10 dezembro, 2007

Foi um sucesso pá, não foi?

A mensagem vem repetida, a uma só voz, em toda a imprensa portuguesa. A cimeira Europa-África foi um sucesso alterando o paradigma das relações entre os dois continentes. Doravante partilhamos a “mesma agenda”. Que sentido tem isto? Como é que o continente onde se encontra a maioria dos países mais miseráveis do mundo pode ter a mesma agenda do bloco comercial mais poderoso do planeta? Qual é a agenda comum entre um operário qualificado alemão e um trabalhador agrícola moçambicano, que passa quase toda a sua a vida sem sair do latifúndio onde trabalha? E entre a economia francesa e do Chade. A "mesma agenda" não passa de um eufemismo para a liberalização e desregulação dos mercados. Foi esse o caminho para o desenvolvimento que a Europa propôs a África. Não deixa de ser irónico que os líderes de um gigante agrícola altamente subsidiado, fechado e regulado se dirijam, paternalistamente, para os países pobres ou em vias de desenvolvimento e exijam a abertura total e desregulação do seu mercado como condição para o seu interesse. O que é bom para nós nos desenvolvermos e tornarmos ricos não serve para vocês. Nós temos a receita. É o liberalismo assimétrico no seu esplendor

Que tenha sido um dos poucos líderes decentes a bater com a porta, o presidente do Senegal, ou a principal potência industrial, a África do Sul, a dizer que os acordos de parceria economia não servem é sintomático. Parece que alguns ditadores provocam dores de cabeça a Gordon Brown e demais líderes europeus. Passam a vida a falar de bom governo e governança enquanto as empresas europeias florescem com acordos leoninos assinados às claras com as piores tiranias. Mas, como sempre, as dores de cabeça e os embaraços que contam ainda têm lugar com a autonomia que só a democracia permite.

23 comments:

O-Lidador disse...

"um trabalhador agrícola moçambicano, que passa quase toda a sua a vida sem sair do latifúndio onde trabalha"

Latifundio?

Mas o meu amigo já algum dia esteve em Moçambique?
O trabalhador agrícola moçambicano, é regra geral uma trabalhadora, de filho às costas, que planta milho para consumo próprio.
Tomaram, elas e eles, que lá aparecesse alguém com um latifúndio e que lhes desse um trabalho que não os deixase à mercê da fome, se não chove, se vem bicho, se lhe roubam, etc.

Vá lá ver homem de Deus e fale depois, que isto de largar postas de barriga cheia, só lhe aprofunda o ridículo.
Latifundio em Moçambique?
Mas você ignora que não há em Moçambique terras privadas?
É tudo do Estado, minha alminha tonta...e o estado empresta por prazos curtos.
Chiça!

Pedro Sales disse...

O-lidador,

Deduzo então que a plantação agrícola, para fins não alimentares, que a Galp está a arranjar em Moçambique é um minifúndio de 50 mil hectares.

O exemplo que dei foi dado no outro dia numa reportagem da TSF. Se é verdade ou não não sei. Mas pareceu-me muito convincente.

O-Lidador disse...

É...parece-nos sempre convicente aquilo em que já acreditamos à partida.
Como deduzi, o meu amigo polinizou pelo ouvido.

Aqui este seu amigo não gosta de invocar o argumento da autoridade, mas neste caso até pode.
Estive lá há 5 anos, a trabalhar durante um ano em Cahora Bassa, e sei qual o estilo de vida da generalidade das pessoas.
Eu pagava aos meus trabalhadores cerca de 1,5 milhões de meticais, uma miséria pelos nossos padrões, mas um luxo pelos padrões da lá.
Um professor ganhava menos do que isso.
E cada vez que abria um recrutamento, apareciam literalmente milhares de pessoas, em busca de um salário.

Você não sabe mesmo do que fala...

JV disse...

Eu trabalhei oito anos em Moçambique : provincia de Niassa ( Lichinga) , Quelimane e Maputo. O que o lidador diz é verdade. Mas não belisca 1mm sequer a qualidade do post. O Post está mesmo muito bom.

Anónimo disse...

