16 novembro, 2007

O glorioso caminho para a novilíngua socialista

Vieira da Silva parece ter atingido o ponto em que o seu discurso deixou de ser inteligível, um processo também conhecido como o síndroma Manuel Pinho e Mário Lino. Hoje, reagindo às notícias que dão conta que o desemprego permaneceu nos 7,9% no último trimestre, congratulou-se com os números, dizendo que "este ano a taxa de desemprego não cresceu do segundo para o terceiro trimestre. É um bom sinal". O bom sinal perscrutado por Vieira da Silva corresponde à estabilização do desemprego no nível mais elevado de sempre e na terceira taxa mais elevada da zona euro. As suas declarações revelam um notável esforço para torturar os números até eles cederem, pelo cansaço, ao notável esforço para criar uma novilíngua socialista. Vejamos.

  • Só "no terceiro trimestre, foram criados mais 45 mil postos de trabalho", disse Vieira da Silva. É verdade. Mas, se foram criados 45 mil postos de trabalho e aumentou o número absoluto de desempregados, isso só quer dizer que a criação de postos de trabalho não responde à entrada de mais pessoas na população activa.
  • O desemprego estabilizou, garante o ministro. Meia verdade. Do segundo para o terceiro trimestre é verdade. Mas, em relação ao mesmo período do ano passado, que é o que conta, aumentou mais 0,5%. Não é preciso ter andado numa faculdade de economia para perceber que as variações sazonais de emprego são pouco importantes. A taxa homóloga é o indicador mais relevante e esse, claro, foi um número que Vieira da Silva nunca referiu. O que importa não é a queda, mas a forma como se aterra.
O ministro reconheceu que o problema do desemprego ainda não está resolvido. Ainda bem que reconhece. Há 444 400 boas razões para que assim proceda.

8 comments:

Nuno disse...

Sou leitor regular do seu blog q aprecio bastante!
Pela teor do post parece-me q tem a solução para o problema! O q sugere q o governo faça para alterar esta situação dramática? Muitos dos desempregados são pessoas q infelizmente não irão conseguir voltar ao mercado de trabalho sem uma requalificação. Alguns não têm capacidade para serem requalificados e o seu futuro é negro. Nenhum governo ou empresa irá conseguir aproveitar muitas destas pessoas. Eu apenas vejo uma solução q são prestações sociais, para as quais não me importo que isso seja feito à custa de aumentos de impostos!

Pedro Sales disse...

Caro Nuno,

Bastava que o ministro não contorcesse os números para evitar reconhecer o óbvio: o desemprego está a aumentar. Nem vale a pena lembrar que o actual primeiro-ministro, na campanha eleitoral, disse que um desemprego de 7% era "a marca de uma governação falhada". Agora, com os mesmos números do Eusostat, já vai nos 8,3%.

Quanto à solução, como é óvio, não tenho nenhuma varinha mágica e até entendo que o governo também não. Uma solução é a requalificação das pessoas, claro. Não é fácil, até porque a economia não está para aí muito virada - a maioria dos empresários continua a preferir o modelo baixo salário para os trabalhadores-lucro para espatifar em carros de luxo -, não apostando na inovação e sentido de risco.

busilis disse...

Esta magia com os numeros vai permitir ao socas afirmar que a promessa dos 150000 postos de trabalho,foi cumprida.

Samir Machel disse...

Pode-se não ter varinha mágica, mas condenar as acções ditas requalificantes e que tantas vezes são apenas formas de retirar as pessoas do número oficial de desempregados e distribuir uns fundos europeus...

Um governo dito socialista que parece ter dificuldade na conciliação da política do marketing com a (eventual) política de emprego.

samuel disse...

Caro Nuno (com licença dos donos da casa)

E desde quando para se poder dizer que um ovo está podre é obrigatório ser capaz de pôr um ovo fresco?
Também não tenho, infelizmente, uma solução, mas para melhorar o clima em que o país enfrenta o problema, seria uma grande ajuda os nossos queridos governantes não fazerem malabarismos baratos com os números, darem melhores exemplos e sobretudo não mentirem tão descaradamente... entre outras coisas.

busilis disse...

Serà isto o tal "ingês tècnico"?

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