30 outubro, 2007

A distopia liberal sobre a escola pública I

Quando acabei o 12.º ano, estive um ano sem estudar antes de me candidatar à faculdade. Durante 3 meses trabalhei para o Circulo de Leitores. Em pouco tempo, entrei na casa de centenas de pessoas do Entroncamento e Torres Novas. Quase todas tinham a História de Portugal, de José Mattoso, nas estantes ou prateleiras. Havia outra constante. Os dois primeiros volumes estavam abertos, os restante seis repousavam dentro do saco de plástico em que vinham embalados. Um sem número de pessoas chamava enciclopédia às obras completas de Júlio Diniz, Camilo ou Eça.

São famílias inteiras que nunca tiveram hábitos de estudo, de leitura, de trabalho intelectual individual. Os seus filhos irromperam pela escola pública há pouco mais de 30 anos. Para milhares de famílias, esta é a primeira geração que tem alguma escolarização. O facilitismo do sistema público de ensino, de que fala Helena Matos, fez com que, desde cedo, tivessem mais conhecimentos a matemática ou português do que os seus pais. Em casa não há ninguém para os ajudar nos trabalhos de casa. A escola secundária do Entroncamento, onde colocavam os filhos, ficou este ano em 138.º lugar no ranking dos exames nacionais do 12.º ano. É má? Pior do que o colégio São João de Brito ou do que um selecto internato de raparigas que fez 32 exames?

A massificação do ensino teve que lidar com um país que já existia antes da democracia. Nem tudo correu bem, é certo. Partindo do mesmo atraso que também tínhamos na Saúde – sector, onde hoje temos dos melhores indicadores mundiais - ainda continuamos atrás das médias de conhecimento europeias. Mas, simplificando um pouco, a educação não é só construir hospitais e formar profissionais competentes. Tem o lastro cultural que a suporta. E que os detractores da escola pública omitem totalmente, como se o sistema educativo, a iliteracia, o analfabetismo e as dificuldades económicas tivessem aparecido há seis anos com a publicação do primeiro ranking de exames do 12.º ano. É simplista e pouco sério extrapolar uma leitura depreciativa sobre a qualidade do ensino público a partir da leitura do “top ten” dos rankings. Como veremos, nas próximos entradas sobre o assunto.

24 comments:

Alexandre Lagoa disse...

O problema da educação é justamente esse: estar excessivamente voltado para os rankings, para os valores das notas, para uma série de coisas que eu, enquanto aluno, nunca me importei tanto quanto me importava com o que eu retirava, para mim mesmo, dessa educação.

O problema da educação é que ela é um fim em si mesma - não serve para criar seres humanos instruidos; serve para criar, muitas vezes, papagaios de repetição que saem da escola com 18's e 19's e que assim que acabam de vomitar tudo aquilo que marraram nos testes, vão para casa ver os morangos com açúcar, e deus os livre que lhes perguntarem a sua opinião sobre alguma coisa: é a chamada "educação autista" - qualquer ligação com o pensamento individual está cortada à partida nos cada vez mais imbecis manuais que "ofertam" (embora se paguem caro) aos alunos, cada vez mais facilitistas, e cada vez mais olvidantes daquela que deveria ser a sua verdadeira função: ensinar a pensar.

É justamente por isso que muitos deles acabam como professores. No way out - e o ciclo perpetua-se. É preciso que alguém ensine os alunos a aprender... As privadas só têm o benefício de ter uma massa de alunos que foi sujeita a mais estímulos durante a infância (por causa do meio social, mas não só) e de contribuirem para o facilitismo de notas que no fundo as coloca no topo da tabela de "marketing" que é a porcaria desse ranking...

Alexandre Lagoa disse...

