18 agosto, 2007

A verdade da mentira

Sempre me pareceu completamente despropositado o destaque que ganhou a história da licenciatura de José Sócrates. Retrospectivamente, não há como olhar para o que aconteceu na primeira quinzena de Abril como não sendo o resultado da má gestão que o Governo fez do caso. Nunca liguei muito ao assunto, razão pela qual não deixa de ser totalmente irónico que, quatro meses passados, aqui esteja a escrever sobre um episódio absolutamente lateral sobre o que se passou nesses dias. Mas, depois de ver a lamentável reportagem de ontem da SIC - em tudo distinta da que passou à hora do almoço -, e onde só é dada voz ao gabinete do primeiro-ministro, dizendo que tudo o que o governo fez foi “repor a verdade, apagando um conjunto de calúnias”, vale a pena lembrar algumas coisas. Até porque, reparo agora, a tese é repetida hoje pelo JN, que titula que o ”Perfil de Sócrates na Wikipedia foi pirateado”, e onde o seu assessor de imprensa aparece a dizer que foram introduzidas "falsidades, mentiras e calúnias", que já foram retiradas. A "reposição da verdade" foi feita a partir do Governo.

Vale a pena, então, ver algumas das calúnias e falsidades que o governo apagou:

As médias de curso de José Sócrates. Ambas as notas estavam certas. É verdade que 12, que foi a média do curso no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, não é uma nota famosa, mas considerá-la uma calúnia demonstra pouco respeito dos assessores pelo passado académico do primeiro-ministro. Também não me parece muito cordial considerar os 14 valores na Independente uma falsidade. A Universidade Independente tem o valor que tem, mas daí até às suas notas serem uma falsidade...

Foi apagada a referência à Independente ser uma universidade privada. Esta aqui é mesmo estranha, até porque não há registos que o Governo alguma vez tenha pensado em nacionalizar a Universidade Independente. Era, e sempre foi uma instituição privada. Tudo bem, não tem propriamente o prestígio de Oxford, mas não fica nada bem aos funcionários do Governo terem vergonha da faculdade onde andou o PM, ao ponto de considerarem caluniosa a alusão ao seu estatuto jurídico. Preconceito social?

Foi apagada a alusão à “breve” passagem pelo ISEL. Todos temos que convir que não é muito comum um aluno concluir uma licenciatura passando por três instituições diferentes, concluindo, até, os dois últimos anos em estabelecimentos distintos. Mas, parece-me estranho, como o fizeram as fontes do governo à SIC e JN, considerar que é uma calúnia e falsidade lembrar a “briefly” passagem de um ano pelo ISEL. Não fica bem a um funcionário governamental fazer criticas veladas ao percurso académico do primeiro-ministro, mas compreende-se o excesso de zelo. Apesar do percurso ser totalmente legítimo, é capaz de não ser muito do agrado de grande parte dos pais que se têm que esforçar financeiramente para que os seus filhos acabem o curso sem poderem saltitar de instituição em instituição.

A dimensão que isto ganhou só prova que estamos mesmo na silly season, mas, mesmo assim, convém chamar as coisas pelos nomes. Pode haver referências caluniosas que tenham sido apagadas, mas não foram estas que o Vasco referiu. Compreende-se que tenham sido retiradas as alusões à vida privada. Apesar da maioria dos líderes políticos terem, na sua página da wikipedia, essas referências, a esfera privada diz respeito apenas ao próprio e aos que lhe são próximos. Nada a objectar a este respeito e, como o próprio Vasco reconhece, o exemplo de Luís Amado era dispensável e sem assunto.

