05 janeiro, 2008

As terras geladas de Anadia

O 31 da Armada e o maradona envolveram-se numa polémica a propósito do encerramento dos centros de saúde. Diz o Pedro Marques Lopes que conduz à desertificação do interior e que “sem a ocupação do território a soberania sobre este deixa de ter significado prático”, responde o maradona que “a soberania exerce-se não com pessoas mas com a aplicação das leis”. É uma boa resposta, infelizmente posta em causa pelo encerramento de tribunais e postos de GNR no interior, mas o argumento definitivo ainda estava para aparecer. Diz o maradona que, se no Canadá e na Suécia é possível fazermos milhares de quilómetros só encontrando renas* pelo caminho e sem vislumbrar vivalma e centro de saúde que se preze, porque razão não podemos fazer o mesmo no nosso país? Como é um rapaz modesto ficou-se por aqui. É pena. Podia ter lembrado ao Pedro Marques Lopes o exemplo do Brasil. Alguém imagina os quilómetros que uma pessoa tem que percorrer na Amazónia para encontrar um tribunal, posto de polícia ou centro de saúde? E na Austrália, meus amigos, a mesma coisa. É possível andar-se dias só a ver kangurus ou cobras do deserto. Se funciona com esses países, porque não podemos nós encerrar centros de atendimento que se limitam a ter 40 mil consultas por ano? O Presidente da República é que tem razão. As populações não entendem a política da saúde. Tivesse o ministro o brilho retórico do maradona e estava a questão resolvida.

* Esperamos que, depois de fechados os centros de saúde, escolas, tribunais, estações de correio, ramais da CP e postos da GNR, o Governo providencie uma renas como na Suécia. Já que o interior do país pode ser encarado como uma reserva natural, sempre era bom termos uns animais engraçados para mostrarmos aos nossos filhos nas férias.

7 comments:

Anónimo disse...

Esse maradona, que não sei quem é, só pode ser um sósia do outro.
Que argumentação estúpida!

samuel disse...

É... parece que na Suécia e no Canadá há também muitos blogs assim... milhares de páginas sem uma ideia ou um argumento de jeito...

JMS disse...

A argumentação do craque maradona é paravamente demagógica. Se na Suécia e no Canadá só a franja sul do território é que está ocupada, não é por necessidade de dar mais espaço às renas, nem por indiferença política pela ocupação do território, mas apenas porque o ser humano tende a evitar temperaturas extremas.
Quanto à necessidade de ocupação do território, não tem tanto a ver com a soberania sobre o mesmo, mas antes com a procura de equilíbrios demográficos. Ou alguém dúvida que seria melhor para a qualidade de vida de todos se a população portuguesa se distribuisse por cinco ou dez cidades médias, em vez de estar toda afunilada no grande Porto e na Grande Lisboa?

aviador disse...

Só encontramos renas?

Não acredito!

Também se devem por lá encontrar alguns veados!

O resto é bullshit!

Anónimo disse...

Na Austrália é em quilómetros e em todas as localidades há um posto de socorros, um centro médico, um centro de saúde ou um hospital.

j.lip's disse...

2 coisinhas simples:
1- O título, segundo a minha prespectiva, deveria ser: Terras geladas de Anadia!
2- Bem este é que realmente importa. O outro era só uma pequenina correcção. Eu sou de Anadia e estou de acordo com o fecho das urgências! Pelo menos as de Anadia! Passo a explicar, sem recurso a animais ou a outros países. Pois para "burro" já chega o Ministro da Saúde. E porquê "burro"? "Burro" porque não soube explicar às populações as suas ideias, e o que pretendia fazer com o hospital. No caso de Anadia temos a 20minutos as urgências de Coimbra (que vão ter que arranjar maneira de atender milhares de urgencias por dia). a EN1, ou actual Ic2, é uma boa via! Creio que nisso não estamos assim tão mal. Se bem que o Sr Ministro tenha errado ao comparar Cascais - Lisboa, a Anadia - Coimbra! A diferença é de vias auto-estrada para vias estrada nacional, que entre outras tem uma diferença de mais ou menos 50Km/H!
A questão que me deixa um pouco surpreso é: Será preciso fazer este trajecto todo (em carro próprio porque num caso de não "urgência" o hospital não paga ao INEM o transporte) no caso de um pequeno corte que necessita apenas de 1/2pontos?!??! Um médico 24h por dia para estas pequenas coisas era o bastante...
creio!

Anónimo disse...

I like to earn the World of Warcraft Gold very much, I want to have a lot of warcraft gold in the game, and i often go to play the game to earn the wow gold,i do not satisfy the old equipment and so i have to buy wow gold to buy the new equipment to make me strong. If i am very strong in the game i can get some cheap wow gold as the rewards in the game. So i like the game very much.