02 novembro, 2007

A (i)responsabilidade das escolas privadas

Em resposta aos posts aqui publicados sobre os rankings, o João Miranda diz que eu respondi à sua critica da incapacidade da escola pública para “anular os efeitos do meio socioeconómico” tentando demonstrar que as escolas privadas também não o conseguem. Vamos por partes. São os defensores do cheque ensino quem, de há seis anos a esta parte, chamam a atenção para a dicotomia entre os resultados do privado e do público para dizer que primeiras são melhores e mais exigentes. Uma barulheira danada por causa de uma diferença de 0,7 valores. Uma assimetria menor do que a revelada entre as escolas do interior e litoral, ou entre escolas grandes e pequenas. E isto, num sistema que escolhe os seus alunos à partida e, desses, os que leva a exame nas suas instalações.

A partir daqui o João Miranda entra em piloto automático. “As escolas privadas não são uma questão pública. As escolas públicas é que são. As escolas públicas é que têm de ser avaliadas pela capacidade de atingirem os objectivos para os quais foram criadas. As escolas públicas é que têm que justificar o dinheiro que lhes pagamos". Desculpe lá, mas as escolas privadas também são uma questão pública, mais não seja porque os estudos de cerca de cem mil estudantes dessas escolas são pagos com dinheiros públicos. São 3343 euros por ano por cada aluno, mais de 30 milhões de euros no Orçamento de Estado. O Estado paga a essas escolas privadas, ao abrigo de contratos de associação, para prestarem um serviço público de educação. O nome é explícito. Desde quando é que o dinheiro dos nossos impostos não é uma questão pública? Desde quando é que as qualificações do país não são um questão pública?

"Uma escola privada que não vence os efeitos do meio socioeconómico é um facto da vida. Uma escola pública que não vence os efeitos do meio socioeconómico é uma prova da inutilidade da escola pública", continua o João Miranda. Aqui já entramos noutro registo. A escola privada não é melhor, como passam a vida a dizer, as suas exigências é que são exíguas. Deve ser mais “um facto da vida”. Ao chamar a atenção para o meio socioeconómico, os defensores da escola pública não estão a reconhecer que esta é um falhanço e que não cumpre a sua função, como assevera o João Miranda, mas sim a dizer que - apesar de todos os defeitos, erros e problemas criados ao longo dos últimos 30 anos - a escola pública foi, e é, o mais eficaz mecanismo de mobilidade social existente no país.

PS: Sobre este tema, ler também o artigo de Pedro Lomba, no DN, e de Vital Moreira, no Público.

16 comments:

Shyznogud disse...

Ainda podes acrescentar os custos dos "contratos simples" (q financiam - via escola - os pais de alunos q frequentam o ensino privado), entre outros. Por acaso gostaria de encontrar dados oficiais sobre quanto gasta o estado com este tipo de contratos. Tens ideia de onde os encontrar?

JSA disse...

Não vale a pena debater com o JM. Poderia haver uma disparidade de 10 valores entre os resultados das escolas públicas e das escolas privadas que ele não teria problemas em encontrar explicações e continuar a argumentar a superioridade do privado sobre o público. Quando a cegueira atinge este ponto não vale a pena.

samuel disse...

Debater com João Miranda é um exercício extraordinário! Inútil mas extraordinário (ainda estou a falar do debate).

Mosca disse...

Corolário:
O João Miranda escreve posts (e artigos) inúteis.

HM disse...

acerca dos resultados do privado, neste caso do ensino superior quero só acrescentar que já privei com professores que laboravam nos dois campos e confidenciaram-me que havia pressão para subir as notas no privado. Sempre me interroguei porque é que os alunos do privado no geral tinham melhores médias finais, e a resposta foi sempre que o critério de avaliação era mais laxativo.

baldassare disse...

Esses contratos são um espectáculo.
O estado paga por cada aluno que lá está... ou seja, é do interesse do colégio que os alunos fiquem lá por MUITO tempo.

