26 outubro, 2007

Punição colectiva

O ministro da Defesa israelita decretou o corte de electricidade aos habitantes da faixa de Gaza, sempre que um ataque de rockets atinja Israel. Para o governo israelita, se há um míssil é porque ninguém fez nada para o parar. Se ninguém fez nada, são todos culpados. Tire-se-lhes a luz, que, às escuras, não conseguem encontrar o Katiuska. Uma medida desumana, contraproducente. Pensava-se que as punições colectivas de um povo fossem coisa do passado. Mas não. Atingindo indiscriminadamente mais de 1,5 milhões de pessoas, Israel dá mais um passo para tornar todos os palestinianos em seguidores do Hamas que dizem combater.

11 comments:

Karl Macx disse...

À sua maneira, Israel torna-se no que mais odeia: uma nação fascista que encontra na desculpa da defesa da integridade nacional e do seu povo a desculpa perfeita para oprimir os restantes.

Não foi isso que Hitler fez?...

Anónimo disse...

Pedro, "Punições colectivas coisa do passado"? E a que o povo cubano sofre há décadas? E o iraquiano também, mas principalmente o que sofreu no espaço de anos entre as duas guerras com os pseudo-embargos. Ui, não faltam por aí punições colectivas. Afinal, há certos povos abençoados por Deus (na versão judaico-cristã do delírio religioso) que podem punir tudo e todos os que se metam no seu caminho.

Anónimo disse...

E os ataques dos palestinianos, também não são uma "punição colectiva"? Ou apenas atacam os militares israelitas?
Não terá o Hamas o apoio/cobertura da maioria do povo palestiniano?

E parece-me que a punição aplicada pelos palestinianos é bem mais grave do que a punição aplicada pelos israelitas.

Pedro Sales disse...

Rui Carlos,

Os ataques terroristas, na maioria dos casos, atingem civis e são absolutamente condenáveis. Mas castigar toda uma população civil (estamos a falar de 1,5 milhões de pessoas) a ficar sem luz por algo com o qual não têm nada a ver, é o quê?

Anónimo disse...

Caro Rui Carlos, a expressão "territórios ocupados" dá uma pista sobre a responsabilidade primária neste caso?

Anónimo disse...

"Caro Rui Carlos, a expressão "territórios ocupados" dá uma pista sobre a responsabilidade primária neste caso?"

A pergunta que eu coloco sempre, é quem é que ocupou o quê?

Os árabes (que toda a gente gosta de chamar de palestinianos), também não ocuparam ilegalmente aqueles territórios há uns séculos atrás?
É que os judeus já habitavam aqueles territórios há 2 mil anos atrás, por isso nunca percebi muito bem por que raio é que os israelitas são sempre classificados como "ocupantes", quando eles apenas voltaram à terra da qual foram expulsos há uns séculos atrás.

Penso que a atitude de Israel neste processo não tem sido a mais correcta, mas também me parece que já fizeram mais cedências do que os árabes. Estes é que têm sempre um grupo extremista qualquer, que nunca concorda com as propostas de paz.

Pedro Sales disse...

Rui Carlos,

Tem razão quantos aos grupos extremistas palestinianos não quererem a paz. Nesse aspecto a política de Israel tem levado uma grande vantagem. O grupo extremista costuma estar representado no Governo.

Anónimo disse...

Ambas as partes comportam-se como crianças mimadas e irracionais mesmo após todos os outros terem revelado bastante paciência com eles e já os terem posto de castigo .

Se fossem realmente crianças, um par de estalos já teria resolvido o assunto, infelizmente tem-se demasiados paninhos quentes com estes assuntos, enquanto isso as populações sofrem por alguns não saberem viver em harmonia, tudo por causa da interpretação que cada um faz do seu deus... um par de estalos portanto.

Anónimo disse...

"Os árabes (que toda a gente gosta de chamar de palestinianos), também não ocuparam ilegalmente aqueles territórios há uns séculos atrás?
É que os judeus já habitavam aqueles territórios há 2 mil anos atrás, por isso nunca percebi muito bem por que raio é que os israelitas são sempre classificados como "ocupantes", quando eles apenas voltaram à terra da qual foram expulsos há uns séculos atrás."

A sério, o senhor dá-se conta do que escreve?
Oiça lá, acha que é normal um povo reclamar direito a um território que não lhe pertence há 2000 anos?!

O rui carlos gonçalves deve ser daqueles que acha que Espanha devia mandar em Portugal e olhe que ainda nem passaram 900 anos...

Anónimo disse...

"O rui carlos gonçalves deve ser daqueles que acha que Espanha devia mandar em Portugal e olhe que ainda nem passaram 900 anos..."

Mas o senhor é daqueles que acha que os árabes devem mandar em Israel, e olhe que já passaram umas décadas... É claro que há aqui uma diferença, é que a "identidade" dos espanhóis não está tão bem definida como a identidade do povo judaico. Os espanhóis apenas os são por viverem em Espanha, os judeus são judeus em qualquer parte do mundo. Não é exactamente a mesma coisa.

E se o senhor acha que um povo não pode reclamar um território do qual foi expulso há 2 mil anos, nada impede os israelitas de achar que isso também não pode ser feito para os casos em que isso aconteceu há 10 anos.

Anónimo disse...

I know the game from my friends and first my friends give me a lot fiesta Gold and after that i go to earn the fiesta money alone, i find that the fiesta online gold is very interesting and then i like to buy fiesta Gold alone very much. Sometimes i will give some fiesta online money to my friends too.So i think if you join us to play the game you will like the game too.