10 dezembro, 2007

Bem vistas as coisas, a pobreza (já) é o seu negócio

Mesmo longe da cimeira Europa-África, Gordon Brown quis provar que também é homem para ter as suas preocupações humanitárias, apresentando um plano para conquistar 20 grandes multinacionais para apoiar os países mais pobres no seu esforço de desenvolvimento. Para começar, Brown diz estar já em negociações com empresas como a Vodafone, Google ou Wall-Mart. Sim, leram bem, a Wall-Mart. Aparentemente o primeiro-ministro britânico quer-nos fazer acreditar na responsabilidade social de uma empresa cujas práticas comerciais e laborais deram origem à inédita situação de ter a sua entrada em Inglewood - subúrbio de Los Angeles onde jogam os Lakers - vetada num referendo pela população local . Os argumentos? A destruição do pequeno comércio e a degradação dos salários da região. Como se vê, um currículo exemplar para apoiar os mais pobres dos pobres. Afinal, poucos se podem orgulhar de ter um tão vasto trabalho com a pobreza. Da sua expansão, pelo menos.

2 comments:

Ant.º das Neves Castanho disse...

"Golden Brown, texture like sun (...)"


Stranglers.

Anónimo disse...

Parece muito interessante o documentário que linka no post. Dúvida, para quando um documentário por cá sobre este assunto? Sim, não temos Wall-Mart, mas temos Lidls, Modelos, MiniPreços, MediaMarkts, Fnacs etc. e cada vez menos pequeno comércio. Estou certo que várias cidades no país onde seria extremamente fácil demonstrar o efeito do grande comércio nas economias locais. Só falta haver quem o queira fazer..