"Tomaram, elas e eles (moçambican@s), que lá aparecesse alguém com um latifúndio e que lhes desse um trabalho que não os deixase à mercê da fome, se não chove, se vem bicho, se lhe roubam"

o-lidador


O alcunhado "O Lidador" (Gonçalo Mendes da Maia) foi um dos conquistadores do Alentejo aos Mouros.


No Séc. XXI este seu homónimo é capaz desta brilhante tirada sobre os benefícios da existência de latifundiários.


Diz que conhece bem Moçambique.



Mas pelos vistos já esqueceu tudo sobre o Alentejo: nos tempos (não tão longínquos assim) dos velhos latifundiários, os trabalhadores agrícolas, de facto, FICAVAM COMPLETAMENTE À MERCÊ DA FOME quando chovia.


Tomara o-lidador que esses tempos nunca mais voltem, nem cá nem em Moçambique. A revolta subsequente já não seria tão benigna como foi a de 74-75...

O-Lidador disse...

Caro anónimo,não diga asneiras.
Se quer um exemplo das consequências do fim dos "latifúndios", ponha os olhos logo ali ao lado, no país do Sr Mugabe.
Há 20 anos, enormes latifúndios, a produzir mais milho do que a Africa consumia. Fartura que era um louva a Deus.
Latifundiários fora e fominha de colar barriga.
(por acaso tb lá passei no período aureo da "reforma agrária", em 2001)

Se quer mais exemplos, olhe, nos EUA, apenas 2% da população trabalha na agricultura...e o pop corn não só não falta nos cinemas, como vai milho americano para....o Zimbabwe e Moçambique, veja lá.

Quanto à "Revolução", deixe-se de mitos. O 25 de Abril não foi da autoria de nenhum "revolucionário" da treta. Foram meia dúzia de capitães do QP, que estavam chateados por serem intercaçados com oficiais que não haviam passado pela Academia Militar.

Não foi essa a história que lhe contaram, é verdade, mas foi exactamente isso que se passou.
E, se quer a minha opinião, ainda bem!

Virgilio disse...

Caro Senhor,

Deixando de fora as palhaçadas dos políticos, se o conselho europeu foi o que interpretou, então é válido e muito mais eficaz que qualquer outro. No entanto, para que seja aplicável e para que existam mercados essas coutadas têm de:
1. Garantir condições de competição (o que significa garantir justiça, direitos de propriedade e livre acesso aos mercados.
2. Resolver os problemas de governação que têm - encontram-se cheios de cleptocratas, que tal como cá não têm vida fora da política.
3. Tudo o resto é folclore para o flash e para a tv

No entanto, eu não creio que seja esse o resultado desta cimeira. Aquilo que acredito é que a Europa tenta competir com a China e com os EUA por influência na região, que vai contribuir ainda mais para a manutenção dos ditos cleptocratas no poder. A solução do problema africano tem de partir de dentro e não é com dinheiro europeu, americano ou chinês que se vai resolver como ficou provado pelas imensas quantias que já lá foram gastas nos últimos 40 anos.

Quanto ao proteccionismo da Europa... só prejudica o europeu.

Pedro Sales disse...

Vírgilio,

Não, o proteccionismo da Europa não prejudica só o europeu. Prejudica todos aqueles que, querendo competir e vender os seus produtos, são impedidos de entrar num mercado artificialmente "fechado". O problema da cimeira é esse. Os mesmos que são proteccionistas dentro de muros exigem que os mais fracos, e com menor capacidade de resistência, abram os e desregulem os seus mercados sem nenhuma compensação por isso, a não ser a promessa de que o comércio vai beneficiar as suas economias.

Virgilio disse...

Caro Senhor Sales,

Concordo consigo na parte em que as barreiras ao comércio prejudicam o crescimento económico.

Com mercados regulados ou não, quem vende e produz tem de o fazer para o mercado. Se um dos mercados está fechado ou tem barreiras, então alteram-se os termos de troca e produzem-se produtos diferentes, num mix imperfeito.
O proteccionismo pode no muito curto prazo proteger um mercado, mas tal não é justificação suficiente para o caos económico em que se encontra o continente Africano.

