30 outubro, 2007

A distopia liberal sobre a escola pública I

Quando acabei o 12.º ano, estive um ano sem estudar antes de me candidatar à faculdade. Durante 3 meses trabalhei para o Circulo de Leitores. Em pouco tempo, entrei na casa de centenas de pessoas do Entroncamento e Torres Novas. Quase todas tinham a História de Portugal, de José Mattoso, nas estantes ou prateleiras. Havia outra constante. Os dois primeiros volumes estavam abertos, os restante seis repousavam dentro do saco de plástico em que vinham embalados. Um sem número de pessoas chamava enciclopédia às obras completas de Júlio Diniz, Camilo ou Eça.

São famílias inteiras que nunca tiveram hábitos de estudo, de leitura, de trabalho intelectual individual. Os seus filhos irromperam pela escola pública há pouco mais de 30 anos. Para milhares de famílias, esta é a primeira geração que tem alguma escolarização. O facilitismo do sistema público de ensino, de que fala Helena Matos, fez com que, desde cedo, tivessem mais conhecimentos a matemática ou português do que os seus pais. Em casa não há ninguém para os ajudar nos trabalhos de casa. A escola secundária do Entroncamento, onde colocavam os filhos, ficou este ano em 138.º lugar no ranking dos exames nacionais do 12.º ano. É má? Pior do que o colégio São João de Brito ou do que um selecto internato de raparigas que fez 32 exames?

A massificação do ensino teve que lidar com um país que já existia antes da democracia. Nem tudo correu bem, é certo. Partindo do mesmo atraso que também tínhamos na Saúde – sector, onde hoje temos dos melhores indicadores mundiais - ainda continuamos atrás das médias de conhecimento europeias. Mas, simplificando um pouco, a educação não é só construir hospitais e formar profissionais competentes. Tem o lastro cultural que a suporta. E que os detractores da escola pública omitem totalmente, como se o sistema educativo, a iliteracia, o analfabetismo e as dificuldades económicas tivessem aparecido há seis anos com a publicação do primeiro ranking de exames do 12.º ano. É simplista e pouco sério extrapolar uma leitura depreciativa sobre a qualidade do ensino público a partir da leitura do “top ten” dos rankings. Como veremos, nas próximos entradas sobre o assunto.

15 comments:

Anónimo disse...

O problema da educação é justamente esse: estar excessivamente voltado para os rankings, para os valores das notas, para uma série de coisas que eu, enquanto aluno, nunca me importei tanto quanto me importava com o que eu retirava, para mim mesmo, dessa educação.

O problema da educação é que ela é um fim em si mesma - não serve para criar seres humanos instruidos; serve para criar, muitas vezes, papagaios de repetição que saem da escola com 18's e 19's e que assim que acabam de vomitar tudo aquilo que marraram nos testes, vão para casa ver os morangos com açúcar, e deus os livre que lhes perguntarem a sua opinião sobre alguma coisa: é a chamada "educação autista" - qualquer ligação com o pensamento individual está cortada à partida nos cada vez mais imbecis manuais que "ofertam" (embora se paguem caro) aos alunos, cada vez mais facilitistas, e cada vez mais olvidantes daquela que deveria ser a sua verdadeira função: ensinar a pensar.

É justamente por isso que muitos deles acabam como professores. No way out - e o ciclo perpetua-se. É preciso que alguém ensine os alunos a aprender... As privadas só têm o benefício de ter uma massa de alunos que foi sujeita a mais estímulos durante a infância (por causa do meio social, mas não só) e de contribuirem para o facilitismo de notas que no fundo as coloca no topo da tabela de "marketing" que é a porcaria desse ranking...

Anónimo disse...

A minha solução: se em vez de se estar a fazer propaganda com os computadores, se decidisse investir na educação, criando uma aula de "Incentivo ao Pensamento Individual", sei lá, uma hora por semana, dada por um professor não colocado, que era uma aula de debate radicalmente diferente de todas as outras que consistisse na tentativa de aplicação prática das matérias dadas a todas as outras disciplinas nessa semana, por exemplo, em que os alunos participassem (caso contrário, chumbavam, como em todas as outras disciplinas, não seria uma daquelas tretas como Desenvolvimento Pessoal e Social ou Religião e Moral, em que os putos se inscrevem para ir à Serra da Estrela) teriam resultados talvez surpreendentes... mas lá está, pensar em soluções não faz parte do nosso sistema educativo, não é?

E olhe que eu nem estou perto de ser ministro de coisa nenhuma...

Anónimo disse...

"É justamente por isso que muitos deles acabam como professores. " Ainda bem que o sr. Alexandre Lagoa não está perto de ser ministro de coisa alguma ... Já nos basta uma Milu :!

Dário Nemésio disse...

É o capital cultural. Que muitos ignoram nos seus discursoa, mas que, influencia, e muito, os resultados escolares.

samuel disse...

Caro Pedro Sales
Tomei a liberdade de "encaminhar" os seus últimos quatro posts para o meu blog.
Cumprimentos.

LVB disse...

Na minha opinião apenas deveria haver escolas públicas, mas deveria ser permitido que cada escola tivesse liberdade de escolher os programas e os métodos, existindo, é claro, uma linha condutora comum a todo o ensino.
O perigo das escolas privadas é o de retirar os melhores alunos à publica transformando esta num repositório dos alunos com piores condições financeiras, os quais normalmente vivem em ambientes culturais mais pobres. Para mim só num ambiente exigente é que se pode ser melhor, ora se na pública ficarem os piores, vai ser dificil que alguém consiga superar esse ambiente.
Além disso, no acesso à universidade apenas deveria contar a nota dos exames nacionais ou de um exame feito por cada faculdade. esta é a única forma de acabar com o negócio da educação praticado por alguns externatos. Caso paradigmático é do externato RIBADOURO cujas as notas são inflacionadas em média 5 valores!! ano após ano!!
Que igualdade de oportunidades é esta se quem tem dinheiro compra notas e por isso consegue entrar nos melhores cursos?

Anónimo disse...

Privatizem-se as escolas,faça-se Dr. quem for filho de rico, entreguem-se os restantes aos abelhões e já não tenho pachorra para esta treta de rankings.

Carlos Monteiro disse...

Caro Pedro Sales,

O seu discurso é vago, como vagas são as suas referências às criticas que os detractores fazem. Este post poderia ser perfeitamente a defesa do sistema de ensino dos tempos de Cavaco Silva, mas já passaram quase vinte anos e a evolução entre o ensino público e o privado está à vista. O que o meu caro se deve perguntar é porquê, assim como deve analisar com toda a seriedade, caso a caso, ponto por ponto, que decisões é que não resultam no ensino público e porque é que resultam no privado.

Assim, é tudo muito vago, muito desculpabilizador até.

Com todo o respeito, porque até gosto do que escreve.

P Amorim disse...

Acabei de pôr um link no meu blog
(www.croquete-matinal.blogspot.com) para este artigo. A discussão lúcida que faz sobre este assunto, de primordial importância para o nosso País, levou-me a abrir uma excepção e em vez de escrever, li e concordei.
Bem haja

Anónimo disse...

Moriae: os professores não estão isentos de culpa, não. Não serão porventura os principais culpados; têm culpa na exacta proporção em que obedecem cegamente, sem pensar, aos programas estipulados pelo Governo - ou são tanto inocentes quando decidem, para além do programa estupulado pelo governo, fazer um pouco "trabalho por conta própria", de carácter semelhante a uma desobediência civil, em nome da Educação, com E grande, daquela que serve seres humanos e não pautas, e têm a capacidade de estimular os alunos de uma forma que o programa, por si só, não consegue. Nessa pequena diferença, que nem todos são capazes de estabelecer, é que está a diferença entre os bons e maus professores. Lembra-se do mito do "Clube dos Poetas Mortos"? Graças a deus, tive professores assim. E nos anos em que tinha professores assim, tirava notas como nunca antes tinha tirado. E agora?

Pôr as culpas todas no ministério é uma solução viável; antes deste, estavam outros, e antes desses outros, mais outros. Os professores de hoje são os alunos de ontem - não se lhes pode pedir muito mais. Mas não tenha dúvidas que também fazem parte do problema.

Ainda assim, descanse: não estou mesmo perto de chegar a Ministro da Educação.

Anónimo disse...

No ano em que entrei para a Universidade a minha escola secundária (algures em Coimbra) foi a primeira escola pública do ranking. Magnifico... não fosse a maioria dos estudantes (, famílias dos) ter recursos económicos para pagar a explicadores e afins e tinham-nos.

Ensinar matemática assim como outras disciplinas numa turma de 25 alunos não é fácil nem se tem o tempo para explicar como se tem em sessões de explicadores .

Se há professores que "não fazem nada" pelos seus alunos, também há os que tentam de tudo e vivem os sucessos e fracassos de todos os seus alunos mas são traídos pelo tempo, ou falta deste, face a turmas enormes que dificultam ensino personalizado e essencial em muitos casos, onde os défices já vêm de trás, também fruto de turmas sobrelotadas entre outros.

