21 setembro, 2007

Uma forma original de capitalismo

Nos primeiros quatro meses de serviço, as composições do Metro Sul do Tejo transportaram, em média, três passageiros por carruagem. São 15 mil euros de prejuízo diário, avança o Diário de Notícias na sua edição de quarta-feira. Uma verba que terá que ser paga pelo Estado à concessionária privada, que já reclama uma indemnização de 68 milhões de euros pelo incumprimento dos prazos. É certo que o traçado ainda está incompleto, e ainda não chegou a Almada, mas, como dizem todos os especialistas ouvidos pela imprensa, os preços praticados são demasiado altos para demover os cidadãos de usarem o transporte privado. O Metro Sul do Tejo tem tudo para ser um desastre financeiro.

Como já tinha feito com a Ponte Vasco da Gama, e foi arrasado pelo Tribunal de Contas, o Estado volta a concessionar a prestação de um serviço com base numa expectativa negócio. Se as previsões se confirmarem os privados lucram com o dinheiro dos bilhetes; se os passageiros não aparecerem, os privados lucram com as indemnizações compensatórias pagas pelo Estado. No caso da ponte Vasco da Gama, os cofres públicos deverão pagar à Lusoponte indemnizações que deverão ser suficientes para fazer três pontes.

É uma forma original de capitalismo, sem risco e com o lucro sempre garantido. Os liberais, que peregrinam semestralmente até ao Convento do Beato para dizer mal do peso do Estado na economia, não o largam de cada vez que querem ganhar dinheiro. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

21 comments:

Anónimo disse...

Comentário curioso, este. Que ignora o facto crucial de o Metro Sul do Tejo ser uma ideia original dos autarcas da Margem Sul. E de só ter sido construído pela persistente pressão desses mesmos autarcas. Cuja orientação política se conhece. E que, nas próximas eleições, não sofrerão qualquer sanção pelo desaire do Metro. Há coisas fantásticas, não há?

Lino José disse...

O que é que você queria ? Que uma empresa privada se lançasse num negócio para, conscientemente, ter prejuizo ?

Se a construção do que quer que fosse dependesse exclusivamente dos privados, é evidente que estes só avançariam para os projectos que eles tivessem a certeza de que dariam lucro ou, pelo menos, não dessem prejuizo. E está errado ? Não me parece...

Mas eu pergunto : como é que querem que o Metro Sul do Tejo tenha passageiros se : só tem 4 kms de extensão; não serve nenhum interface de transportes, ou seja, uma pessoa desce na estação do Pragal, seja de comboio seja de bus e, se quiser apanhar o Metro, tem de andar aí uns 5 kms a pé; não serve a Universidade Nova; não serve a Costa da Caparica; não serve o Barreiro; está atrasado uma série de anos;

E a responsabilidade disto é de quem ? Do concessionário, ou das câmaras que não disponibilizam terrenos ?

O que você queria era que acontecesse como os senhorios com rendas antigas : obriga-se-os a abdicarem dos seus rendimentos, obriga-se-os a subsidiarem os inquilinos, alguns na casa das centenas de euros por mês e obriga-se-os a fazerem de Segurança Social e de pais dos inquilinos.

Ninguém tem a obrigação de ser parvo em nome seja de que "Socialismo" fôr, e só para que alguns demagogos de esquerda, todos eles com o rabo no poleiro, façam figuras de "progressistas".

Faz a concessionária do Metro Sul do Tejo muito bem em exigir compensações porque ela tem encargos, não é a Santa Casa da Misericórdia, e se alguém estudou aquilo mal, que tivesse estudado melhor .

San disse...

Há sempre cães a morder a mão do dono. O bom povo cá está para pagar a conta, ainda por cima apresentada pelos seus mais encartados defensores.

busilis disse...

