06 outubro, 2007

Lamentável

A capa do último número da Atlântico é tão excessiva e lamentável que não me quis pronunciar até ler o artigo que lhe dá origem. Com uma chamada de capa a dizer “Hell Che”, ainda estava à espera de encontrar alguma revelação bombástica sobre o argentino. Mas não. Ao longo das 4 páginas do artigo, Rui Ramos desfila os argumentos já usados, por exemplo, no “Livro negro do comunismo”. A implosão do modelo económico imposto por Guevara em Cuba, os fuzilamentos, a indiferença perante as verdadeiras preocupações das pessoas, a frieza e a “ética clerical”. Está longe de fazer do homem um anjo, que nunca foi, mas será que é só isto que Rui Ramos e o corpo editorial da Atlântico têm para dizer de Hitler?

O regime nazi não foi uma ditadura como as outras, da mesma forma que Hitler não foi um ditador como os outros. Não deveria ser preciso, em 2007, lembrar a “solução final para a questão judaica” e o Holocausto. O extermínio de tudo o que fosse considerado degenerante para a raça ariana, como os povos "inferiores", a homossexualidade ou a divergência ideológica, torna o nazismo um regime inominável. A este nível, talvez só Pol Pot. O que choca na capa não é a desmontagem da iconografia mítica de Che Guevara, perante a qual não poderia ficar mais indiferente, mas a bonomia com que se desvaloriza e relativiza a figura de Hitler.

É tão ridículo chamar fascista a tudo o que mexe, de Santana Lopes a cada medida do governo socialista, como desvalorizar o lastro simbólico e real do nazismo. O efeito é o mesmo, o branqueamento do verdadeiro fascismo ou nazismo. A sua normalização. Não deixa de ser sintomático, aliás, que esta capa tenha sido elaborada precisamente pelos que mais se indignaram com as alegadas comparações entre os métodos de Bush e Hitler feitas por Freitas do Amaral. Como se vê, a sua indignação era puramente instrumental. O que os preocupava era defender Bush, porque Hitler até é um termo de comparação aceitável quando lhes convém. Acredito que se tenham divertido imenso com a capa. Só que as imagens transmitem uma mensagem. Não são neutras. Esta não é inocente. É um vómito, para ser mais preciso.

24 comments:

cmonteiro disse...

Inteiramente de acordo e subscrevo cada palavra! Para estes "liberais" os crimes de Direita são relativos se servirem determinados objectivos. É assim com esta capa, como o meu caro explicou, e é assim quando se trata de defender Pinochet que até, veja bem, fez do Chile um pais "liberal", como se em política, como na vida, o caminho não tivesse mais importância que o destino final.

São um vómito sim.

JRV disse...

Também não vejo mal em se brincar com ícones. A foto de Che, com a mercantilização que sofreu, é um alvo natural. Mas reflectir na mesma algum tipo de paralelismo com Hitler é descer de nível de forma despropositada.

Mas vejamos pelo outro lado: a redacção da Atlântico mostra assim a seriedade intelectual que a envolve. Os leitores que tirem as suas conclusões...

João disse...

Hanlon's razor: Never attribute to malice that which can be adequately explained by stupidity.

http://en.wikipedia.org/wiki/Hanlon%27s_razor

Não tendo aplicação directa ao assunto tratado, a lei de Godwin é ainda assim interessante:

As an online discussion grows longer, the probability of a comparison involving Nazis or Hitler approaches one.

http://en.wikipedia.org/wiki/Godwin%27s_Law

Hugo disse...

vergonhoso em todos os sentidos. Num sentido, só ignorantes (alguns até chegam a ser puros grunhos) hoje em dia nutrem simpatia pelo que foi o nazismo. Noutro sentido, a fotografia do Che chegava, não é preciso um bigode ridículo para mostrar o crime que foi (é) o regime comunista por onde passou (passa)

Hugo

João disse...

Che Guevara e os mimos da família Civita

Por Gilberto Maringoni

A humanidade sempre gostou de animais de estimação, mas agora o costume virou moda. Pet shops tomam conta das cidades brasileiras e roupas, brinquedos e alimentos especiais para bichinhos disputam um mercado crescente. Escolas especiais pipocam por toda parte, sofisticando a pedagogia caseira de ensinar mascotes a sentar, dar a patinha ou buscar objetos atirados ao longe. Todos gostam dessas companhias domésticas. Fazem a alegria das crianças.

