12 dezembro, 2007

Debate à Esquerda 2: Que Perguntas?

A diferença entre as esquerdas não está só nas respostas diferentes que apresentam. Com efeito, as divergências começam desde logo a nível das perguntas se fazem ou que se deixam de fazer. Por isso aliás o debate à esquerda é duplamente controverso e por isso parece ser tão “trabalhoso” para todos os que nele entram. É que enquanto uns perguntam como o salário pode ganhar terreno à mais-valia, outros perguntam como o tempo sem trabalho pode ganhar terreno ao tempo de trabalho; enquanto uns perguntam como organizar um sistema universal, outros perguntam como recomunizar o público; enquanto uns perguntam como pode o Estado ganhar terreno ao Mercado, outros perguntam como ganhar terreno ao Mercado e ao Estado.
Mas há mais. É que para além das diferentes repostas que damos e das diferentes perguntas que fazemos, temos também modos diferentes de relacionar pergunta e resposta... se virmos bem, no debate à esquerda uma das principais divergências diz respeito ao modo de se articular pergunta e resposta. Enquanto a uns só interessa fazer as perguntas para às quais têm resposta, a outros só interessa fazer perguntas para as quais ainda não têm resposta. Enquanto para uns fazer perguntas é fazer perguntas para que se tem resposta e resulta um simples delírio fazer-se perguntas para que não se tem resposta, para outros fazer perguntas para que se tem resposta é dar respostas e não fazer perguntas. Isto não significa que estes últimos – nos quais me incluo, como já terá dado para perceber – se dêem por satisfeitos com o facto de fazerem perguntas para as quais não têm respostas. Significa, isso sim, que apostam na ideia de fazer as perguntas cujas respostas querem encontrar mesmo que não tenham a garantia de o conseguir.
Tratar-se-á aqui de uma simples questão de querença? Na verdade trata-se de uma querença que é indissociável da convicção de que é possível encontrar tais respostas. Quais são as condições que definem esta possibilidade? A primeira condição é entendermos que qualquer idealismo declarado tem consistência material – é imagem e é pedra – e que essa consistência material se pronuncia a montante e a jusante da própria declaração idealista. A título de exemplo, diríamos que quando Marx e Engels declararam que o espectro do comunismo pairava sobre a Europa, havia então um contexto material a facilitar a germinação de um tal “delírio” (Engels escreveria mais tarde, abusando da sorte, que o grau de industrialização de um país se poderia medir pelo número de exemplares vendidos do Manifesto Comunista); e diríamos também que, depois de uma tal declaração, passaram a existir novos contextos materiais.
A segunda condição é a certeza de que “realismo político” não é algo indiferente ao lugar de onde o calculamos, se “a partir de cima” ou se “a partir de baixo”. A este propósito, é sempre sugestivo o episódio proposto pelo historiador José Mattoso. Algures entre finais do século XIX e inícios do século XX, um rei português passeia com o seu iate, encontra uns pescadores numa pequena embarcação que deambula ao longo da costa atlântica e, quando lhes pergunta se são portugueses, recebe como resposta qualquer coisa como isto: “não senhor, nós somos da Póvoa do Varzim”.
A terceira condição de construção de respostas políticas que inexistem e que são imprevistas no momento em que fazemos uma pergunta, e esta é a condição mais importante na medida em que supera os próprios termos em que definimos a primeira e a segunda condição, é o princípio de seguirmos um modo comunista – do comum – de produção política de perguntas e de respostas.
Mas isto fica para um próximo post, que por ora já se faz tarde.

16 comments:

Anónimo disse...

não tens que repetir a posta para reforçar o teu ponto...

Renato Carmo disse...

Segue uma eventual reposta em aberto no Peão.

Um abraço

Hugo disse...

Póvoa de Varzim

Joshua disse...

Zé Neves, esta cena té-té-té não está a funcionar. Há, nestas tuas postas, um grande bocejo tipo «importa-se de repetir, pf?!». E não é por falta de percebas. É mesmo seca.

Tens de render o Chávez no seu Pugrama de TV que o tipo está cansado!

Hugo Mendes disse...

"Enquanto para uns fazer perguntas é fazer perguntas para que se tem resposta e resulta um simples delírio fazer-se perguntas para que não se tem resposta, para outros fazer perguntas para que se tem resposta é dar respostas e não fazer perguntas."