A minha solução: se em vez de se estar a fazer propaganda com os computadores, se decidisse investir na educação, criando uma aula de "Incentivo ao Pensamento Individual", sei lá, uma hora por semana, dada por um professor não colocado, que era uma aula de debate radicalmente diferente de todas as outras que consistisse na tentativa de aplicação prática das matérias dadas a todas as outras disciplinas nessa semana, por exemplo, em que os alunos participassem (caso contrário, chumbavam, como em todas as outras disciplinas, não seria uma daquelas tretas como Desenvolvimento Pessoal e Social ou Religião e Moral, em que os putos se inscrevem para ir à Serra da Estrela) teriam resultados talvez surpreendentes... mas lá está, pensar em soluções não faz parte do nosso sistema educativo, não é?

E olhe que eu nem estou perto de ser ministro de coisa nenhuma...

Moriae disse...

"É justamente por isso que muitos deles acabam como professores. " Ainda bem que o sr. Alexandre Lagoa não está perto de ser ministro de coisa alguma ... Já nos basta uma Milu :!

Dário Nemésio disse...

É o capital cultural. Que muitos ignoram nos seus discursoa, mas que, influencia, e muito, os resultados escolares.

samuel disse...

Caro Pedro Sales
Tomei a liberdade de "encaminhar" os seus últimos quatro posts para o meu blog.
Cumprimentos.

LVB disse...

Na minha opinião apenas deveria haver escolas públicas, mas deveria ser permitido que cada escola tivesse liberdade de escolher os programas e os métodos, existindo, é claro, uma linha condutora comum a todo o ensino.
O perigo das escolas privadas é o de retirar os melhores alunos à publica transformando esta num repositório dos alunos com piores condições financeiras, os quais normalmente vivem em ambientes culturais mais pobres. Para mim só num ambiente exigente é que se pode ser melhor, ora se na pública ficarem os piores, vai ser dificil que alguém consiga superar esse ambiente.
Além disso, no acesso à universidade apenas deveria contar a nota dos exames nacionais ou de um exame feito por cada faculdade. esta é a única forma de acabar com o negócio da educação praticado por alguns externatos. Caso paradigmático é do externato RIBADOURO cujas as notas são inflacionadas em média 5 valores!! ano após ano!!
Que igualdade de oportunidades é esta se quem tem dinheiro compra notas e por isso consegue entrar nos melhores cursos?

Anónimo disse...

Privatizem-se as escolas,faça-se Dr. quem for filho de rico, entreguem-se os restantes aos abelhões e já não tenho pachorra para esta treta de rankings.

cmonteiro disse...

Caro Pedro Sales,

O seu discurso é vago, como vagas são as suas referências às criticas que os detractores fazem. Este post poderia ser perfeitamente a defesa do sistema de ensino dos tempos de Cavaco Silva, mas já passaram quase vinte anos e a evolução entre o ensino público e o privado está à vista. O que o meu caro se deve perguntar é porquê, assim como deve analisar com toda a seriedade, caso a caso, ponto por ponto, que decisões é que não resultam no ensino público e porque é que resultam no privado.

Assim, é tudo muito vago, muito desculpabilizador até.

Com todo o respeito, porque até gosto do que escreve.

P Amorim disse...

Acabei de pôr um link no meu blog
(www.croquete-matinal.blogspot.com) para este artigo. A discussão lúcida que faz sobre este assunto, de primordial importância para o nosso País, levou-me a abrir uma excepção e em vez de escrever, li e concordei.
Bem haja

Alexandre Lagoa disse...

Moriae: os professores não estão isentos de culpa, não. Não serão porventura os principais culpados; têm culpa na exacta proporção em que obedecem cegamente, sem pensar, aos programas estipulados pelo Governo - ou são tanto inocentes quando decidem, para além do programa estupulado pelo governo, fazer um pouco "trabalho por conta própria", de carácter semelhante a uma desobediência civil, em nome da Educação, com E grande, daquela que serve seres humanos e não pautas, e têm a capacidade de estimular os alunos de uma forma que o programa, por si só, não consegue. Nessa pequena diferença, que nem todos são capazes de estabelecer, é que está a diferença entre os bons e maus professores. Lembra-se do mito do "Clube dos Poetas Mortos"? Graças a deus, tive professores assim. E nos anos em que tinha professores assim, tirava notas como nunca antes tinha tirado. E agora?