Há uma família em São Paulo que parece adorar mascotes. É um clã de origem italiana, aqui radicado há décadas. Não se sabe bem o porquê, mas alguns de seus membros exibem socialmente um inconfundível acento nova-iorquino. Manias, quem sabe. Trata-se da turma dos Civita, gente boa, com negócios para os lados da marginal Pinheiros.

Os Civita adoram mascotes. Têm vários. Um dos orgulhos de sua casa de negócios atende pelo nome de Diogo. Aliás, são dois os Diogos amestrados daquele - chamemos assim - lar da marginal. Vamos falar de um deles, o Diogo Schelp (tem o Mainardi, mas este fica para outra hora). O Schelp é um espécime reluzente. Dá a patinha, busca o que o dono mandar e não gosta do que os Civita não gostam. Coisa bonita de se ver. Diogo Schelp deve andar aí pela casa dos trinta anos. Tem futuro.

Cuba, Venezuela, MST etc.

Os Civita detestam tudo que cheire a povo. Externam especial repulsa por coisas como Cuba, Venezuela, MST e quejandos. Quando precisam propalar aos quatro ventos seus desapreços, chamam um dos Diogos. “Vem, Diogo, vem”. E Diogo - qualquer um deles - faz a alegria da família. “Vem, Diogo, vem, desce o chanfralho no Chávez, vem!”. E lá vai Diogo, correndo, mostrar o serviço.

Como toda boa família, os Civita têm sua sala de visitas, onde exibem tudo do bom e do melhor. A sala de visitas tem até nome. Chama-se Veja. Toda semana apresenta uma decoração nova, todas diferentes, mas iguais às anteriores, se é que dá para entender.

Diogo é um fenômeno, dizíamos. É bom também não confundi-lo com Dioguinho, apelido de Diogo da Rocha Vieira, famoso bandido e salteador que aterrorizou os sertões da Mogiana, entre o final do século 19 e inícios do 20. Dioguinho era bandido de aluguel, que agia em troca de bom soldo. Diogo, o Schelp não aterroriza ninguém.

Pois não é que depois de fazer das suas por várias vezes, exibindo língua solta contra a Venezuela e Cuba o Diogo resolveu voltar-se contra Che Guevara. Certamente fez isso depois de dar a patinha, rolar no tapete e pedir papinha, pois a vida não anda fácil.

Pérolas e olfatos

Diogo é uma graça. Ganhou uma capa - é capa da tal sala de visitas, a Veja - e mais um monte de espaço. Sua pérola chama-se “Che. Há quarenta anos morria o homem, nascia a farsa”. A obra é hercúlea. Diogo contou com a ajuda de outro civitete de estimação, um serzinho chamado Duda Teixeira.

Para fazer das suas, foram falar com vários cubanos que, segundo ambos, conviveram com Che Guevara. Não foram a Cuba, mas entrevistaram quatro que moram na mais reluzente cidade latino-americana, chamada Miami. Tem uma comunidade cubana lá que é do balacobaco. Ajudaram a eleger George e seu irmão Jeb Bush. Gente fina.

Entre citações dos tais cubanos e sacadas próprias, a dupla DD (Diogo e Duda) saiu-se com estas:

“Che foi um ser desprezível”.

“Che tem seu lugar assegurado na mesma lata de lixo onde a história já arremessou há tempos outros teóricos e práticos do comunismo, como Lenin, Stalin, Trotsky, Mao e Fidel Castro”.

“Sua vida foi uma seqüência de fracassos”.

Como a vida da dupla DD é uma seqüência de sucessos, eles podem dizer esta última frase de boca cheia. Certamente ambos vão revelar proximamente terem feito algo mais grandioso do que uma revolução nas barbas do império (desculpem o uso da expressão antiquada) ou de terem dado a vida defendendo o que pensam.

O mais legal é a especialidade olfativa dos DD. Sabem de cada uma. Vejam esta:

“Che (…) não gostava de banho e tinha cheiro de rim fervido”.

Cheiro de rim fervido! Alguém sabe como é? Os DD, pelo visto, cultivam o salutar hábito de experimentar odores em busca de comparações espirituosas a pedido dos Civita.

E tem mais. Como estão fazendo graça, dando a patinha e tal, os DD não se preocupam nem mesmo em dizer uma coisa no início da matéria e desdizer a mesma coisa linhas abaixo. Pois vejam só:

“Desde o início, Che representou a linha dura pró-soviética, ao lado do irmão de Fidel, Raul Castro”.

Lá adiante, a dupla do barulho fala assim:

“Che também se tornou crítico feroz da União Soviética”.

