06 setembro, 2007

Há coisas fantásticas, não há?

Nos últimos tempos é rara a semana em que não recebo um sms da TV Cabo avisando-me que vão proceder a obras na minha zona para melhorar o serviço. De cada vez que isso acontece, a powerbox que tenho em casa fica mais instável e as interferências que, a principio, afectavam apenas um ou outro canal estendem-se agora a tudo o que mexe no ecrã.

Depois de dois telefonemas, e quase uma hora à espera para ser atendido, continuo sem encontrar uma alma caridosa, ou uma “amiga” da campanha publicitária mais idiota dos últimos tempos, que me atenda. Envie um e-mail, vai-nos dizendo uma voz automática. Pois. Não têm ninguém para atender as chamadas e querem que eu acredite que, se mandar um mail, alguém me vai responder em tempo útil. Que o meu filho acredite no pai natal e na história da carochinha é normal, e até saudável, que a TV Cabo julgue que eu ainda vou nessas histórias é que já me começa a parecer insultuoso.

Agora, o que é engraçado é que andam para aí uns senhores que passam a vida na imprensa a garantir-nos que os serviços públicos monopolistas só prestam maus serviços e não respeitam os clientes. Até pode ser, mas nunca devem ter posto os olhos em cima destas maravilhas do capitalismo global entregues a oligopólios privados e governadas num obscuro portuguesing, com os seus call centers a funcionar em outsorcing e sem parar de fazer downsizing ao seu pessoal.

10 comments:

nocas verde disse...

permita-me a imod�stia e enviar-lhe um post verdadeiro...

http://avidadestelado.blogspot.com/2007/09/empresa-de-televiso-por-cabo-qq-nome.html

João disse...

Então não é só a mim que acontece a cristalização da imagem (provavelmente porque eles não sabem fazer compressão) e a mensagem "não há sinal"...

José Balça disse...

Num fim de semana gastei cerca de 40 euros em telemovel, porque não tenho telefone fixo, a ligar para o apoio técnico da TVCabo porque os três serviços que tenho (net, TV e telefone), nenhum deles estava a funcionar correctamente. Depois de muito tempo de espera acabei por ficar exactamente com os mesmos problemas. Só consegui resolver tudo quando me dirigi pessoalmente a uma loja da TVcabo. Enfim a TVcabo tem vindo a perder muita qualidade ultimamente...

Gabriel Silva disse...

Meus caros,
Tudo dependerá da zona de residencia, mas em muitas delas existam já, felizmente, empresas alternativas.

Façam como eu, declarem a vossa casa «Zona Livre do Grupo PT».

Verão como, para além de um melhor serviço (o que também não era difícil...), conseguem ainda poupar cerca de 50% dos custos mensais com telefone fixo/internet/cabo.

Anónimo disse...

1- Quando existia monopólio a situação era ainda pior.

2- Actualmente existe oligopólio, com favorecimento à PT, porque os partidos precisam de colocar os seus chulos nas empresas públicas. Assim, não existe livre concorrência. Mesmo assim está provado que esta situação é melhor do que o monopólio.

3- Quando Portugal caminhar para uma sociedade mais livre e desenvolvida entraremos na situação de concorrência, em que as empresas terão de competir entre si baixando preços e aumentando a qualidade.
Isto acontece nos países desenvolvidos, com os resultados que se conhecem. Na Venezuela e em Cuba não acontece.

Pedro Sales disse...

Caro Joka,

A referência à Venezuela e a Cuba aparece a que propósito?

Anónimo disse...

É apenas a constatação de que nesses países o serviço é mais caro e de pior qualidade.

Anónimo disse...

Fantástico. O Sr. Joka conhece a realidade da televisão por cabo de Cuba e da Venezuela. Curiosa e inocente escolha de países para dar como exemplo de sub-desenvolvimento. Até parece que o post não é sobre uma real forma de sub-desenvolvimento nesta Europa através de uma empresa tristemente privatizada e mais tristemente transformada em monopólio privado. Quem tem a esperança que o mercado e a sua regra da concorrência melhora serviços e baixa preços que espere sentado. Os serviços serão sempre maus e os preços manter-se-ão sempre muito acima do justo. A concorrência é um dos maiores embustes da nossa sociedade. É o principal factor, não da melhoria de serviços ou baixa de preços, mas sim dos despedimentos, da mão de obra cada vez mais barata e não qualificada e da precaridade no trabalho.

Anónimo disse...

Ó homem informe-se antes de escrever. Há dezenas de anos que os economistas chegaram a essa conclusão.

Anónimo disse...

Mais uma maravilha. Não paro de me surpreender. Quais economistas? Meu caro existem muitas teorias económicas e muitas delas que comprovam justamente o embuste da concorrência. Teorias contraditórias entre si mas que têm uma coisa em comum, a inabilidade de humanizar o sistema capitalista. A incapacidade de provar que o mercado é a forma ideal de auto-regulação da economia. O mercado e as suas leis têm significados distintos para diferentes economistas, formados nas mesmas escolas, pelos mesmos professores... quais economistas?...