Eu vivo em Torres Vedras, e há uma escola aqui no concelho que tem esse tipo de contrato. É só alunos a chumbar duas e três vezes... não lhes querem dar o 6ºano! Numa escola genuinamente pública, isto nunca aconteceria(na escola pública, depois de se chumbar uma vez, o encarregado de educação tem de dar autorização para o filho ser chumbado...).

Além disso, os alunos que estão fora da área de abrangência (e que, portanto, pagam o colégio) são postos em turmas especiais. A prova disto é que há famílias que estão na área de abrangência, mas preferem pagar pelo colégio. Podiam estar lá à borla, mas pagando, têm a certeza que ficam nas boas turmas. É a lei do mercado...

No fim disto tudo, a população pensa que é uma benesse haver este contracto e opõe-se à contrução de uma escola pública (já está em projecto). Porquê? Por causa dos rankings. O problema é que, dos poucos que chegam ao 9ºano, só os melhores alunos vão a exame. os outros são "aconcelhados" a não ir, se já estiverem praticamente chumbados. Isto alguma vez acontecia numa escola pública?

Não dar o 6º ano a alunos que sabem ler! Depois não se queixem que as localidades de Maceira, A-dos-Cunhados e Santa Cruz estão cheias de toxicodependência e deliquência. É ver as seringas espalhadas pelo chão...

E o que me mete mais nojo é que os sacanas dos católicos conseguem sempre dar a impressão de benevolência e solidariedade, quando estão há anos a atrasar aquela região. Isto tudo é observado com muita alegria pela Empresa das Águas do Vimeiro, que vai buscar mão-de-obra barata para as fábricas e para os hotéis.

Escola Pública? Escola Privada? Eh pá escolham, mas estas "parcerias" são caras, a nível monetário e social.

OrCa disse...

Antes de mais, um aplauso - que também faz falta - pelo desassombro das "Distopias..." lá mais para baixo e que li com atenção e interesse.

Pela parte que me toca, nem sendo sequer professor, vou-me batendo como posso, enquanto cidadão, contra a bandalheira - não me ocorre termo subtil - em que sucessivos governos mais ou menos liberalóides têm vindo a transformar o Ensino, promovendo despudoradamente o 'ensino privado' contra o interesse público, de que deveriam ser primeiros garantes.

As (muito meritórias?) análises e os (empenhados?) comentários de estudiosos da coisa, MF Mónica, VP Valente e outros, acabam entretanto por ajudar à corda desse sino, pois centram sempre a pretensa objectividade das suas apreciações no indivíduo e nunca na comunidade.

Como é possível (e serve para quê e a quem) afirmar-se que uma escola privada é melhor - em termos absolutos e relativos - para o desenvolvimento cognitivo de qualquer indivíduo, quando a multiplicidade infinita de factores envolvidos torna a afirmação irrelevante... de tão subjectiva?

E onde fica, no meio de tanto dislate e nuvem de fumo, a apreciação desassombrada da evolução ou regressão de uma sociedade, enquanto um todo mais propiciador do desenvolvimento de cada um dos seus elementos constituintes, que, essa sim, é a matéria que a todos interessa?

Não. Preferem esses 'mentores da opinião' discutir o sexo dos anjos que, no caso, para além de papudos, não têm, na verdade, nada de 'anjinhos'.

Fica-me, por vezes, a dúvida de saber se, por exemplo, VP Valente preconiza como sociedade perfeita aquela em que cada jovem infante, mal desmamado não deveria inscrever-se em Oxford... e apenas assim chegaríamos aos amanhãs que cantam.

Chego, pois - desculpando-me por este excesso opinativo - à questão central que é tão bem colocada: "Desde quando é que as qualificações do país não são um questão pública?".

José Sócrates e Maria de Lourdes Rodrigues manifestamente não sabem responder e as práticas respectivas demonstram que nem querem saber.

Aplausos, pois e outra vez, pelo desassombro das análises aqui feitas.

