16 julho, 2007

A abstenção

A abstenção foi a grande vencedora da noite de ontem. Já se estava à espera que assim fosse, até pela data escolhida, mas não deixa de ser uma vergonha para os lisboetas que menos de 4 em cada 10 tenha ido votar - o que é o pior que se pode dizer sobre a campanha e os candidatos. O Verão é o culpado óbvio deste descalabro, mas convém não simplificar. O facto de, à direita, não existir nenhum candidato credível; a eleição ser só para o executivo e não envolver as juntas de freguesia; a existência de 12 candidaturas e a confusão que isso criou e o crescente desencanto e desconfiança dos portugueses com os partidos e a politica são outras das explicações possíveis para este recorde abstencionista.

Este último factor é, de longe, o dado mais significativo a reter. Existe hoje espaço para um discurso anti-sistema e anti-partidos que diz muito menos sobre o reforço da cidadania do que sobre os perigos que enfrenta a democracia. Não há democracia sem partidos, é verdade, mas isso está longe de querer dizer que esta seja propriedade privada dos esquemas de representação do poder personificados nas máquinas partidárias. Convinha que a classe politica - no seu todo, mas especialmente a que tem assumido posições governativas - emendasse a mão e evitasse os constantes tiros no pé a que se tem dedicado nos últimos anos. A excursão paga pelo partido socialista para encher o Altis de agitadores de bandeiras vindos da província é mais um sintoma, infelizmente, de que há muito boa gente com pouca vontade de aprender com esses erros. Ainda não apareceu um populista como Berlusconi, mas mais uns quantos exemplos destes e não há certezas adquiridas.

5 comments:

disse...

Boa tarde!
Antes de mais,parabéns pelo blog!
Ainda por cima com um tema ligado ao dia-a-dia da maioria de nós!

Convido-o agora a visitar também a acrescentar o meu link à vossa barra de links laterais:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Obrigado!

Anónimo disse...

Está na moda dizer mal dos partidos! Mas os partidos são compostos por conjuntos de pessoas e é aí que está o problema! O problema são as pessoas, que podem ou não estar filiadas em partidos!
Isto é uma falsa questão e um argumento utilizado por aqueles que querem retirar vantagens políticas da diabolização dos partidos!

Manuel Martinho disse...

Boa tarde. Permita-me a correcção: "não deixa de ser uma vergonha", sim, mas não para os liboetas. Não deixa é de ser uma vergonha para os lisboetas que não votaram. Cumprimentos.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