Pôr as culpas todas no ministério é uma solução viável; antes deste, estavam outros, e antes desses outros, mais outros. Os professores de hoje são os alunos de ontem - não se lhes pode pedir muito mais. Mas não tenha dúvidas que também fazem parte do problema.

Ainda assim, descanse: não estou mesmo perto de chegar a Ministro da Educação.

S.V. disse...

No ano em que entrei para a Universidade a minha escola secundária (algures em Coimbra) foi a primeira escola pública do ranking. Magnifico... não fosse a maioria dos estudantes (, famílias dos) ter recursos económicos para pagar a explicadores e afins e tinham-nos.

Ensinar matemática assim como outras disciplinas numa turma de 25 alunos não é fácil nem se tem o tempo para explicar como se tem em sessões de explicadores .

Se há professores que "não fazem nada" pelos seus alunos, também há os que tentam de tudo e vivem os sucessos e fracassos de todos os seus alunos mas são traídos pelo tempo, ou falta deste, face a turmas enormes que dificultam ensino personalizado e essencial em muitos casos, onde os défices já vêm de trás, também fruto de turmas sobrelotadas entre outros.

Por outro lado temos as suspeitas que em ALGUMAS instituições privadas haja comportamentos menos justos nos próprios exames nacionais... os rumores vão-se avolumando neste campo e a partir do momento em que eu no meu 12º ano me mostram um teste sumativo de matemática também 12º ano de uma escola privada de Coimbra e que eu e os que comigo estavam (e não éramos/somos nenhuns génios) o conseguíamos resolver em menos de metade do tempo para o qual ele tinha sido feito tal era a facilidade das perguntas, passei a compreender que se calhar as boas notas desse colégio durante o ano não eram fruto de melhores professores/menos alunos por turma.


Resumindo: há que melhorar o ensino em Portugal, não andar sempre a trocar de livros (vi uma reportagem excelente sobre o ensino na Finlândia na SIC Notícias que aconselho a todos), turmas mais reduzidas, horários de aulas de apoio semanais das diversas disciplinas, etc... Deixem os governantes de ter mil e um motoristas e andar de topos de gama e há logo dinheiro para isto tudo.

Moriae disse...

Alexandre, tb tive desses professores fantásticos! Mestres para a vida. Amigos, lições, evocações. Pessoas que recordo com frequência e gosto.
Concordo consigo, estes professores têm muita culpa. Por outro lado, não têm toda a culpa. Quanto aos sucessivos governos, já não digo o mesmo ... a nenhum deles tem interessado formar um cidadão pensante, autónomo e com vontade própria. Aliás, são eles os responsáveis até pela má habilitação de alguns docentes e pelo fomento da ideia, na modda há cerca de 20 anos: "se não tens emprego, porque não vais dar aulas?" (ou algo do género). curiosamente, tenho habilitação suficiente, ou tinha, desde os 12 anos e própria desde os 13. Tem piada não tem? E demorei tantos anos até achar que poderia efectivamente ensinar e/ou ajudar a aprender (etc porque educar e ensinar é muito mais do que isso). E agora, desisto ... estou farta e não colaboro neste trucidar de gente, ideias e civilização.

Assim, hoje, há um 'corpo' de gente robotizada que dá (ou paga para dar) aulas. Vão doentes dar aulas, vão "ocos" tanta vez. Não têm filhos ou acompanham-nos mal etc etc etc ... Isso é deplorável ...
Peço desculpa por ter sido extensa e pessoal. Não reli porque tb não quero apagar. Pode ser que sirva para alguma coisa ...
Abraço ao Alexandre e aos 'donos' e comentadores do blogue.

paulo g. disse...

Amanhã espero ligar estes textos no Umbigo pois, embora não concorde com tudo, foram do melhor que se escreveu sobre o tema.