Anónimo disse...

tibia money tibia gold tibia item runescape accounts buy runescape accounts runescape money runescape gold runescape gp runescape power leveling runescape powerleveling cheap rs2 powerleveling runescape equipment buy rs equipment runescape runes cheap rs2 runes runescape logs cheap rs2 logs runescape items buy runescape items runescape quest point rs2 quest point cheap runescape questpoint runescape gold runescape items runescape power leveling runescape money runescape gold buy runescape gold buy runescape money runescape items runescape accounts runescape gp runescape accounts runescape money runescape power leveling runescape powerleveling tibia gold dofus kamas buy dofus kamas wow power leveling wow powerleveling runescape questpoint rs2 questpoint Warcraft PowerLeveling Warcraft Power Leveling World of Warcraft PowerLeveling World of Warcraft Power Leveling Hellgate money Hellgate gold buy runescape logs buy rs2 items cheap runescape items Hellgate London gold Guild Wars Gold buy Guild Wars Gold runescape items rs2 accounts cheap rs2 equipments lotro gold buy lotro gold buy runescape money buy runescape gold buy runescape runes lotro gold buy lotro gold runescape money runescape gold cheap rs2 powerleveling eve isk eve online isk buy runescape power leveling rs2 power leveling tibia gold tibia item runescape accounts Fiesta Silver Fiesta Gold SilkRoad Gold buy SilkRoad Gold Scions of Fate Gold Hellgate Palladium Hellgate London Palladium SOF Gold Age Of Conan Gold AOC Gold ArchLord gold tibia money tibia gold runescape accounts runescape gold cheap rs2 powerleveling buy ArchLord gold DDO Plat Dungeons and Dragons Online Plat

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of dofus kamas, very cheap kamas, and the more cheap kamas. If you have to buy dofus kamas, please come to our company, we can give you the best dofus gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of eve isk , very cheap eve online isk , and the more cheap eve isk . If you have to buy isk , please come to our company, we can give you the best gold and best service to buy eve online isk .

Welcome to our company which sells all kinds of cabal online alz, very cheap cabal alz, and the more cheap cabal gold. If you have to buy cabal alz, please come to our company, we can give you the best cabal money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of holic gold, very cheap holic money, and the more cheap holic gold. If you have to buy some holic online gold, please come to our company, we can give you the best holic online money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of maple mesos, very cheap mesos, and the more cheap mesos. If you have to buy some maplestory mesos, please come to our company, we can give you the best maple story mesos and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of Sword of the New World Vis, very cheap Sword of the New World Gold, and the more cheap snw vis. If you have to buy vis, please come to our company, we can give you the best Sword of the New World money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of FFXI Gil, very cheap FFXI gold, and the more cheap Final Fantasy XI Gold. If you have to buy FFXI Gil, please come to our company, we can give you the best Final Fantasy XI gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of ro zeny, very cheap ragnarok zeny, and the more cheap zeny. If you have to buy some iro zeny, please come to our company, we can give you the best ragnarok online zeny and best service.

Anónimo disse...

There is a lot of aion online gold in the game,if you want to have them you can come to play the game. I think you will also like to play the game and you will try your best to earn the aion gold as you can.I like to earn the aion money,because if i have them i can go to buy equipment and i also can go to buy aion gold. if you want to play it, please cheap aion gold and join us. Please do not hesitate to play the game,i believe you will like it too.

Anónimo disse...

When you have requiem gold, you will become strong. With requiem lant, you can upgrade and admire by others. You can use requiem money to start the journey of the world. So, do not hesitate, let us move to buy cheap requiem lant, and then you can get a lot of requiem online gold.

Anónimo disse...

I always heard something from my neighbor that he sometimes goes to the internet bar to play the game which will use him some runescape gold
he usually can win a lot of rs gold
then he let his friends all have some runescape money
his friends thank him very much for introducing them the cheap rs gold. they usually buy runescape together.

Anónimo disse...

I am so happy to get some Archlord gold and the Archlord money is given by my close friend

who tells me that the archlord online Gold is the basis to enter into the game. Therefore, I should buy Archlord gold with the spare money and I gain some cheap Archlord gold from other players.

Anónimo disse...

Once I played angels, I did not know how to get strong, someone told me that you must have angels gold. He gave me some angels online gold, he said that I could buy angels gold, but I did not have money, then I played it all my spare time. From then on, I got some cheap angels online gold.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