06 novembro, 2007

"O debate"

Santana Lopes andou mais de uma semana a anunciar que se estava a preparar para a reedição dos seus debates com José Sócrates. Ontem, na TSF, falava da abertura de um “novo ciclo político” comparável ao de Cavaco Silva. A imprensa foi na onda. Os jornais da manhã anunciavam a coisa em tons épicos. A Sic Notícias fez um separador para a ocasião. O espectáculo estava montado, as galerias cheias, a Assembleia silenciosa. Só se esqueceram que não basta ter um actor para ter filme. É preciso que ele conheça o papel. Santana foi igual a Santana. Um flop. Tinha cinco minutos para questionar o primeiro-ministro. Perdeu-se a falar do seu tema preferido. Ele próprio. Nos escassos segundos que deixou para falar do Orçamento ninguém percebeu do que é que estava a falar. Ainda inventou uma qualquer figura regimental para tentar um remake. Outra vez o mesmo filme. Penoso e vazio.

Existe um mito que a imprensa acredita e que anda a “vender-nos” há anos. Santana Lopes é um bom orador e um adversário temível em debates. Nada mais errado. Santana Lopes só conhece um dossier. Dá para encher as páginas de jornais com mil e uma efabulações, mas não dá para mais nada. Depois, a imagem de estroina instável persegue-o. Para compensar a ligeireza da imagem, e assumir a pose de Estado, veste um fato que não é o seu. É um peixe fora de água. São os dias em que traz os óculos para falar de improviso. Nem sempre basta andar por aí, é preciso saber o que se faz. Só faltou Sócrates virar-se para Santana e dizer-lhe: “foi porreiro, pá”.

7 comments:

Anónimo disse...

E assim vai a vida política portuguesa, discutindo que o "meu e maior que o teu" ou "eu sou melhor que tu" ao invés de se focarem no presente e no que é suposto debaterem (com argumentos).

Anónimo disse...

A comunicação social que temos,ontem durante todo o dia só falou no debate entre o PM e PSL,não falou no que é realmente importante que é o orçamento.

Anónimo disse...

Não ataquem o PSL. Ele no fim disse à C.S. de que só hoje é que começava o debate. Ontem foi para os amadores e era só generalidades. Hoje é a sério. Vamos-nos fartar de rir.Ah!Ah!Ah!
Deixem estar que depois choramos.Se ainda tivermos lágrimas.

Joana Lopes disse...

Para além de a montanha ter parido um rato no que diz respeito a PSL, o debate foi revoltante pela ARROGÂNCIA permanente de Sócrats com tudo e com todos.

Tiago Loureiro disse...

Dificilmente Sócrates (que gosta de atirar à cara os falhanços dos outros, esquecendo os seus) encontraria uma assembleia mais a seu jeito do que esta com Santana e Portas. Vamos mesmo ter de o aturar nessa sua péssima atitude, agora mais do que nunca.

http://oamigodoalheio.blogspot.com/

Anónimo disse...

Que país é este onde um tipo faz carreira politica durante 30 anos a cag... postas de pescada e continua como se nada fosse.Nós incrédulos já sabemos o que nos espera;mais miséria,subdesenvolvimento,crime ,iletracia,injustíças,corrupção.

Anónimo disse...

I am so happy to get some Entropiauniverse ped and the Entropia Universe Gold is given by my close friend

who tells me that the Entropia Universe Money is the basis to enter into the game. Therefore, I should Buy Entropia Universe Gold with the spare money and I gain some cheap Entropiauniverse ped from other players.