Anónimo disse...

tibia money tibia gold tibia item runescape accounts buy runescape accounts runescape money runescape gold runescape gp runescape power leveling runescape powerleveling cheap rs2 powerleveling runescape equipment buy rs equipment runescape runes cheap rs2 runes runescape logs cheap rs2 logs runescape items buy runescape items runescape quest point rs2 quest point cheap runescape questpoint runescape gold runescape items runescape power leveling runescape money runescape gold buy runescape gold buy runescape money runescape items runescape accounts runescape gp runescape accounts runescape money runescape power leveling runescape powerleveling tibia gold dofus kamas buy dofus kamas wow power leveling wow powerleveling runescape questpoint rs2 questpoint Warcraft PowerLeveling Warcraft Power Leveling World of Warcraft PowerLeveling World of Warcraft Power Leveling Hellgate money Hellgate gold buy runescape logs buy rs2 items cheap runescape items Hellgate London gold Guild Wars Gold buy Guild Wars Gold runescape items rs2 accounts cheap rs2 equipments lotro gold buy lotro gold buy runescape money buy runescape gold buy runescape runes lotro gold buy lotro gold runescape money runescape gold cheap rs2 powerleveling eve isk eve online isk buy runescape power leveling rs2 power leveling tibia gold tibia item runescape accounts Fiesta Silver Fiesta Gold SilkRoad Gold buy SilkRoad Gold Scions of Fate Gold Hellgate Palladium Hellgate London Palladium SOF Gold Age Of Conan Gold AOC Gold ArchLord gold tibia money tibia gold runescape accounts runescape gold cheap rs2 powerleveling buy ArchLord gold DDO Plat Dungeons and Dragons Online Plat

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of dofus kamas, very cheap kamas, and the more cheap kamas. If you have to buy dofus kamas, please come to our company, we can give you the best dofus gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of eve isk , very cheap eve online isk , and the more cheap eve isk . If you have to buy isk , please come to our company, we can give you the best gold and best service to buy eve online isk .

Welcome to our company which sells all kinds of cabal online alz, very cheap cabal alz, and the more cheap cabal gold. If you have to buy cabal alz, please come to our company, we can give you the best cabal money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of holic gold, very cheap holic money, and the more cheap holic gold. If you have to buy some holic online gold, please come to our company, we can give you the best holic online money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of maple mesos, very cheap mesos, and the more cheap mesos. If you have to buy some maplestory mesos, please come to our company, we can give you the best maple story mesos and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of Sword of the New World Vis, very cheap Sword of the New World Gold, and the more cheap snw vis. If you have to buy vis, please come to our company, we can give you the best Sword of the New World money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of FFXI Gil, very cheap FFXI gold, and the more cheap Final Fantasy XI Gold. If you have to buy FFXI Gil, please come to our company, we can give you the best Final Fantasy XI gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of ro zeny, very cheap ragnarok zeny, and the more cheap zeny. If you have to buy some iro zeny, please come to our company, we can give you the best ragnarok online zeny and best service.

Anónimo disse...

A片,aio,av女優,av,av片,aio交友愛情館,ut聊天室,聊天室,豆豆聊天室,色情聊天室,尋夢園聊天室,080聊天室,視訊聊天室,080苗栗人聊天室,上班族聊天室,成人聊天室,中部人聊天室,一夜情聊天室,情色聊天室,情色視訊,美女視訊,辣妹視訊,視訊交友網,免費視訊聊天,視訊,免費視訊,美女交友,成人交友,聊天室交友,微風論壇,微風成人,sex,成人,情色,情色貼圖,色情,微風,聊天室尋夢園,交友,視訊交友,視訊聊天,視訊辣妹,一夜情,聊天室,視訊

情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣,按摩棒,跳蛋,充氣娃娃,情境坊歡愉用品,情趣用品,情人節禮物,情惑用品性易購,A片,視訊聊天室

免費A片,AV女優,美女視訊,情色交友,免費AV,色情網站,辣妹視訊,美女交友,色情影片,成人影片,成人網站,A片,H漫,18成人,成人圖片,成人漫畫,情色網,日本A片,免費A片下載,性愛