Isto só vem provar que nao podemos contar com os privados para nada,pelo menos aquelas empresas detidas pelos lorpas dos nossos empresarios que fazem do capitalismo selvagem um modo de vida.Se como dita a lógica os interesses destes srs nao passam pelo bem estar dos restantes portugueses pelo menos tenham o decoro de se abster de pedir seja o que for ao estado.Mas aì jà nao defendem o capitalismo.Nao passam de parasitas neste triste paìs.Eu enganei umas velhinhas ,mas a culpa nao è minha,è do policia que devia estar alì naquela esquina. Sao voces mais os vossos apaniguados(leia-se governantes dos ultimos 30 anos)os responsaveis pelo estado do país.

Lino José disse...

Busilis, neste caso quem é que pediu o que quer que fosse ao Estado ? O Estado é que mostrou interesse no projecto e abriu-o à iniciativa privada. O Estado fez um estudo de viabilidade, e disse aos privados que o projecto iria dar lucro. Foi nessa base que eles embarcaram nele, como é lógico.

Como é que você pensa que os privados pagam os salários dos seus empregados ? É tendo prejuízo ?

Tanto quanto eu sei, o atraso de que sofre o Metro Sul do Tejo, e que impede que ele sirva as populações que deveria estar a servcir. deve-se à Câmara de Almada que não resrevou a tempo os terrenos necessários.

Você acha que é o concessionário que tem de arcar com o prejuizo daí decorrente ?

Se o Estado o contratar a si para fazer algo, você vai trabalhar de borla ?

A visão destes "socialistas" é uma coisa absolutamente extraórdinária...

Gabriel disse...

uma boa demonstração de como o estado não sabe gerir negócios. E de como não sabe criar serviços que correspondam ás necessidades de mercado.
E de como os rendimentos retirados ao cidadão são «redistribuidos» e por quem....

A. Silva disse...

É ridicula esta discução acerca do Metro Sul do Tejo, actualmente só estão em funcionamento 4Km da rede, entre Corroios e a Cova da Piedade. Se o Metro só entrasse emk funcionamento quando já estivesse concluida mais de metade da rede,ou a sua totalidade não se dizia estes disparates.
Portanto tenham noção do que estão a falar.
Se querem discutir a razoabilidade da decisão de se pôr o Metro a funcionar com uma décima da rede executada, tudo bem, mas pôr em causa a validade do projecto por esta situação, é pura estupidez.

Já agora para os "socialistas" que acusam a Câmara Municipal de Almada de não ceder os terrenos, é só para lembrar que a Autarquia só disponibiliza os terrenos depois de aprovados os projectos e que não está às ordens do governo, mas defende os interesses dos cidadãos.

busilis disse...

Pà ò Lino tu nao deves ter noçao das negociatas das firmas para ganharem concursos.Nao deves ter noçao do que as firmas de construçao inventam para exceder prazos e reclamarem mais arame.Normalmente os gajos das camaras que teem poder de desiçao acabam mais cedo ou mais tarde por ,ou eles ou um familiar,ir para essas mesmas empresas.Como jà vi que tudo isto te passa ao largo nem adianta falar do caso somague.Estranho criticares uma autarquia e nao criticares a empresa,os fins sao diferentes,eu sei mas as empresas nao estao isentas de cumprir a lei.E agora para teu choque ,A MAIORIA DAS EMPRESAS PORTUGUESAS NAO CUMPRE AS LEIS DO NOSSO PAÌS.

Pedro Sales disse...

AO contrário do que dizem alguns comentários, esta entrada não tem nada a ver com o direito das empresas privadas a a terem lucro. Ninguém põe isso em causa, o que se questiona é porque razão esses lucros estão garantidos à partida pelo Estado.

O Lino José pergunta como é que a empresa paga os seus salários, o que é uma pergunta pertinente, mas que se coloca a todas as empresas do país, 99,99% das quais não tem nenhuma garantia estatal de que se o negócio der para o torto o Estado garante-lhe os lucros. Será que se eu, ou o Lino José, abrir uma mercearia ou pequeno negócio, e tiver prejuízo, o Estado me compensa até apresentar os lucros que eu esperava obter?

