人區,成人文章,成人影城,情色,情色貼圖,色情聊天室,情色視訊,情色文學,色情小說,情色小說,臺灣情色網,色情,情色電影,色情遊戲,嘟嘟情人色網,麗的色遊戲,情色論壇,色情網站,一葉情貼圖片區,做愛,性愛,美女視訊,辣妹視訊,視訊聊天室,視訊交友網,免費視訊聊天,美女交友,做愛影片

情趣用品,a片,成人電影,微風成人,嘟嘟成人網,成人,成人貼圖,成人交友,成人圖片,18成人,成人小說,成人圖片區,成人文章,成人影城,愛情公寓,情色,情色貼圖,色情聊天室,情色視訊,情色文學,色情小說,情色小說,色情,寄情築園小遊戲,情色電影,aio,av女優,AV,免費A片,日本a片,美女視訊,辣妹視訊,聊天室,美女交友,成人光碟

情趣用品.A片,情色,情色貼圖,色情聊天室,情色視訊,情色文學,色情小說,情色小說,色情,寄情築園小遊戲,情色電影,色情遊戲,色情網站,聊天室,ut聊天室,豆豆聊天室,美女視訊,辣妹視訊,視訊聊天室,視訊交友網,免費視訊聊天,免費A片,日本a片,a片下載,線上a片,av女優,av,成人電影,成人,成人貼圖,成人交友,成人圖片,18成人,成人小說,成人圖片區,成人文章,成人影城,成人網站,自拍,尋夢園聊天室

A片,aio,av女優,av,av片,aio交友愛情館,ut聊天室,聊天室,豆豆聊天室,色情聊天室,尋夢園聊天室,080聊天室,視訊聊天室,080苗栗人聊天室,上班族聊天室,成人聊天室,中部人聊天室,一夜情聊天室,情色聊天室,情色視訊,美女視訊,辣妹視訊,視訊交友網,免費視訊聊天,視訊,免費視訊,美女交友,成人交友,聊天室交友,微風論壇,微風成人,sex,成人,情色,情色貼圖,色情,微風,聊天室尋夢園,交友,視訊交友,視訊聊天,視訊辣妹,一夜情

Anónimo disse...

Do you like the Asda Story money?I think that if you know it you will like it. You will also try your best to earn much Asda Story gold as you can.If you have it you can go to buy Asda Story Gold and then you can go to buy equipment to arm yourself. You can also get some cheap Asda Story gold from the game. Join us and play the game with us together.

Anónimo disse...

I am so happy to get some goonzu gold and the goonzu money is given by my close friend

who tells me that the cheap goonzu gold is the basis to enter into the game. Therefore, I should buy goonzu gold with the spare money and I gain some goonzu online gold from other players.