Veja o acordo multifibras, a europa negociou há 20 anos com a china a liberalização do mercado. No dia que abriu a indústria têxtil europeia desapareceu e os europeus perceberam que durante 20 anos estiveram a pagar mais que aquilo que deviam por um determinado tipo de bens. Dito por outras palavras, o proteccionismo servia para que existisse uma transferência da sociedade como um todo (consumidores) para os fabricantes de texteis. A PAC é outro exemplo... no longo prazo é sempre o contribuinte que paga.

Eu creio que se as barreiras às importações alimentares não existissem na Europa estariamos todos a consumir frescos espanhóis e cereais americanos. Não vejo que os africanos, com excepção da África do Sul, pudessem ter uma palavra a dizer nesse comércio, como não têm nos outros. Não basta ter clima, é necessário ter estruturas de distribuição e acesso aos mercados.

JPT disse...

o comentador JV já o disse - a estrutura agrária moçambicana maioritária não comporta latifúndios, a esmagadora maioria da população rural vive explorando pequenas explorações familiares. Algumas tendências para a privatização da terra conduzem a algumas explorações médias (e até a alguns, poucos, grandes projectos como o referido) mas a figura do operário agrícola é algo praticamente inexistente.

com tudo isto essa nota desajustada À realidade socio-económica moçambicana (por desconhecimento, natural) não fere em nada a justeza do texto. Cristalina.

JPT disse...

já agora, o problema das barreiras proteccionistas na Europa liberal é que não permitem a criação das estruturas de comercialização e distribuição, nem apelam ao investimento financeiro e tecnológico (pois não será a actual estrutura produtiva e distributiva que acederá em massa ao mercado europeu)

Por outro, será essa abertura que impelirá aos tais "latifúndios" À expropriação, aos sem-terra, reforçando a urbanização forçada.

Virgilio disse...

A estrutura de exploração de terra será a mais adequada ao desenvolvimento desses países e dos respectivos mercados.
Se são latifúndios ou minifúndios logo se verá. Quem tem fome não está preocupado com dialécticas sem sentido.
Já agora... onde é que os minifúndios são rentáveis?
Nós europeus somos mesmo maus; fechamos as nossas portas e não permitimos que um continente tenha estruturas produtivas e distributivas!
Não acha que um continente com 750 milhões de habitantes tem a dimensão para criar um mercado interno?
Crê que empresas inexistentes, incapazes de sobreviverem num mercado pouco sofisticado, seriam capazes de sobreviver num mercado sofisticado como o Europeu? Eu acredito na competição e não defendo a manutenção de barreiras ou a PAC, que é uma forma de tornar a vida mais cara aos europeus. No entanto, não creio que os grandes prejudicados por estas políticas sejam os africanos. Se assim fosse, têm agora uma oportunidade de provar que estou errado: a procura de produtos agricolas e de matérias primas está a fazer subir os preços. Os biocombustíveis fizeram disparar o preço da terra arável nos EUA, no Brasil e no mundo ocidental de forma generalizada. Se África tem potencial de produção agricola (que tem) e se o problema se deve apenas a barreiras, então agora está resolvido...

Pedro Sales disse...

Virgílio,

"Não acha que um continente com 750 milhões de habitantes tem a dimensão para criar um mercado interno? "

Não é isso que a Europa pensa. Exige-lhe, nas parcerias económicas, que desarme o seu mercado, ao mesmo tempo que tem o seu bem protegido. É por isso que o liberalismo é assimétrico,

Virgilio disse...

Caro Senhor Sales,

Repito o que já disse: o proteccionismo europeu prejudica sobretudo os europeus. Prejudica também os seus parceiros comerciais e nesse sentido África.

Os 750 milhões são africanos... se abrirem o seu mercado ficarão melhor que se o protegerem, faça a Europa o que fizer. Pode não acreditar no que eu digo, mas isso é completamente indiferente pois mercado funciona mesmo que não se acredite nele.