Há um plano intermédio que obliteras. Podes fazer perguntas para as quais não tens respostas imediatas, mas para as quais PRETENDES VIR a ter uma resposta, e trabalhas, intelectual e empiricamente, e de forma metódica, recorrendo a instrumentos de analise da realidade, com esse fim em vista. Esse é o obecjtivo final, mas não está à mão, aqui, agora, neste instante. Se quiseres uma analogia, é como o cientista que pensa num, num primeiro momento, num conceito mesmo que não tenha naquele momento um indicador nem um dispositivo experimental para testar, em última análise, a utilidade do conceito. Há todo um processo de tradução do plano mais teórico ao mais empírico que dissolve a forma de pensar dicotómica.
Sem indicador ou dispositivo experimental, o conceito é especulação. É optimo para a reflexão intelectual, mas de utilidade nula na compreensão e - sobretudo - na intervenção eficaz e monitorizável sobre a realidade.

Não se trata por isso de uma questão de 'querença', ou de 'fé', ou que queiras chamar, mas de consciência absoluta de que se não trabalharmos metodicamente para encontrar as respostas empíricas concretas, outros o farão. E, tendo traduzido os conceitos em experiências, e por fim em votos, ganharão as eleições para aplicar essas respostas. Isto é, parece-me, um bocadinho indiferente a certas formas 'metafísicas' (sem ofensa) de colocar os problemas (que vejo reproduzidas neste post) para as quais eu simplesmente não vejo a utilidade para prática política, nem agora, nem no futuro (e convém não mandar para as calendas gregas as putativas respostas: agir com inteligência é urgente).
Mas confesso que tenho curiosidade de saber o qual é o "princípio de seguirmos um modo comunista – do comum – de produção política de perguntas e de respostas".

Hugo

Anónimo disse...

Olá,

Não estou acostumada a participar nestas andanças das caixas dos blogues - enquanto leitora ocasional até acho que este poderia ser mais um espaço público de virtualidades, mas na realidade é muitas vezes palco de demasiadas fulanizações e arbitrariedades, excesso de agressividade (pelo menos para a sensibilidade que me informa) que tolda logo qualquer troca fecunda de ideias, enfim, pouca margem de reflexão e debate, desde logo pela velocidade da coisa (e a velocidade é muito pouco democrática) - mas acho esta discussão muito interessante, até pelo que ela revela das formas como vamos pensando a política e a acção.

Podemos concordar ou não com os termos e conclusões do debate, mas esta proposta de pontos prévios parece-me relevante. E encontro aqui sobretudo questões epistemológicas - e não metafísicas - a propósito dos lugares de onde se fala, de concepções e modalidades de acesso ao real, de como podemos validar diferentes perspectivas e formas de conhecimento que são a um tempo teóricas e práticas.

E as concepções que temos do que é a política e da politicidade humana serão sempre, espero, matéria de interrogação e debate. Parece-me, no entanto, difícil deixar fora deste tabuleiro a dimensão de "querença" e de vontade quando falamos de acção política. O sentido do que queremos e desejamos, consciente ou inconscientemente, é que pode divergir. E isto merece certamente reflexão e clarificação.

Ainda sobre a agressividade aqui nestes espaços, um exercício que podemos fazer quando escrevemos é imaginar que temos o interlocutor à nossa frente e estamos a ver a expressão (cúmplice, discordante ou irada), o sorriso (trocista, afável, divertido) o ar (de espanto, de indiferença, de dúvida), o olhar (atento, distraído, sonolento). Só podemos imaginar, claro, porque não temos interlocutor à nossa frente. Há coisas que acabam por ser ditas que nunca o seriam da mesma forma numa conversa presencial, porque aí conta muito a expressividade corporal, o tom de voz, os gestos que enquadram o sentido e a intenção do que se diz.

E assim sempre se reservava melhor o impulso necessário à construção de qualquer obra.

isabel

Anónimo disse...

tibia money tibia gold tibia item runescape accounts buy runescape accounts runescape money runescape gold runescape gp runescape power leveling runescape powerleveling cheap rs2 powerleveling runescape equipment buy rs equipment runescape runes cheap rs2 runes runescape logs cheap rs2 logs runescape items buy runescape items runescape quest point rs2 quest point cheap runescape questpoint runescape gold runescape items runescape power leveling runescape money runescape gold buy runescape gold buy runescape money runescape items runescape accounts runescape gp runescape accounts runescape money runescape power leveling runescape powerleveling tibia gold dofus kamas buy dofus kamas wow power leveling wow powerleveling runescape questpoint rs2 questpoint Warcraft PowerLeveling Warcraft Power Leveling World of Warcraft PowerLeveling World of Warcraft Power Leveling Hellgate money Hellgate gold buy runescape logs buy rs2 items cheap runescape items Hellgate London gold Guild Wars Gold buy Guild Wars Gold runescape items rs2 accounts cheap rs2 equipments lotro gold buy lotro gold buy runescape money buy runescape gold buy runescape runes lotro gold buy lotro gold runescape money runescape gold cheap rs2 powerleveling eve isk eve online isk buy runescape power leveling rs2 power leveling tibia gold tibia item runescape accounts Fiesta Silver Fiesta Gold SilkRoad Gold buy SilkRoad Gold Scions of Fate Gold Hellgate Palladium Hellgate London Palladium SOF Gold Age Of Conan Gold AOC Gold ArchLord gold tibia money tibia gold runescape accounts runescape gold cheap rs2 powerleveling buy ArchLord gold DDO Plat Dungeons and Dragons Online Plat

Anónimo disse...

