29 setembro, 2007

A nova guerra fria

(Calote gelada a esverdeado. A versão de alta definição desta imagem da
Agência Espacial Europeia pode ser encontrada aqui).


O aquecimento global está a derreter o Pólo Norte a uma velocidade superior às previsões dos modelos climáticos mais pessimistas. A calote gelada tem, actualmente, 3 milhões de quilómetros quadrados, tendo diminuído na última década a uma média anual de 100 mil quilómetros quadrados. Uma redução tão acentuada que permitiu - pela primeira vez desde que há registos - a abertura de uma nova rota de navegação marítima no topo do planeta.

Uma catástrofe ecológica eminente que deveria preocupar as principais nações, poderíamos pensar. Nem por isso. Em todas as tragédias há quem vislumbre oportunidades de negócio e as que, agora, estão à mão de semear no Pólo Norte são as mais apetecíveis: petróleo e gás natural. Em grandes quantidades. Enquanto a maioria dos líderes mundiais se juntavam em Nova Iorque para anunciar a sua preocupação com o aquecimento global, o mundo que verdadeiramente conta festeja as possibilidades entreabertas com a abertura de um novo corredor marítimo que permite revolucionar o comércio internacional. Basta ler o artigo da Time, transcrito esta semana pela Visão, para perceber como só agora começou a guerra fria pelo controlo político, e económico, desta região, envolvendo os Estados Unidos, Rússia, Canadá e Noruega.

Suprema ironia. As novas reservas de combustíveis fósseis estão agora acessíveis graças à destruição ecológica causada pela emissão poluente desses mesmos combustíveis. Na natureza, nada se perde, tudo se transforma. O problema é quando o ser humano se intromete na equação.

6 comments:

Apache disse...

Só um pequeno esclarecimento...
Quando escreve que o derretimento do gelo Árctico permitiu a abertura de um corredor navegável, "pela primeira vez desde que há registos", refere-se aos registos de satélite (que começaram em 1979) e não aos registos meteorológicos.
A última notícia da abertura deste corredor, datava de Setembro de 1977 (precisamente há 30 anos), quando o belga Willy de Roos atingiu águas do Pacífico, aos comandos do seu iate de 13 metros, de em Junho ter zarpado de um porto inglês.

Pedro Sales disse...

Apache,

Sim, quando falo de "registos" estou a falar do acompanhamento por satélite que teve lugar nos últimos 30 anos.

Já conhecia a história de Willy de Roos, mas convém lembrar que a sua viagem demorou 3 meses! É um feito para comemorar, mas não prova a existência de um corredor navegável. Ele perdeu a maior parte do tempo da sua viagem a deslocar-se para sul e norte à procura de passagem.

Agora, pela primeira vez, existe um corredor navegável, permitindo a passagem de barcos de grande porte. Existe uma grande diferença entre um iate de 13 metros e os cargueiros que enchem os portos europeus e dos EUA de televisões ou computadores vindos da China. E esses, agora, podem passar. O que faz toda a diferença.

Fazer a travessia num iate de 13 metros é suficiente para encher as páginas de alguns livros com um feito marítimo, com barcos de grande porte pode ter consequências decisivas no comércio mundial. É isso que faz muita gente esfregar as mãos de contentamento.

José M. Sousa disse...

A respeito do comércio mundial, o problema é que poderão não existir os actuais portos por onde esse comércio passa. Se o gelo oceânico(que não afecta o nível do mar) do Árctico derreter, será de presumir que derretá também o gelo continental, nomeadamente o da Gronelândia e, esse sim, poderá fazer submergir todos esses portos. Falta bom senso aos dirigentes mundiais.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

cheap wow gold disse...

It was not long cheap wow goldbefore some one knocked atwow gold cheap wow gold for salethe house-door and called, open the door, dear children, your mother is here, and has brought something back with her for each of you. But the little wow goldkids knew that it was the wolf, by the rough voice. We will wow power leveling not open the door, cried they, you are not our mother. She has a soft, pleasant voice, but your voice is rough, you are the wolf.

Then the wolf went World Of Warcraft Goldaway to a shopkeeper and bought himself a great cheapest wow goldlump of chalk, ate this and made gold4power.com his voice soft with it. The he came back, knocked at the door of the house, and world of warcraft gold salecalled, open the door, dear children, your mother is here and Cheapest Wow Goldhas brought something back with her for each of you.

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