17 novembro, 2007

Apeadeiro do Oriente

fotografia de nfcastro
Não subscrevo grande parte das considerações estéticas que o Duarte Calvão faz sobre a Gare do Oriente, mas este seu post toca de forma certeira num ponto essencial. A arquitectura não tem só uma componente estética. Apesar de ser uma arte, tem obrigações de funcionalidade a que não se deve dispensar. Tem que ter uma escala humana. E, nesse capítulo, a Gare do Oriente é um desastre. Sem nenhuma protecção contra o vento, confusa e sem um espaço abrigado onde as pessoas possam esperar pelo comboio não é a estação central de que Lisboa precisa. É um apeadeiro que custou 175 milhões de euros, o que deve ser um recorde mundial. Agora querem que o TGV passe por lá. Para um serviço caro, e que custará milhares de milhões de euros, não se compreende como é que vão acomodar os passageiros numa estação com o nível de comodidade do apeadeiro do Cacém. Uma coisa é certa, quem se lembrou desta mirabolante solução nunca teve que apanhar um comboio na Gare do Oriente no inverno. Devia ser esse o seu castigo. No próximo mês, todos os dias, às oito da manhã. Parece-me que mudava logo de ideias.

9 comments:

RC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RC disse...

Em parte, estou de acordo. Deixem-me só fazer um apontamento:
Os portugueses duma forma geral toleram mal o frio e a chuva. Em várias cidades ditas desenvolvidas pela Europa fora, as grandes estações têm estes "problemas". Na Gare do Oriente é possível esperar confortavelmente pelo comboio num piso inferior, quando as condições meteorológicas o exigem.

Paulo Mouta disse...

Em relação à gare do Oriente, pela qual tantas vezes tive de passar, é verdade que pode apresentar algumas que são naturais quando pensamos que quem desenha estas instalações por norma não são pessoas que têm a necessidade de as utilizar. No entanto não deixa de ser uma grande obra.

Anónimo disse...

Pode esperar-se no piso inferior, é certo...mas as condições e o apetrechamento são manifestamente insuficientes para a dimensão do "apeadeiro"... Pedro sales tem razão: em termos de funcionalidade, da sua dimensão "user friendly", é um falhanço. Mas esteticamente única.

Flor disse...

Garanto-vos que, para quem apanha o comboio lá todos os dias, sobretudo quando está vento, frio ou chuva, mesmo que fique no piso de baixo, a estação não deixa nada a desejar... O titulo de apeadeiro é mesmo adequado.

Anónimo disse...

Sublinho o que disse a Flor, mesmo o piso inferior é péssimo para quem espera. E não é preciso ser Inverno, já lá rapei muito frio em pleno Verão... não se pode estar lá nunca com uma simples T-shirt por mais que 5 minutos.

Mesma a cena das bilheteiras é completamente caótica e confusa. Impróprio para quem lida com horários apertados. Em suma: péssima.

Anónimo disse...

A bilheteira aonde me conduzem as escadas rolantes nunca é aquela de que preciso; as bilheteiras não são visíveis a partir uma das outras e nunca se sabe à partida quais estão abertas e quais estão fechadas, ou quais têm as filas mais pequenas.
E nunca hei-de deixar de associar a Gare do Oriente a uma das maiores molhas que apanhei na minha vida e a um sobretudo novo arruinado.
Mas lá bonita é. A minha sugestão é que se faça dela a maior escultura do mundo, que se cobrem bilhetes aos visitantes para a rentabilizar minimamente, e que se construa uma estação de caminhos de ferro a sério noutro lado qualquer, que aquela coisa para isso não serve.

L u i s P e s t a n a disse...

Não há nada pior que esperar pelo comboio, numa 6f, no verão e de fato, com o sol a furar a pele

Anónimo disse...

The game gives me a lot of happy,and when i miss the 2moons dil i will go to play it,so I often go to earn the 2moons gold.Sometimes my friends will give some 2moon dil. I began to no longer satisfy with the present equipment, so I have to find a friend, a friend gave me a thing.I would not go to buy 2moons dil,i like the game very much.If you want to play it,join us and then cheap 2moons gold.Please do not hesitate to play the game.