25 outubro, 2007

Gaveta 9

Infografia "24 horas" (carregue na imagem para a aumentar)

No intervalo das suas preocupações com os barulhos do telemóvel, talvez não ficasse mal ao senhor procurador-geral da República verificar o que se passa na casa que dirige. O "24 Horas", na sua edição de hoje, dá o mais fiel exemplo do que foi a "investigação" do caso Casa Pia. O responsável pela coisa, o procurador João Guerra, omitiu do processo 83 diagramas que provavam que não existia nenhum registo telefónico entre os vários arguidos e entre estes e as vítimas de pedofilia. A informação ocultada punha em causa "apenas" o principal argumento da acusação, a de que os arguidos faziam parte de uma rede que combinava telefonicamente os encontros sexuais.

Sem se referir ao caso concrecto, Germano Marques da Silva não podia ser mais claro sobre o que está em causa:"A acusação não pode esconder qualquer elemento produzido no decurso de um processo, seja ele contra ou a favor do arguido, sob pena de procedimento disciplinar e até criminal (por prevaricação). Todos os elementos, favoráveis ou não, devem constar dos autos".

As mais altas figuras do Estado, e os principais partidos da oposição ao PSD/PP, eram escutados telefonicamente. As conversas, descontextualizadas (quem não se lembra da história do embaixador da Rússia) vieram todas para a imprensa. As provas eram seleccionadas de acordo com princípios que não tinham nada a ver com os critérios de interesse judicial. O juíz só queria aparecer na televisão a fazer desportos radicais. Cada procurador e inspector que apareceu no Parlamento contou uma história diferente sobre o envelope 9. E o procurador ouve barulhos no telefone. Haja paciência.

3 comments:

Anónimo disse...

Asco, nojo, repugnância, tudo o mais que se possa dizer é pouco perante esta escandaleira descomunal...


Os que acreditam nele, devem ir parar ao Inferno!


Se possível, ainda bem antes de morrerem...

Anónimo disse...

... ou como um boato se pode tornar na maior estória, ou antes anedota da vida judicial da lusolândia.

Anónimo disse...

I like to earn the World of Warcraft Gold very much, I want to have a lot of warcraft gold in the game, and i often go to play the game to earn the wow gold,i do not satisfy the old equipment and so i have to buy wow gold to buy the new equipment to make me strong. If i am very strong in the game i can get some cheap wow gold as the rewards in the game. So i like the game very much.