BEIJING, Nov. 19, according to Xinhua Taiwan's "Today" reported that Chen Shui-bian's four-day fasting guard for medical treatment, including the Oriental Hospital and the Panchiao to spend a wow power leveling total of nearly 20,000 yuan (NT, the same below) medical wow powerleveling expenses, as His health insurance card to stay in Taipei Detention Center, must first serve their own expense, the medical expenses from his detention in custody of the gold deduction, but Chen Shui-bian's custody, only 16,000 yuan deposit, the deduction is not enough, said the detention center, not wow gold part of the Will be asked to make up for the families or lawyers.

1 At about noon today, Chen Shui-bian ambulance ride to live for three days to leave the county medical Panchiao District Court, although power leveling the people left, but still have to pay money, including an ambulance referral to spend 800 yuan, into the ring adhere to the intensive care unit Fasting only saline water and glucose, a day to spend about 1500 yuan, plus medical expenses, hospital fees, in Panchiao powerleveling hospital guard spent a total of three million yuan.

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of dofus kamas, very cheap kamas, and the more cheap kamas. If you have to buy dofus kamas, please come to our company, we can give you the best dofus gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of eve isk , very cheap eve online isk , and the more cheap eve isk . If you have to buy isk , please come to our company, we can give you the best gold and best service to buy eve online isk .

Welcome to our company which sells all kinds of cabal online alz, very cheap cabal alz, and the more cheap cabal gold. If you have to buy cabal alz, please come to our company, we can give you the best cabal money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of holic gold, very cheap holic money, and the more cheap holic gold. If you have to buy some holic online gold, please come to our company, we can give you the best holic online money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of maple mesos, very cheap mesos, and the more cheap mesos. If you have to buy some maplestory mesos, please come to our company, we can give you the best maple story mesos and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of Sword of the New World Vis, very cheap Sword of the New World Gold, and the more cheap snw vis. If you have to buy vis, please come to our company, we can give you the best Sword of the New World money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of FFXI Gil, very cheap FFXI gold, and the more cheap Final Fantasy XI Gold. If you have to buy FFXI Gil, please come to our company, we can give you the best Final Fantasy XI gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of ro zeny, very cheap ragnarok zeny, and the more cheap zeny. If you have to buy some iro zeny, please come to our company, we can give you the best ragnarok online zeny and best service.

Anónimo disse...

The game gives me a lot of happy,and when i miss the 2moons dil i will go to play it,so I often go to earn the 2moons gold.Sometimes my friends will give some 2moon dil. I began to no longer satisfy with the present equipment, so I have to find a friend, a friend gave me a thing.I would not go to buy 2moons dil,i like the game very much.If you want to play it,join us and then cheap 2moons gold.Please do not hesitate to play the game.

Anónimo disse...

It is the Rose zuly which make me very happy these days,
my brother says rose zulie is his favorite games gold he likes,
he usually buy some rose online zuly to start his game most of the time he will win the rose online zulie back and give me some Arua ROSE zuly to play the game.

Anónimo disse...

I always heard something from my neighbor that he sometimes goes to the internet bar to play the game which will use him some Entropiauniverse ped,he usually can win a lot of Entropia Universe Gold

,then he let his friends all have some Entropia Universe Money,his friends thank him very much for introducing them the cheap Entropiauniverse ped,they usually Buy Entropia Universe Gold together.

Anónimo disse...

Once I played Anarchy, I did not know how to get strong, someone told me that you must have Archlord gold. He gave me some Archlord money, he said that I could buy Archlord gold, but I did not have money, then I played it all my spare time. From then on, I got some archlord online Gold, if I did not continue to play it, I can sell cheap Archlord gold to anyone who want.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜

virstock.com disse...

Dofus Kamas|Prix Moins Cher Dofus Kamas|Kamas par allopass|Dofus kamas audiotel|Dofus kamas par telephone sur Virstock.com

Meilleur prix dofus kamas stock de dofus kamas

Prix moins cher dofus kamas
vente dofus kamas sur www.virstock.com

Kamas par allopass sur dofus kamas

Dofus kamas par telephone sur dofus kamas

Dofus kamas audiotel sur dofus kamas

http://www.virstock.com/jsp/comments.jsp dofus kamas vente

Le meilleur Blog sur Dofus Kamas MMORPG,trouver des astuces dofus kamas surdofus kamas

http://www.virstock.com