06 julho, 2007

e tudo o vento levou


Ninguém ligou grande coisa à compra da Horizon Wind Energy, conhecida há uns meses mas só agora formalizada. Por 2,2 mil milhões de dólares, é muito moinho de vento que a EDP compra nos Estados Unidos. Para perceber o absurdo deste silêncio, este negócio vale aproximadamente mil vezes mais que a OPA do Berardo ao Benfica (3o milhões de euros), e foi considerado uma das aquisições do ano em energias verdes.

Não é o facto dos administradores da EDP se deixarem enrolar pelas patranhas especulativas da Goldman Sachs que me incomoda neste negócio (ao comprar por 2,2 mil milhões, a EDP permite aos antigos donos da GS duplicar o valor pago menos de 2 anos antes pela start-up). O que me chateia sobretudo é o facto da EDP continuar a cobrar mais para converter a energia de painéis solares privados para corrente normal do que a energia que fornece pelo circuito normal. E enquanto assim for, a compra desta empresa americana não passará de uma boa desculpa para passeatas de trabalho de administradores da EDP aos EUA camuflada em amiga do ambiente. Entretanto, a General Electric, que manda na NBC, vai ao fim do mundo para investir na maior central de energia solar do mundo. Em Serpa. Mas estes Americanos nunca perceberam nada de oportunidades de negócio.

2 comments:

Anónimo disse...

I know the game from my friends and first my friends give me a lot fiesta Gold and after that i go to earn the fiesta money alone, i find that the fiesta online gold is very interesting and then i like to buy fiesta Gold alone very much. Sometimes i will give some fiesta online money to my friends too.So i think if you join us to play the game you will like the game too.

Anónimo disse...

Yesterday, my boyfriend gave me a lot of Asda Story gold and I buy Asda Story Gold as the gift to return him.

The Asda Story money is attractive and I have plenty of the cheap Asda Story gold.