11 setembro, 2007

Morfologia: o ZdC aos 3 meses

ZdC, 11/Setembro/2007
Aharef via bl-g- -x-st-.

Ainda que a imagem seja mais bonita que informativa, aqui fica a radiografia do Zero aos três meses de vida. Segundo o autor da aplicação, o grafo é construído seguindo a hierarquia própria de HTML, neste caso o código da página do ZdC. Muitos links (azul) apontando para fora do ZdC, muitas divisórias, texto formatado e etiquetas (verde e laranja), umas quantas imagens (violetas) e nada de tabelas, inquéritos e menus (seriam vermelhos ou amarelos). Veremos como será o ZdC na adolescência, mais complicado certamente.

E ficamos à espera de uma foto de família, um retrato desse canto exótico da rede que é a blogosfera nacional. Enquanto isso nos EUA,


Comunidade de blogues políticos nos EUA em 2004
(azul é "liberal", vermelho é "conservador")
Figura 1 de Adamic e Glance (2005),

The Political Blogosphere and the 2004 U.S. Election: Divided they Blog

Adenda cura-insónias: Segundo a listagem de grafos no blogexisto, e assim a olho, a estrutura do código do ZdC é parecida, por exemplo ao ex-Ivan Nunes e ambas parecem versões mais pequenas do Causa Nossa. Todas estas parecem diferir bastante da estrutura do 5dias ou do Mar Salgado.
Como sempre, a visão em rede, a ânsia de medir a conectividade, dar nomes a supostos padrões e estabelecer topologias, parece demonstrar regularidades escondidas. Ao mesmo tempo, estes padrões só são tão válidos quanto o critério escolhido e as ferramentas disponíveis para os medir. Neste caso, a aplicação em causa apenas lê as entradas numa página e desenha um grafo que pode ser dominado pela estrutura de links nas laterais dos blogues: o 5 dias e o Mar Salgado têm ambos barras laterais extensas.

0 comments: