31 julho, 2007

Render da guarda

Ao fim de 38 anos, o exército britânico termina hoje, à meia-noite, a maior operação militar ininterrupta da sua história. O actual contingente, 5600 soldados, permanecerá na Irlanda do Norte mas passará a responsabilidade pela segurança para as autoridades policiais. Os últimos 10 anos foram marcado por avanços e recuos nas conversações de paz entretanto iniciadas, mas, aqui chegados, é justo realçar dois nomes: Tony Blair e Gerry Adams. O primeiro porque, se não se tivesse envolvido até ao pescoço na mentira da guerra do Iraque e rebaixado ao papel de papagaio europeu de Bush, seria este o seu legado para a história. Gerry Adams porque cedo percebeu que a resolução do conflito teria que ser política e, principalmente, porque disso conseguiu convencer o IRA. O dia de hoje não acaba com as razões do conflito, mas marca um virar de página indispensável para que a política, e apenas ela, continue o seu trabalho.


Um bom pretexto para ver, ou rever, Sunday Bloody Sunday, um filme de 2002, que ganhou os Urso de Prata em Berlim e o prémio do público em Sundance. Filmado como um documentário, segue as últimas horas que antecederam a carnificina que empresta o título ao filme. Comprometido politicamente, o filme não tem a pretensão de ser neutro mas foge aos clichés habituais nos “filmes políticos”. Os seus personagens têm dimensão psicológica, principalmente o líder nacionalista e pacifista que lidera o protesto, Ivan Cooper. As suas hesitações e angústias mostram como o mundo não é a preto e branco, mesmo quando a policia dispara sobre manifestantes pacíficos.

Cronologia do conflito, no Guardian.

5 comments:

Anónimo disse...

Creio que o reverendo Paisley também merece o seu quinhão de mérito na questão, quanto mais não seja, por ter deixado de lado o seu desde sempre arrogante orgulho e de ter recuado nas suas pretensões unionistas. A paz só se consegue quando todas as partes estão de acordo e Ian Paisley, também foi uma delas.
Nuno.

Pedro Sales disse...

Ok, Nuno, tem alguma razão. Mas quem deu os passos decisivos, em 1997, foram os dois que referi. Os unionistas, durante muito tempo, sempre duvidaram das palavras do Sin Fein e continuaram as provocações e ataques aos católicos.

Anónimo disse...

Sunday Bloody Sunday do John Schlesinger é de facto um excelente e corajoso filme,mas nada tem a ver com a temática que aqui versa. O titulo correcto é só "bloody Sunday"

Anónimo disse...

I once have a lot of dofus kamas in the game and i will go to buy kamas to add my stock. I enjoy playing the game to get a lot of cheap kamas,so I like the game very much and i like to earn the dofus gold with my friends together. I want to join the group to buy dofus kamas and i can get a lot of equipment to arm myself. I like the game very much come on to join us!

Anónimo disse...

I always heard something from my neighbor that he sometimes goes to the internet bar to play the game which will use him some hero gold,he usually can win a lot of hero online gold

,then he let his friends all have some hero online money,his friends thank him very much for introducing them the hero money,they usually buy hero gold together.