Os Civita devem adorar. Os Civita gostam de dinheiro, poder e publicidade oficial, da qual suas revistas andam cheias. O governo deve gostar muito dos Civita e de seus mascotes, para dar esse ajutório todo.

Mas deve haver uma hora que os DD cansam um pouco a família lá da marginal. Mesmo vivendo toda hora na sala e se exibindo para as visitas, há sempre um perigo maior.

O de fazer xixi no tapete.

Foi o que aconteceu agora. Graça demais não tem muita graça não.
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=26219

josé manuel faria disse...

O bigode à Hitler é execrável.

Rui Carlos Gonçalves disse...

"Está longe de fazer do homem um anjo, que nunca foi, mas será que é só isto que Rui Ramos e o corpo editorial da Atlântico têm para dizer de Hitler?"

Até hoje ainda não vi ninguém com T-Shirts do Hitler, mas já vi muitos com T-Shirts do Che Guevara. Quero com isto dizer, que deve haver muito menos gente de direita a simpatizar com o Hitler, do que pessoas de esquerda a simpatizar com o Che Guevara. A esquerda é que parece passar a vida a relativizar os crimes dos seus ídolos. Não conheço nenhum país que tenha homenageado Hilter, mas parece que o Brazil vai homenagear Che Guevara.

Não me parece que seja preciso dizer alguma coisa sobre o Hitler, desde que pequeno, que ouço referências aos crimes que ele cometeu, certamente bem mais graves do que os cometidos por Che Guevara. Mas no caso do Che Guevara, foi a primeira vez que vi uma referência ao mesmo, que não o tratava como um herói. Não li o artigo da Atlântico, mas independentemente daquilo que ele diz, contribuiu para que eu conhecesse melhor Che Guevara. Provavelmente o artigo exagera, mas talvez seja um exagero necessário, visto tratar-se de uma personagem idolatrada por tanta gente (que se o conhecesse um pouco melhor, talvez pensasse de maneira diferente).

Joca disse...

Quem lê o blog e a revista (faço-o às vezes, por necessidade de estar informado em diversos quadrantes) sabe que a natriz ética do pessoal "Atlântico" está mais próxima do nazismo do que de qualquer etiqueta "liberal" que tentam colar na testa. Fica-lhes tão absurda essa colagem como o bigode "mosca" na face de Guevara.

JSA disse...

Não pude ler o artigo, por isso ainda não tinha escrito nada sobre o assunto. É bom ver Pedro, que o fizeste tu e que desmontaste este assunto.

Caro Rui Carlos Gonçalves, há várias razões para essa história das t-shirts. Primeiro, Alberto Korda nunca fotografou Hitler. Parece-me óbvio que sem aquela fotografia específica, Guevara não teria sido o ícone que foi. Depois porque h´qa realmente uma diferença de dimensão. Che Guevara conseguiu vencer uma das suas batalhas (mesmo que não fosse realmente "sua") e foi morto em luta por objectivos que, no papel e na retórica, eram correctos. Hitler devastou um continente, programou a morte sistemática de milhões e fez tudo isso em nome de uma ideologia de dominância, que nem sequer no papel ficaria bem (para quem não fosse "ariano").

Che não era flor que se cheirasse, é verdade, mas a comparação é odiosa. Pelo branqueamento que faz de Hitler.

JSA disse...

Já agora, seria interessante desafiar os "atlânticos" a fazerem uma capa semelhante com a cara de Pinochet. Fariam? Náááááá......

tacci disse...

"Até hoje ainda não vi ninguém com T-Sirts do Hitler..."

Mas, infelizmente, há quem as use. Negras, com a cara do fulano e umas suásticas a decorar o conjunto.

Anónimo disse...

Talvez se aparecesse o Che com um bigodinho à Estaline, já não ficasse tão escandalizado.

