20 novembro, 2007

Taxas imoderadas

(clique na imagem para aumentar)
O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, tem vindo a avisar os seus pacientes de que só serão atendidos se não tiverem "taxas moderadoras em dívida". Esta medida, claramente ilegal, persiste vai para um ano sem que o Governo tenha agido. A assumpção de que uma pessoa pode deixar de ser atendida, e não receber o tratamento médico necessário, porque tem em dívida uma taxa - que, legalmente, só tem efeitos "moderadores" - é inaceitável. E própria de um sistema em que vê encara os doentes como clientes e não como cidadãos.

8 comments:

dr maybe disse...

perdoa-lhes filho que eles não sabem o que fazem.
a mim uma vez na segurança social, depois de ter dito que ia tratar do cartão europeu de saúde, perguntaram-me "e tem as suas contribuições todas em dia?". deviam investir aqueles fundos da CEE para formação e fazerem uma sessão de um dia com todos os funcionários a escreverem cem vezes num quadro - "a saúde é um direito constitucional e não condicional. a saúde é um direito constitucional e não condicional. a saúde é um direito constitucional e não condicional. a saúde é um direito constitucional e não condicional. a saúde é um direito constitucional e não condicional (...)"

Filipe Tourais disse...

Lembrou-me uma que me contou uma amiga americana. Na Florida, quem fique em dívida com o hospital, esteja a morrer ou não, não é atendido. O sistema que os americanos não querem é o modelo desejado entre nós, não é? O exemplo está em linha com esses desejos.

O Barco de Sinbad disse...

Desculpe Dr Maybe, mas tem é de mandar o ministro Vieira da Silva escrever a frase e não os funcionários, que são paus mandados

Anónimo disse...

Ó Pedro (e Dr. Maybe), é que nem por acaso já fui a um centro de saúde onde a senhora da entrada (passo a misoginia) se recusou a atender-me sem cartão de utente, que era ali que fazia, mas que eram precisos não sei quantos papéis nomeadamente um comprovativo de pagamentos à segurança social...

– Ai é estudante? Tem de trazer um comprovativo.

– Não sou.

– Ai é desempregado? Tem de trazer um comprovativo.

– ...

– Então se calhar pode ir ali abaixo à CUF.

Devo pedir um comprovativo à PSP em como sou dealer, por exemplo?

Metralhinha disse...

Qual o espanto?
Será que ainda não compreenderam que já não há cidadãos mas somente utentes e contribuintes?

Anónimo disse...

Da experiencia que tenho de hospitais públicos nunca tal advertencia me foi feita,por vezes até depois de ser atendida é que a minha familia ia fazer o registo da doente.Os dirigentes desse hospital não seram como a Sra. da Dren,mais papista que o papa?

Karl Macx disse...

Um dia, numa lápide qualquer há-de estar escrito:

"Aqui Jaz Fulano de Tal

Morreu com uma unha encravada porque tinha taxas moderadoras em dívida;"

seguido de:

"Por decisão de um Colectivo de Juizes e de uma Junta Médica, fica avisado o Sr. Fulano de Tal de que lhe foi retirada a condição de Defunto, pelo que terá de se apresentar no prazo de 5 dias úteis no Hospital mais próximo para pagamento da dívida, sob pena de coima agravada e penhora de urna funerária..."

Ant.º das Neves Castanho disse...

É verdade. A falta de pagamentos ao Estado, das taxas moderadoras, dos impostos, das multas ou das contribuições para a segurança social, deveria ser investigada e punida com muito maior rapidez e não estar à espera que uma pessoa adoeça...


Afinal, roubar o Estado é, ou não é, roubar o Povo?