19 novembro, 2007

A coutada do ignorante latino

O despedimento de um cozinheiro infectado com HIV, reconhecido pelo Tribunal da Relação, vem confirmar como a mentalidade da “coutada do macho latino” continua bem presente no interior dos tribunais portugueses. Como já tinha sido confirmado pelos pareceres científicos solicitados pelo tribunal, e é reiterado por todos os médicos contactados pela imprensa, a concentração de vírus existente no suor, lágrimas e saliva impossibilita a transmissão do mesmo nessas condições. Não existe, aliás, nenhum caso conhecido de contaminação nas circunstâncias referidas pelo acórdão. Ao contrário do que afirmam os juízes, este acórdão não protege a saúde pública. Põe-na em causa. Naturalmente, se se generaliza a convicção de que o destino de um seropositivo é o desemprego, o passo seguinte é andar toda a gente a esconder a sua ficha clínica da entidade patronal. O resultado é o aumento da insegurança, nunca o contrário. Costuma ser esse o preço da ignorância.

7 comments:

P.Maria disse...

e a saúde pública?
nao deve prevalecer sobre direitos individuais?

Héliocoptero disse...

Por vezes pergunto-me se as pessoas chegam sequer a ler o que se escreve nos blogues antes de deixarem comentários...

9-9 disse...

Estes juízes também precisam de ler mais, para não tomarem decisões erradas como esta.

Pedro Sales disse...

Cara P. Maria,

Claro. mas são, os médicos e os cientistas, e não juízes, que podem avaliar quando é que existe perigo para a saúde pública. Sucede que o tribunal decidiu em sentido contrário ao de todos os pareceres médicos e científicos que o próprio solicitou.

dr maybe disse...

Há uma petição online contra este acordão:
http://www.petitiononline.com/INSANE/petition.html

nuno ivo disse...

Não vejo onde está a discussão. Há tempos o BE - numa polémica que não faz sentido nenhum e que mostra até uma certa alienação- levantou um pé de vento por a seropositividade ser motivo de chumbo para ingressar nas forças armadas. A mim parece-me que é perfeitamente legítimo não manter um cozinheiro com SIDA. Um cozinheiro trabalha com facas e corta-se. Há fluídos mais arriscados do que o suor de que se fala aqui. Isto parece andar tudo ao lado do fulcro. Já não me parece legítimo despedi-lo. Mas não tem sido aqui que a tónica se tem colocado. Eventualmente, será caso de reforma. Também me parece legítimo que quem tem trabalhos que impliquem riscos de cortes seja enquadrado nestes contingentes. Tal como não me parece bem manter a operar um cirugião seropositivo, parece-me ética e deontologicamente mais do que aceitável e admissível que um cirurgião peça análises de HIV aos seus operados para que possa reforçar cautelas.

Rui Vasco Neto disse...

pedro,
tenho para a troca 'a coutada do macho saudita' e 'quem nunca comeu em hotéis que atire a primeira pedra'. duas pérolas, acredita, sobre a dioptria das togas.

http://setevidascomoosgatos.blogspot.com/2007/11/quem-nunca-comeu-em-hotis-que-atire.html

http://setevidascomoosgatos.blogspot.com/2007/11/coutada-do-macho-saudita.html

abraço

rvn