Mas, curiosamente, as verdadeiras calúnias e falsidades, que o DN dá conta e que estavam na versão portuguesa da wikipedia que nunca para aqui foi chamada (como a data da morte do PM ou a alusão a ser construtor civil), não foram apagadas por alguém a partir de um computador do governo. Não, a preocupação governamental em “repor a verdade” foi cirúrgica e limitou-se a tudo o que tivesse a ver com a Universidade Independente, precisamente nos dias em que o currículo de José Sócrates sofria grande escrutínio mediático. Mas, o que se percebe deste caso, que não é um caso de censura mas de propaganda e contra-informação, é que houve um cuidado desmedido do Governo em apagar todas as referências ao caso Universidade Independente, para que a versão da Wikipedia batesse certo com o discurso oficial do gabinete do Primeiro-ministro, nesses conturbados primeiros dias de Abril.

Mas não pode o próprio alterar o seu perfil na wikipedia, leio em vários sítios? Claro que pode. Por mim até pode dizer que a Independente é a universidade mais prestigiada do país. Mas convinha que o gabinete do PM não reescrevesse o seu passado académico, fazendo-nos passar por tontos dizendo que está apagar falsidades. Começa-se na wikipedia, mas nunca se sabe onde é que esta constante obsessão em retocar o passado do primeiro-ministro nos leva.

ps 1: Compare-se o trabalho do SOL, onde são listadas as alterações e é dada a palavra ao assessor de José Sócrates, com o trabalho jornalístico da SIC onde só aparece a versão do último e nunca se referem as alterações. Sobre isto, não tenho mais nada a dizer e limito-me a recomendar esta excelente resposta, do vocalista dos Los Hermanos, sobre algum jornalismo que se lê e vê todos os dias. (Via Kontratempos)


ps 2: sobre o péssimo hábito da imprensa publicar notícias, que têm por base a blogosfera, sem citar a fonte (TSF) ou fazer um link (mesmo nas versões digitais) para permitir aos leitores lerem por si, sem a mediação jornalística, vale a pena ler este post no Marketing de Busca. Mas, como o demonstra o inacreditável anúncio de um dos maiores jornais brasileiros, o Estadão, alguma imprensa ainda parece ver a blogosfera como uns macaquinhos mentirosos e caluniadores.

20 comments:

Anónimo disse...

É o ridículo. Continuam na mesma com a história da licenciatura para trás e para a frente. A vergonha da blogosfera, que se comporta como pidesca.

E podem ir pesquisar o meu ip

Anónimo disse...

E também,já agora

Podiam pesquisar os ip's de quem faz as entradas maldosas na biografia e de quem teve tanto interesse em colocar o assunto licenciatura online na enciclopédia
e denunciar.

Nunca se sabe podia aparecer coisas com piada se os ip's fossem de entidades conhecidas ou empresas.

Já agora. A "pide" ou "kgb" podia continuar o se afazer

Ainda bem que nunca me lembrei de editar biografias ou ainda me pesquisavam o ip e me perseguiam. E já nem sei se será seguro escrever coisas a favor do governo ou o que seja. Estas pessoas parecem perigosas.

Pedro Sales disse...

Caro anónimo,

Tive o cuidado de listar 3 entradas que foram apagadas pelo governo: a Independente ser privada, a média do curso e a breve passagem pelo ISEL. Todas elas são absolutamente factuais. Diga-me lá que calúnias e falsidades é que o governo apagou ali.

Quanto às calúnias que inundaram a entrada do PM na wikipedia convém dizer que nenhuma dela foi apagada a partir de um computador do governo. O gabinete do PM não estava preocupado com as calúnias, mas sim com o passado académico do PM.

O assunto não merece o destaque que lhe está a ser dado? de acordo, mas não vale a pena misturar o que não é para ser misturado e nunca foi citado pelo Vasco no post que escreveu sobre o assunto.

Anónimo disse...

E o que é que isso tem de interesse na biografia de uma pessoa? Qual é na verdade o mal de editar essas coisas que nem sequer importam?!

Ou se calhar importam. Estavam lá escritas com a intençao de desvalorizar a pessoa biografada, ou nao? Quem foi que teve esse interesse?

Arrebenta disse...