A segunda questão é porque razão estas parcerias público-privadas resultam sempre em catástrofes financeiras para o Estado, sucessivamente criticadas pelo Tribunal de Contas. Apesar de só haver uma ponte vasco da Gama sobre o Tejo, a verdade é que vamos pagar 3 no período da concessão à Lusoponte. O negócio é tão brilhante que, segundo o Governo, vai servir de base para o financiamento do TGV. Espero que o A, Silva esteja certo.

Por último, a questão do traçado e as câmaras municipais. Não tenho conhecimentos nenhuns sobre as soluções técnicas encontradas. Acredito que não sejam as melhores e os sucessivos adiamentos das obras (ou a pressa na abertura de um linha sem nenhum sentido) têm mais a ver com os executivos municipais do que com o Governo. Mas não foi esse o objecto do post, mas sim as parcerias público privadas, e a forma como as mesmas são negociadas, acabando quase sempre por lesar os contribuintes.

Quanto à análise ser precipitada, estanto apenas em funcionamento uma pequena parte da linha, pode ser verdade. Mas olhe que todos os especialistas dizem que, com estes preços, o MST não tem capacidade para concorrer com o transporte privado ou com os autocarros já existentes na margem sul. A ver vamos.

José Luiz Sarmento disse...

O Lino José só é anti-socialista no que respeita os lucros. No que respeita os riscos e os custos é mais socialista que o Hugo Chávez...

busilis disse...

Mas a questao è mesmo essa,com a qualidade das nossas empresas(no caso de construçao)sò um demente é a favor de parcerias.Pelo pouco que sei o facto de poder haver este tipo de parcerias foi decidido por governantes.Para responder à tua pergunta,o conjunto dementes(corruptos)e as nossas empresas sò pode dar catastrofe.Quando falam nessas parcerias nao estao a falar dos marcianos fazerem uma cidade em Jupiter falam(mais uma vez)de governantes portugueses e firmas portuguesas(sec.XX e XXI)planeta Terra.E os resultados estao à vista.Sò falta virem com o "a culpa è de todos",sim ,se tivremos em conta que votamos nestes pategos,NAO SOFRO DESSE MAL .

Joshua disse...

Tudo muito bem, mas é com erros de casting como este que depois quem serve para tapar buracos ao défice e ao orçamento são os profissionais do ensino ou da saúde, que são toureados pelo Estado, como se fossem desnecessários.

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of holic gold, very cheap holic money, and the more cheap holic gold. If you have to buy some holic online gold, please come to our company, we can give you the best holic online money and best service.

Anónimo disse...

I like to earn the World of Warcraft Gold very much, I want to have a lot of warcraft gold in the game, and i often go to play the game to earn the wow gold,i do not satisfy the old equipment and so i have to buy wow gold to buy the new equipment to make me strong. If i am very strong in the game i can get some cheap wow gold as the rewards in the game. So i like the game very much.

Anónimo disse...

When you have shaiya gold, you will become strong. With cheap shaiya gold, you can upgrade and admire by others. You can use shaiya money to start the journey of the world. So, do not hesitate, let us move to buy shaiya gold, and then you can get a lot of shaiya online gold.

Anónimo disse...

I always heard something from my neighbor that he sometimes goes to the internet bar to play the game which will use him some rf gold
he usually can win a lot of rf online gold
he let his friends all have some rf money
his friends thank him very much for introducing them the rf cp, they will play the game and share their cheap rf gold

Anónimo disse...

It is the Archlord gold which makes me very happy these days, my brother says Archlord money is his favorite games gold he likes

, he usually buy Archlord gold to start his game and most of the time he will win the archlord online Gold back and give me some cheap Archlord gold to play the game.

Anónimo disse...

Once I played Aion, I did not know how to get strong, someone told me that you must have aion kina. He gave me some aion online kina, he said that I could buy aion kina, but I did not have money, then I played it all my spare time. From then on, I got some aion gold, if I did not continue to play it, I can sell cheap aion kina to anyone who want.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜

Adi disse...

Get the lates information of Electronics Gadgets Tech gadgets Cool Gadgets New Gadgets Best Gadgets Latest Gadgets Cool New Gadgets