Anónimo disse...

tibia money tibia gold tibia item runescape accounts buy runescape accounts runescape money runescape gold runescape gp runescape power leveling runescape powerleveling cheap rs2 powerleveling runescape equipment buy rs equipment runescape runes cheap rs2 runes runescape logs cheap rs2 logs runescape items buy runescape items runescape quest point rs2 quest point cheap runescape questpoint runescape gold runescape items runescape power leveling runescape money runescape gold buy runescape gold buy runescape money runescape items runescape accounts runescape gp runescape accounts runescape money runescape power leveling runescape powerleveling tibia gold dofus kamas buy dofus kamas wow power leveling wow powerleveling runescape questpoint rs2 questpoint Warcraft PowerLeveling Warcraft Power Leveling World of Warcraft PowerLeveling World of Warcraft Power Leveling Hellgate money Hellgate gold buy runescape logs buy rs2 items cheap runescape items Hellgate London gold Guild Wars Gold buy Guild Wars Gold runescape items rs2 accounts cheap rs2 equipments lotro gold buy lotro gold buy runescape money buy runescape gold buy runescape runes lotro gold buy lotro gold runescape money runescape gold cheap rs2 powerleveling eve isk eve online isk buy runescape power leveling rs2 power leveling tibia gold tibia item runescape accounts Fiesta Silver Fiesta Gold SilkRoad Gold buy SilkRoad Gold Scions of Fate Gold Hellgate Palladium Hellgate London Palladium SOF Gold Age Of Conan Gold AOC Gold ArchLord gold tibia money tibia gold runescape accounts runescape gold cheap rs2 powerleveling buy ArchLord gold DDO Plat Dungeons and Dragons Online Plat

Anónimo disse...

Welcome to our company which sells all kinds of dofus kamas, very cheap kamas, and the more cheap kamas. If you have to buy dofus kamas, please come to our company, we can give you the best dofus gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of eve isk , very cheap eve online isk , and the more cheap eve isk . If you have to buy isk , please come to our company, we can give you the best gold and best service to buy eve online isk .

Welcome to our company which sells all kinds of cabal online alz, very cheap cabal alz, and the more cheap cabal gold. If you have to buy cabal alz, please come to our company, we can give you the best cabal money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of holic gold, very cheap holic money, and the more cheap holic gold. If you have to buy some holic online gold, please come to our company, we can give you the best holic online money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of maple mesos, very cheap mesos, and the more cheap mesos. If you have to buy some maplestory mesos, please come to our company, we can give you the best maple story mesos and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of Sword of the New World Vis, very cheap Sword of the New World Gold, and the more cheap snw vis. If you have to buy vis, please come to our company, we can give you the best Sword of the New World money and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of FFXI Gil, very cheap FFXI gold, and the more cheap Final Fantasy XI Gold. If you have to buy FFXI Gil, please come to our company, we can give you the best Final Fantasy XI gold and best service.

Welcome to our company which sells all kinds of ro zeny, very cheap ragnarok zeny, and the more cheap zeny. If you have to buy some iro zeny, please come to our company, we can give you the best ragnarok online zeny and best service.

Anónimo disse...

I like to earn the World of Warcraft Gold very much, I want to have a lot of warcraft gold in the game, and i often go to play the game to earn the wow gold,i do not satisfy the old equipment and so i have to buy wow gold to buy the new equipment to make me strong. If i am very strong in the game i can get some cheap wow gold as the rewards in the game. So i like the game very much.

Anónimo disse...

When you have Tibia Gold, you will become strong. With Tibia coins, you can upgrade and admire by others. You can use Tibia money to start the journey of the world. So, do not hesitate, let us move to buy tibia gp, and then you can get a lot of Tibia Platinum.

Anónimo disse...

I am so happy to get some Perfect World Gold and the Perfect World Silver is given by my close friend who tells me that the Perfect World money is the basis to enter into the game.
Therefore, I should Buy Perfect World Gold with the spare money.
I gain some pw Gold from other players.
Then I share the cheap Perfect World Gold with my friends.

Anónimo disse...

I am so happy to get some Archlord gold and the Archlord money is given by my close friend

who tells me that the archlord online Gold is the basis to enter into the game. Therefore, I should buy Archlord gold with the spare money and I gain some cheap Archlord gold from other players.

Anónimo disse...

Once I played angels, I did not know how to get strong, someone told me that you must have angels gold. He gave me some angels online gold, he said that I could buy angels gold, but I did not have money, then I played it all my spare time. From then on, I got some cheap angels online gold.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