Por outro lado temos as suspeitas que em ALGUMAS instituições privadas haja comportamentos menos justos nos próprios exames nacionais... os rumores vão-se avolumando neste campo e a partir do momento em que eu no meu 12º ano me mostram um teste sumativo de matemática também 12º ano de uma escola privada de Coimbra e que eu e os que comigo estavam (e não éramos/somos nenhuns génios) o conseguíamos resolver em menos de metade do tempo para o qual ele tinha sido feito tal era a facilidade das perguntas, passei a compreender que se calhar as boas notas desse colégio durante o ano não eram fruto de melhores professores/menos alunos por turma.


Resumindo: há que melhorar o ensino em Portugal, não andar sempre a trocar de livros (vi uma reportagem excelente sobre o ensino na Finlândia na SIC Notícias que aconselho a todos), turmas mais reduzidas, horários de aulas de apoio semanais das diversas disciplinas, etc... Deixem os governantes de ter mil e um motoristas e andar de topos de gama e há logo dinheiro para isto tudo.

Anónimo disse...

Alexandre, tb tive desses professores fantásticos! Mestres para a vida. Amigos, lições, evocações. Pessoas que recordo com frequência e gosto.
Concordo consigo, estes professores têm muita culpa. Por outro lado, não têm toda a culpa. Quanto aos sucessivos governos, já não digo o mesmo ... a nenhum deles tem interessado formar um cidadão pensante, autónomo e com vontade própria. Aliás, são eles os responsáveis até pela má habilitação de alguns docentes e pelo fomento da ideia, na modda há cerca de 20 anos: "se não tens emprego, porque não vais dar aulas?" (ou algo do género). curiosamente, tenho habilitação suficiente, ou tinha, desde os 12 anos e própria desde os 13. Tem piada não tem? E demorei tantos anos até achar que poderia efectivamente ensinar e/ou ajudar a aprender (etc porque educar e ensinar é muito mais do que isso). E agora, desisto ... estou farta e não colaboro neste trucidar de gente, ideias e civilização.

Assim, hoje, há um 'corpo' de gente robotizada que dá (ou paga para dar) aulas. Vão doentes dar aulas, vão "ocos" tanta vez. Não têm filhos ou acompanham-nos mal etc etc etc ... Isso é deplorável ...
Peço desculpa por ter sido extensa e pessoal. Não reli porque tb não quero apagar. Pode ser que sirva para alguma coisa ...
Abraço ao Alexandre e aos 'donos' e comentadores do blogue.

Anónimo disse...

Amanhã espero ligar estes textos no Umbigo pois, embora não concorde com tudo, foram do melhor que se escreveu sobre o tema.

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of dofus kamas, very cheap kamas, and the more cheap kamas. If you have to buy dofus kamas, please come to our company, we can give you the best dofus gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of eve isk , very cheap eve online isk , and the more cheap eve isk . If you have to buy isk , please come to our company, we can give you the best gold and best service to buy eve online isk .

Welcome to our company which sells all kinds of cabal online alz, very cheap cabal alz, and the more cheap cabal gold. If you have to buy cabal alz, please come to our company, we can give you the best cabal money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of holic gold, very cheap holic money, and the more cheap holic gold. If you have to buy some holic online gold, please come to our company, we can give you the best holic online money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of maple mesos, very cheap mesos, and the more cheap mesos. If you have to buy some maplestory mesos, please come to our company, we can give you the best maple story mesos and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of Sword of the New World Vis, very cheap Sword of the New World Gold, and the more cheap snw vis. If you have to buy vis, please come to our company, we can give you the best Sword of the New World money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of FFXI Gil, very cheap FFXI gold, and the more cheap Final Fantasy XI Gold. If you have to buy FFXI Gil, please come to our company, we can give you the best Final Fantasy XI gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of ro zeny, very cheap ragnarok zeny, and the more cheap zeny. If you have to buy some iro zeny, please come to our company, we can give you the best ragnarok online zeny and best service.

Unknown disse...

Dofus Kamas|Prix Moins Cher Dofus Kamas|Kamas par allopass|Dofus kamas audiotel|Dofus kamas par telephone sur Virstock.com

Meilleur prix dofus kamas stock de dofus kamas

Prix moins cher dofus kamas
vente dofus kamas sur www.virstock.com

Kamas par allopass sur dofus kamas

Dofus kamas par telephone sur dofus kamas

Dofus kamas audiotel sur dofus kamas

http://www.virstock.com/jsp/comments.jsp dofus kamas vente

Le meilleur Blog sur Dofus Kamas MMORPG,trouver des astuces dofus kamas surdofus kamas

http://www.virstock.com