A片,色情,成人,做愛,情色文學,A片下載,色情遊戲,色情影片,色情聊天室,情色電影,免費視訊,免費視訊聊天,免費視訊聊天室,一葉情貼圖片區,情色,情色視訊,免費成人影片,視訊交友,視訊聊天,視訊聊天室,言情小說,愛情小說,AIO,AV片,A漫,av dvd,聊天室,自拍,情色論壇,視訊美女,AV成人網,色情A片,SEX,成人論壇

情趣用品,A片,免費A片,AV女優,美女視訊,情趣用品,A片,免費A片,日本A片,A片下載,線上A片,成人電影,嘟嘟成人網,成人,成人貼圖,成人交友,成人圖片,18成人,成人小說,成人圖片區,微風成人區,成人文章,成人影城,情色,情色貼圖,色情聊天室,情色視訊色情網站,一葉情貼圖片區,做愛,性愛,美女視訊,辣妹視訊,視訊聊天室,視訊交友網,免費視訊聊天,美女交友,做愛影片

av,情趣用品,a片,成人電影,微風成人,嘟嘟成人網,成人,成人貼圖,成人交友,成人圖片,18成人,成人小說,成人圖片區,,情色,情色貼圖,色情聊天室,情色視訊,情色文學,色情小說,情色小說,色情,情色電影,aio,av女優,AV,免費A片,日本a片,美女視訊,辣妹視訊,聊天室

情趣用品.A片,情色,情色貼圖,色情聊天室,情色視訊,情色文學,色情小說,情色小說,色情,寄情築園小遊戲,情色電影,色情遊戲,色情網站,聊天室,ut聊天室,豆豆聊天室,美女視訊,辣妹視訊,視訊聊天室,視訊交友網,免費視訊聊天,免費A片,av女優,av,成人電影,成人,成人貼圖,成人交友,成人網站,自拍,尋夢園聊天室

Anónimo disse...

I know the game from my friends and first my friends give me a lot fiesta Gold and after that i go to earn the fiesta money alone, i find that the fiesta online gold is very interesting and then i like to buy fiesta Gold alone very much. Sometimes i will give some fiesta online money to my friends too.So i think if you join us to play the game you will like the game too.

Anónimo disse...

When you have aoc gold, you will become strong. With cheap aoc gold, you can upgrade and admire by others. You can use conan gold to start the journey of the world. So, do not hesitate, let us move to buy age of conan gold, and then you can get a lot of aoc money.

Anónimo disse...

I am so happy to get some Perfect World Gold and the Perfect World Silver is given by my close friend who tells me that the Perfect World money is the basis to enter into the game.
Therefore, I should Buy Perfect World Gold with the spare money.
I gain some pw Gold from other players.
Then I share the cheap Perfect World Gold with my friends.

Anónimo disse...

I am so happy to get some goonzu gold and the goonzu money is given by my close friend

who tells me that the cheap goonzu gold is the basis to enter into the game. Therefore, I should buy goonzu gold with the spare money and I gain some goonzu online gold from other players.

Anónimo disse...

Once I played Anarchy, I did not know how to get strong, someone told me that you must have Archlord gold. He gave me some Archlord money, he said that I could buy Archlord gold, but I did not have money, then I played it all my spare time. From then on, I got some archlord online Gold, if I did not continue to play it, I can sell cheap Archlord gold to anyone who want.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜

virstock.com disse...

Dofus Kamas|Prix Moins Cher Dofus Kamas|Kamas par allopass|Dofus kamas audiotel|Dofus kamas par telephone sur Virstock.com

Meilleur prix dofus kamas stock de dofus kamas

Prix moins cher dofus kamas
vente dofus kamas sur www.virstock.com

Kamas par allopass sur dofus kamas

Dofus kamas par telephone sur dofus kamas

Dofus kamas audiotel sur dofus kamas

http://www.virstock.com/jsp/comments.jsp dofus kamas vente

Le meilleur Blog sur Dofus Kamas MMORPG,trouver des astuces dofus kamas surdofus kamas

http://www.virstock.com