05 julho, 2007

A patinar

Estamos apenas no quarto dia da presidência portuguesa da União Europeia e o Governo já não consegue esconder que se encontra a patinar. Em tão curto espaço de tempo ficámos a saber que há serviços do Estado que se reservam o direito de abrir a correspondência dos seus funcionários, as nomeações duvidosas na saúde continuam a avolumar-se e, perante isso, os deputados socialistas denunciam a existência de “bufos” na administração pública. Não querendo ficar para trás, o ministro da agricultura aconselha os pescadores que discordam dos acordos de pesca a defenderem a saída da União Europeia e a secretária de Estado da Saúde aparece a delimitar os sítios onde se pode dizer mal do governo (a saber, em casa, na rua ou na esquina). Em quatro dias é obra.

O que mais impressiona, contudo, é a incapacidade de resposta demonstrada pelo Governo e partido socialista. Com Sócrates fechado a assinar acordos ou em viagens oficiais, e sem António Costa, os próximos seis meses da presidência portuguesa estão por conta dos militantes do disparate, chamem-se eles Mário Lino, Correia de Campos, Miguel Pinho, Jaime Silva ou a secretária de Estado da Saúde. Em pouco mais de dois anos saíram todo os ministros de Estado de um Governo que, hoje por hoje, não tem um peso pesado político capaz de impor respeito ao PS e à oposição. Quando o número dois do Governo é Luís Amado, bem pode Sócrates assinar um acordo bilateral todos os dias que resultados como o da última sondagem vão tornar-se cada vez mais recorrentes. Isto não vai ser bonito. Ou, como dizia António Vitorino, “habituem-se”.

1 comments:

dedinho disse...

Aos 4 mencionados, eu acrescentaria a Ministra da Educação, que não se pronunciou nos últimos 4 dias, mas tem posto q.b. a pata na poça...