Será que Sócrates também irá processar a "Wikipédia"?...

Leiam

http://asvicentinasdebraganza.blogspot.com/2007/08/nova-pgina-de-scrates-na-wikipdia.html#links

Anónimo disse...

A atracção pelo abismo da irrelevância continua a atacar o BE. Continuem com as futilidades e tontices, façam-nos esse favor.

Anónimo disse...

Vejam a pa´gina de discussao da enciclopédia e a quantidade de paranoicos que por lá andam , inclusive um tal "arrebenta".

É uma tristeza. Que pessoas baixinhas e pequeninas. Querem mesmo é dizer mal. Parecem criancinhas do infantário

http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Jos%C3%A9_S%C3%B3crates

António disse...

Repor a verdade...:-)

De vez em quando olho para os jornais e até acredito que eles possam engolir piedosamente este spin que lhes é servido.

Obrigado pela referência.

josé disse...

Entre um suposto paranóico, sem poder algum, a não ser o de emitir a sua opinião e um mentiroso compulsivo, com o poder executivo de mandar calar, ameaçar ou amedrontar, quem será pior?
E se este mentiroso compulsivo ( porque mente muitas vezes em coisas mínimas que para ele são máximas e em coisas máximas que lhe parecem mínimas)estiver no poder, legitimado por votos?

E se ainda por cima, houver um partido minoritaríssimo que precisa de apoio do mentiroso?

josé disse...

Escolha-se o nome GWBush em vez daquele em que estavam a pensar, e verão perfeitamente o que quero dizer.

josé disse...

Com a agravante que o GW não mandou calar ninguém do modo como este o faz e não instaurou processos crime contra ninguém ( nem sequer ao "paranóico" Michael Moore).

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of dofus kamas, very cheap kamas, and the more cheap kamas. If you have to buy dofus kamas, please come to our company, we can give you the best dofus gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of eve isk , very cheap eve online isk , and the more cheap eve isk . If you have to buy isk , please come to our company, we can give you the best gold and best service to buy eve online isk .

Anónimo disse...

I like to earn the World of Warcraft Gold very much, I want to have a lot of warcraft gold in the game, and i often go to play the game to earn the wow gold,i do not satisfy the old equipment and so i have to buy wow gold to buy the new equipment to make me strong. If i am very strong in the game i can get some cheap wow gold as the rewards in the game. So i like the game very much.

Anónimo disse...

When you have Tibia Gold, you will become strong. With Tibia coins, you can upgrade and admire by others. You can use Tibia money to start the journey of the world. So, do not hesitate, let us move to buy tibia gp, and then you can get a lot of Tibia Platinum.

Anónimo disse...

I am so happy to get some Tales Of Pirates gold and the Tales Of Pirates money is given by my close friend who tells me that the cheap Tales Of Pirates gold is the basis to enter into the game.
Therefore, I should buy Tales Of Pirates Gold with the spare money

Anónimo disse...

Yesterday, my boyfriend gave me a lot of Asda Story gold and I buy Asda Story Gold as the gift to return him.

The Asda Story money is attractive and I have plenty of the cheap Asda Story gold.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜

Adi disse...

Find Internet Marketing resource hare Online Marketing Strategy | Internet Marketing Tools | Online Marketing Campaign | Online Marketing Business | Online Marketing System | Online Business | Online Home Business | Online Business Tips | Internet Marketing Online

Adi disse...

Oes Tsetnoc one of the ways in which we can learn seo besides Mengembalikan Jati Diri Bangsa. By participating in the Oes Tsetnoc or Mengembalikan Jati Diri Bangsa we can improve our seo skills. To find more information about Oest Tsetnoc please visit my Oes Tsetnoc pages. And to find more information about Mengembalikan Jati Diri Bangsa please visit my Mengembalikan Jati Diri Bangsa pages. Thank you So much.
Oes Tsetnoc | Semangat Mengembalikan Jati Diri Bangsa