Anónimo disse...

tibia money tibia gold tibia item runescape accounts buy runescape accounts runescape money runescape gold runescape gp runescape power leveling runescape powerleveling cheap rs2 powerleveling runescape equipment buy rs equipment runescape runes cheap rs2 runes runescape logs cheap rs2 logs runescape items buy runescape items runescape quest point rs2 quest point cheap runescape questpoint runescape gold runescape items runescape power leveling runescape money runescape gold buy runescape gold buy runescape money runescape items runescape accounts runescape gp runescape accounts runescape money runescape power leveling runescape powerleveling tibia gold dofus kamas buy dofus kamas wow power leveling wow powerleveling runescape questpoint rs2 questpoint Warcraft PowerLeveling Warcraft Power Leveling World of Warcraft PowerLeveling World of Warcraft Power Leveling Hellgate money Hellgate gold buy runescape logs buy rs2 items cheap runescape items Hellgate London gold Guild Wars Gold buy Guild Wars Gold runescape items rs2 accounts cheap rs2 equipments lotro gold buy lotro gold buy runescape money buy runescape gold buy runescape runes lotro gold buy lotro gold runescape money runescape gold cheap rs2 powerleveling eve isk eve online isk buy runescape power leveling rs2 power leveling tibia gold tibia item runescape accounts Fiesta Silver Fiesta Gold SilkRoad Gold buy SilkRoad Gold Scions of Fate Gold Hellgate Palladium Hellgate London Palladium SOF Gold Age Of Conan Gold AOC Gold ArchLord gold tibia money tibia gold runescape accounts runescape gold cheap rs2 powerleveling buy ArchLord gold DDO Plat Dungeons and Dragons Online Plat

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of Sword of the New World Vis, very cheap Sword of the New World Gold, and the more cheap snw vis. If you have to buy vis, please come to our company, we can give you the best Sword of the New World money and best service.

Anónimo disse...

A片,aio,av女優,av,av片,aio交友愛情館,ut聊天室,聊天室,豆豆聊天室,色情聊天室,尋夢園聊天室,080聊天室,視訊聊天室,080苗栗人聊天室,上班族聊天室,成人聊天室,中部人聊天室,一夜情聊天室,情色聊天室,情色視訊,美女視訊,辣妹視訊,視訊交友網,免費視訊聊天,視訊,免費視訊,美女交友,成人交友,聊天室交友,微風論壇,微風成人,sex,成人,情色,情色貼圖,色情,微風,聊天室尋夢園,交友,視訊交友,視訊聊天,視訊辣妹,一夜情,聊天室,視訊

情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣用品,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣,情趣,按摩棒,跳蛋,充氣娃娃,情境坊歡愉用品,情趣用品,情人節禮物,情惑用品性易購,A片,視訊聊天室

免費A片,AV女優,美女視訊,情色交友,免費AV,色情網站,辣妹視訊,美女交友,色情影片,成人影片,成人網站,A片,H漫,18成人,成人圖片,成人漫畫,情色網,日本A片,免費A片下載,性愛

A片,色情,成人,做愛,情色文學,A片下載,色情遊戲,色情影片,色情聊天室,情色電影,免費視訊,免費視訊聊天,免費視訊聊天室,一葉情貼圖片區,情色,情色視訊,免費成人影片,視訊交友,視訊聊天,視訊聊天室,言情小說,愛情小說,AIO,AV片,A漫,av dvd,聊天室,自拍,情色論壇,視訊美女,AV成人網,色情A片,SEX,成人論壇

情趣用品,A片,免費A片,AV女優,美女視訊,情趣用品,A片,免費A片,日本A片,A片下載,線上A片,成人電影,嘟嘟成人網,成人,成人貼圖,成人交友,成人圖片,18成人,成人小說,成人圖片區,微風成人區,成人文章,成人影城,情色,情色貼圖,色情聊天室,情色視訊色情網站,一葉情貼圖片區,做愛,性愛,美女視訊,辣妹視訊,視訊聊天室,視訊交友網,免費視訊聊天,美女交友,做愛影片

av,情趣用品,a片,成人電影,微風成人,嘟嘟成人網,成人,成人貼圖,成人交友,成人圖片,18成人,成人小說,成人圖片區,,情色,情色貼圖,色情聊天室,情色視訊,情色文學,色情小說,情色小說,色情,情色電影,aio,av女優,AV,免費A片,日本a片,美女視訊,辣妹視訊,聊天室

情趣用品.A片,情色,情色貼圖,色情聊天室,情色視訊,情色文學,色情小說,情色小說,色情,寄情築園小遊戲,情色電影,色情遊戲,色情網站,聊天室,ut聊天室,豆豆聊天室,美女視訊,辣妹視訊,視訊聊天室,視訊交友網,免費視訊聊天,免費A片,av女優,av,成人電影,成人,成人貼圖,成人交友,成人網站,自拍,尋夢園聊天室

Anónimo disse...

There is a lot of aion online gold in the game,if you want to have them you can come to play the game. I think you will also like to play the game and you will try your best to earn the aion gold as you can.I like to earn the aion money,because if i have them i can go to buy equipment and i also can go to buy aion gold. if you want to play it, please cheap aion gold and join us. Please do not hesitate to play the game,i believe you will like it too.

