23 agosto, 2007

Quem é amigo, quem é?

Não foi preciso muito. Um dia depois de se conhecer que a Somague financiou o PSD à margem da lei, a edição de hoje do Público mostra como, um mês e meio depois desse providencial cheque, a Somague foi beneficiada por uma decisão do Governo PSD. Curiosamente, o responsável por essa decisão foi o secretário de Estado das Obras Públicas, Vieira de Castro, que era o responsável financeiro do PSD quando este partido enviou uma despesa de 233 mil euros para facturação na Somague.

Uma das primeiras decisões políticas anunciadas pelo então secretário de Estado das Obras Públicas, Vieira de Castro, foi a de pedir ao Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) um parecer jurídico para esclarecer "algumas dúvidas" relativas à concessão da auto-estrada Litoral Centro à Brisa. A Procuradoria considerou, passado poucos meses, que as “dúvidas” de Vieira de Casto não tinham cabimento, mas, entretanto, a Somague já tinha deixado de se lamentar da “posição dominante” da Brisa e tinha feito uma parceira com esta empresa, entrando desta forma na apetecível concessão da A17.

Ao contrário do que ontem tentava fazer crer o editorial do Diário de Notícias, o financiamento da Somague ao PSD não tem nada a ver com as sucessivas multas que os partidos recebem pelos erros administrativos e processuais nas suas contas. São condenáveis, claro, mas estão a léguas de ser uma “ilegalidade objectiva”. Uns dão multa decidida pelo TC, o segundo, à luz da lei actual, dá direito a pena de prisão e a pesadas coimas aos infractores. Misturar os dois casos é uma mistificação para desvalorizar o sucedido, como também o fez Pacheco Pereira, sempre tão atento e diligente para denunciar as mistificações e desvios da imprensa que não se coadunam com a sua agenda política.

4 comments:

Anónimo disse...

Sim, e a decisão tomada pelo PS em 2001 e suspensa por toda esta embrulhada só veio a ser retomada, já nas "novas condições", em 2004, pelo Ministro Carmona Rodrigues. Assim foram tratados os assuntos da nossa "res pública" no período desastroso que medeou entre Guterres e Sócrates!


A careca do desgoverno Barroso começa lentamente a descobrir-se...

Anónimo disse...

Todavia aposto o que quiserem que nao vai dar em nada.Se olharmos para os politicos portugueses presos por corrupçao,e similares,nos ultimos 30 anos somos obrigados a concluir que sao os mais serios do mundo.

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of cabal online alz, very cheap cabal alz, and the more cheap cabal gold. If you have to buy cabal alz, please come to our company, we can give you the best cabal money and best service.

Anónimo disse...

I always heard something from my neighbor that he sometimes goes to the internet bar to play the game which will use him some Entropiauniverse ped,he usually can win a lot of Entropia Universe Gold

,then he let his friends all have some Entropia Universe Money,his friends thank him very much for introducing them the cheap Entropiauniverse ped,they usually Buy Entropia Universe Gold together.