25 setembro, 2007

Rabos de palha

Fotografia: (metrografismos)

Há pouco mais de uma semana, Marcelo Rebelo de Sousa disse que os dois candidatos à liderança do PSD deviam falar dos seus “rabos de palha”. Não foi preciso esperar muito, eles por si. Se a campanha já tinha demonstrado um vazio ideológico e programático que ficou bem espelhado no triste e inócuo debate televisivo, as notícias dos últimos dias são elucidativas sobre o estado a que chegou o PSD.

Quando são os próprios dirigentes que falam em “arrebanhamento de votos”, as regras eleitorais são alteradas para permitir que os militantes açorianos (que se pensa irem escolher Marques Mendes) possam votar sem terem as quotas em dia, ou se assiste a uma corrida às caixas multibanco, a altas horas da noite, para pagar centenas de quotas, dá para perceber quão ilusória é a ideia de que um dia a boa moeda tomará conta deste partido. A deriva populista de Menezes ou a ausência de estratégia de Mendes são o PSD que existe. Vazio, e sem nada para oferecer que o distancie programaticamente de um partido socialista que invadiu a sua área política. É essa a razão da crise do PSD. Marques Mendes e Luís Filipe Menezes são os protagonistas secundários.

Há demasiados anos que o PSD oferece este espectáculo. Santana Lopes, no país, ou Carmona Rodrigues, em Lisboa, são memórias bem frescas para alguém acreditar que a boa moeda aparecerá num qualquer dia de nevoeiro. O PSD há muito que está tomado pela má moeda. É ela que paga as quotas às duas da manhã e é ela que decide quem será o novo líder. A lógica é exemplarmente descrita hoje, no Diário de Notícias, por esse vulto do santanismo, Rui Gomes da Silva, que vota Menezes porque este é o "único capaz de ganhar eleições". É a única coisa que move esta gente. Voltar ao poder, ganhando eleições. Não espanta, pois, que nenhum dos candidatos tenha apresentado um programa eleitoral e se tenha importunado em apresentar alguma proposta para o país. Isso são minudências que não tiram o sono a esta gente. A essa hora estão nas caixas multibanco a lutar pela sua perpetuação no aparelho do partido.

4 comments:

Anónimo disse...

Está a ficar completamente impossível viver em Portugal. A sede de poder e o vazio tomaram conta de tudo.

busilis disse...

Um fósforo,um fòsforo...o meu reino por um fòsforo...

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