Anónimo disse...

When you have requiem gold, you will become strong. With requiem lant, you can upgrade and admire by others. You can use requiem money to start the journey of the world. So, do not hesitate, let us move to buy cheap requiem lant, and then you can get a lot of requiem online gold.

Anónimo disse...

A片,A片,成人網站,成人漫畫,色情,情色網,情色,AV,AV女優,成人影城,成人,色情A片,日本AV,免費成人影片,成人影片,SEX,免費A片,A片下載,免費A片下載,做愛,情色A片,色情影片,H漫,A漫,18成人

a片,色情影片,情色電影,a片,色情,情色網,情色,av,av女優,成人影城,成人,色情a片,日本av,免費成人影片,成人影片,情色a片,sex,免費a片,a片下載,免費a片下載

情趣用品,情趣用品,情趣,情趣,情趣用品,情趣用品,情趣,情趣,情趣用品,情趣用品,情趣,情趣

A片,A片,A片下載,做愛,成人電影,.18成人,日本A片,情色小說,情色電影,成人影城,自拍,情色論壇,成人論壇,情色貼圖,情色,免費A片,成人,成人網站,成人圖片,AV女優,成人光碟,色情,色情影片,免費A片下載,SEX,AV,色情網站,本土自拍,性愛,成人影片,情色文學,成人文章,成人圖片區,成人貼圖

情色文學,色情小說,色情,寄情築園小遊戲,AIO交友愛情館,情色電影,一葉情貼圖片區,色情遊戲

言情小說,情色論壇,色情網站,微風成人,成人電影,嘟嘟成人網,成人,成人貼圖,成人交友,成人圖片,18成人,成人小說,成人圖片區,微風成人區,成人網站,免費影片,色情影片,自拍,hilive,做愛,微風成人,微風論壇,AIO

Anónimo disse...

I always heard something from my neighbor that he sometimes goes to the internet bar to play the game which will use him some rf gold
he usually can win a lot of rf online gold
he let his friends all have some rf money
his friends thank him very much for introducing them the rf cp, they will play the game and share their cheap rf gold

Anónimo disse...

It is the Entropiauniverse ped which make me very happy these days, my brother says Entropia Universe Gold is his favorite games gold he likes

, he usually buy some Entropia Universe Money to start his game and most of the time he will win the Buy Entropia Universe Gold back and give me some cheap Entropiauniverse ped to play the game.

元美女 disse...

(法新社a倫敦二B十WE四日電) 「情色二零零七」A片情趣產品大產自成人電影AV女優十三日起在倫敦的肯辛頓奧林匹亞展覽館舉行,倫敦人擺脫對性的保守態度成人網站踴躍參觀,許多成人網站穿皮衣與塑膠緊身衣的好色之徒擠進這項世界規模最大的成人生活展,估計三天展期可吸引八萬多好奇色情影片民眾參觀。
情色電影
A片下載動計畫AV負責人米里根承諾:「要搞浪漫、誘惑人、玩虐待,你渴望的我們都有情色。」

他說:「時髦的設計與華麗女裝,從吊飾到束腹到真人大小的雕塑,是我們由今年展出的數千件產品精選出的一部分,參展產品還包括時尚服飾、貼身女用內在美、鞋子、珠寶、玩具、影片、藝術、情色圖書及成人影片遊戲,更不要說性愛輔具及馬術裝備。」a片下載

參觀民眾遊覽兩百五a片十多個攤位,有性感服裝成人電影、玩具及情色食品,迎合各種品味。
av女優
大舞台上表演的是美國野蠻情色電影搖滾歌手瑪莉蓮曼森的前妻─全世界頭牌脫衣舞孃黛塔范提思,這是她今年在英國唯一色情一場表演。

以一九四零年代風格演出的黛塔范提思表演性感的天堂鳥、旋轉木馬及羽扇等舞蹈av

參展攤位有成人影片的推廣情趣用品,有色情的公開展示人a片體藝術和人體雕塑,也有情色藝術家工會成員提供建議。

Anónimo disse...

Once I played Anarchy, I did not know how to get strong, someone told me that you must have Anarchy credits. He gave me some Anarchy Online credits, he said that I could buy AO credits, but I did not have money, then I played it all my spare time. From then on, I got some Anarchy gold, if I did not continue to play it, I can sell Anarchy online gold to anyone who want.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