10 julho, 2007

Bom Dia, faltam

560 DIAS PARA A QUEDA DE DICK CHENEY


20 de Janeiro de 2009. É a data marcada para a redenção dos EUA, com a retirada de cena da administração Bush-Cheney e o juramento de bandeira de novo dynamic-duo. 560 dias portanto para imaginar embates como Gore-Obama vs. Bloomberg-Schwarzenegger, êxito de bilheteira garantido. Sobretudo 560 dias de política para além do freak show bicéfalo, Bush-Cheney.

Ou não? As possibilidades são infinitas e vão desde a miragem neo-Nixon de uma destituição de poderes em pleno mandato (ver também aqui ou aqui) a um final de mandato à Guerra das Estrelas: intensificar no Iraque, manter o Afeganistão e, mesmo no finalzinho, quando já ninguém espera, bombardear o Irão 'back to the Stone Age'. Buum, explode a Estrela da Morte, e final de filme.

Infelizmente, esta segunda possibilidade parece bem mais factível que a primeira. Os planos são conhecidos e a vontade de Cheney já expressa (ver aqui ou melhor e com detalhe aqui). Quem considere isto improvável ou duvide da força do Vice-Presidente pode começar por repensar o impacto da personagem na história recente, lendo esta sequência de artigos de antologia no Washington Post.

É favor conservar-se sentado, apertar o cinto e agarrar-se à cadeira, que a aproximação à pista pode ser turbulenta.

0 comments: