02 dezembro, 2007

Os Assessores do Ministério

Pela calada da caixa de comentários deste post, um assessor ministerial escreveu todo um tratado de boas maneiras a meu respeito e, pelo meio, ainda colocou uma questão importante em debate: democracia-escala-economia. Por ora deixo de lado a questão importante – voltarei a ela quando arranjar um tempinho para responder a este outro post – e vou ao encontro das bocas do Hugo Mendes. Antes porém, e para desdramatizar, convém dizer que as bocas do Hugo Mendes não configuram um ataque dirigido especialmente contra mim. Um outro qualquer Hugo poderia mandá-las a um outro qualquer Zé. E, apesar da análise psicanalítica a que o Hugo Mendes me submete se querer muito perspicaz – e é verdade que para esse efeito é sempre tentador comentarmos as práticas masturbatórias alheias - a nossa relação pessoal é praticamente inexistente: eu e o Hugo Mendes cruzámo-nos algumas vezes no ISCTE, partilhando alguns amigos dessa época em que pc’s e outros lutavam contra propinas e praxes e o Hugo passava o seu tempo livre em amena cavaqueira nuns frugais piqueniques que juntavam três ou quatro jovens intelectuais socialistas.
Na realidade, as bocas do Hugo limitam-se a fazer de mim um caso exemplar de “pessoas que vivem a sua existência numa bolha ideológica e política”.
Esta tentativa de realojar numa bolha aqueles que apresentam ideias políticas de que não gostamos, mesmo se revela o Jorge Coelho que pode haver em cada assessor ministerial, não é um exclusivo socialista. Raro é aquele que se representa como a personificação do poder e que não usa o expediente da “bolha”; não ofende quem quer, ofende quem pode, diz um provérbio que tem um alcance tantas vezes insuspeito. E a verdade é que o Hugo pode, porque o Hugo está na mó-de-cima, ali de onde fala em nome do interesse de todos; ali de onde lhe parece infantil, ineficiente, preguiçoso ou poluído tudo aquilo que seja desviante da lógica que funda o seu próprio discurso; ali de onde, em jeito muito higiénico, o Hugo pode argumentar “la réalité c’est moi” e logo concluir que os outros vivem desligados da realidade.
Trata-se aqui, bem vistas as coisas, de um mesmo argumento de sempre; do argumento dos deputados do Estado Novo quando atacam os militantes comunistas, do argumento do primeiro-ministro quando ataca os partidos da oposição, do argumento de Luís Felipe Menezes quando ataca José Pacheco Pereira, do argumento do José Pacheco Pereira de hoje quando ridiculariza o José Pacheco Pereira dos anos 70, do argumento dos dirigentes comunistas contra os militantes da extrema-esquerda, do argumento dos dirigentes da extrema-esquerda contra os anarquistas, ou, por fim, do meu argumento quando no início deste post demagogicamente contrapus a minha figura de estudante-militante-associativo à figura de estudante-intelectual-académico do Hugo Mendes.
Mas, e justiça seja feita, nem todos os que recorrem a este gesto conseguem atalhar tão abruptamente caminho como o Hugo Mendes. Na verdade, diz o Hugo que nós - eu, tu, ele, o Louçã, o Jerónimo, o Negri, a esquerda francesa, o Maio de 68 e, também, a direita e os direitolas - somos uma minoria: “as pessoas são muito menos politizadas que os 3, 4, 5% da população (estimando isto por cima), que vive, que 'respira' política (à esquerda e à direita)”. Ou seja, segundo a perícia sociológica do Hugo, é só fazer as contas e nem vale a pena estrebucharmos quanto ao futuro: é que o Hugo também nos diz que as pessoas da bolha “são - e a sociologia serve para alguma coisa, serão no futuro - uma minoria”. Perante isto, que dizer? Reconhecer que finalmente percebemos que as ideias da malta da bolha já não têm qualquer “futuro histórico”? Dizer que, nas mãos do assessor, a sociologia se torna uma ciência semi-oculta, situada a meio caminho entre a futurologia e a demografia, entre Maya e Malthus? Ou perguntar se há assim tanto e tão pouco para fazer no ministério que o assessor se dedique a escrever 12 mil caracteres de texto sobre uns animais que estão em vias de extinção?
É claro que o Hugo Mendes explica porque somos e seremos uma simples bolha. É que o povo, diz ele, não quer saber de outra política que não as muito institucionais políticas públicas “exequíveis” e “concretas”, isto é, as políticas que o Hugo Mendes analisa e planeia para alegria geral da nação; o povo está-se a borrifar para a democracia constituinte, quer mas é ler todos os dias o Diário da República onde já se nota o dedo do Hugo Mendes e dos seus companheiros. O povo está à espera do Hugo Mendes e o Hugo Mendes espera que o povo espere por ele e é justamente por isso que a rua sindical, essa bolha de milhares de manifestantes que não esperam pelas medidas progressistas do jovem Hugo, tanto incomoda à ordem dos assessores ministeriais.
A Ordem dos Assessores Ministeriais define-se pelo facto dos seus membros não viverem em nenhuma bolha, esse lugar tremendo onde apenas se respira, come, bebe, defeca, urina e ejacula uma só coisa: ideologia. Mas se os assessores não querem viver na bolha, verdade é que também não querem viver onde mora o povo. E não querem por uma razão segundo eles muito óbvia. É que enquanto na bolha há politicidade a mais, no meio do povo falta politicidade e falta porque a malta do povo vive politicamente determinada pelos seus interesses materiais particulares. Se vivessem no meio do povo, se fossem povo, os nossos assessores ministeriais não poderiam determinar politicamente o que interessa e o que não interessa ao próprio povo.
Ou seja: como acham que política é fazer 15 flexões legislativas por dia e reunir três grupos de trabalho por semana, os nossos assessores excluem da polis todos os que não cumprem esta meta. Os que identificam como mais “politizados”, alojam-nos em bolhas; e o povo, a população, a gentalha, a maioria “despolitizada”, remetem-na a uma condição de excluída ou potencial excluída, colando-lhe uma imagem de vítima através da qual a desapropriam de qualquer poder constituinte. Sobram assim, na figura de donos da política, os homens da “linha justa”, uma linha tecnicamente aferida e traçada por eles próprios. O assessor – através dos discursos que escreve para o ministro – não é povo mas fala em nome da população, um entre outros conceitos através dos quais estes tecnocratas foram apagando qualquer carga de subjectividade política que ainda existisse no próprio conceito de povo. (Por isto também, quando alguém fala em nome do povo, os nossos assessores ministeriais logo se alvoroçam a acusar esse alguém de populismo). Com efeito, a população de que o gang da bolha vive desligado é a população que pulula no gabinete ministerial do Hugo Mendes! Um gabinete que, claro está, não é um gabinete-bolha … Qual quê! No gabinete do ministério são resmas de gente, toneladas de pessoas concretas, um odor a povo que tresanda, uma multidão arrumadinha sob categorias oficiais que engavetam cidadãos e cidadãos em dezenas e dezenas de quadros estatísticos, relatórios técnicos e discursos parlamentares.
Resumindo. O assessor do ministério não pode fazer parte dos 95, 96, 97% de “despolitizados” da população porque o assessor carrega sobre os seus ombros a responsabilidade histórica de aferir o que é e o que não é politicamente interessante para melhorar a "vidinha" dos “despolitizados” lá de baixo; e o assessor também não faz parte dos 3,4,5% de ideologicizados porque, tendo que tratar da "vidinha" dos acéfalos lá de baixo, o assessor não só não tem interesses materiais particulares como também não pode ter interesses ideológicos universais. Do alto do seu lugar de assessor ministerial, o Hugo Mendes tutela em vez de existir. Lembra aquele rapaz chatinho que faz de defesa nos jogos de futebol do bairro: sempre que tem um adversário pela frente, em lugar de o procurar desarmar, transforma-se automaticamente em fiscal-de-linha e desata a gritar fora-de-jogo, fora-de-jogo, fora-de-jogo!

ps: como referi, nada de pessoal. E como o Hugo Mendes até confessa que “se há pessoas com quem se tem gosto em conversar, é com esses apaixonados”, os que vivem nas bolhas, prometo que da próxima vez que o vir lhe pagarei um suminho com bolhas e tudo. Assim poderá o Hugo continuar a conviver nas “bolhas ideológicas e políticas” com a malta que se dedica à “masturbação ideológica”. E manter o sempre difícil compromisso entre deveres públicos e gostos privados.

21 comments:

Zèd disse...

"Perante isto, que dizer? Reconhecer que finalmente percebemos que as ideias da malta da bolha já não têm qualquer “futuro histórico”?"

Uma sugestão: Que tal começar por dar alguns argumentos concretos que demonstrem que afinal a malta da bolha TEM um "futuro histórico"? Ou pelo menos desmontar de forma racional e lógica essa estória da bolha? É que depois de ler este post percebe-se que o comentário do Hugo irritou muito o Zé Neves, não se percebe é porquê. Não se vislumbra no meio do ataque (que se não é pessoal imita muito bem...) carregado e ironias e sarcasmos, um argumento que demonstre que afinal aquilo que o Hugo disse está errado.

Zé Neves disse...

o hugo dividiu, refiro-o no post, o resto do mundo - o resto para além dele - em malta da bolha e cidadãos despolitizados, os primeiros 3-4% e os segundos 97-96%. Ele, Hugo, não está nos 100%. Está acima de todos nós a fazer contas. Isto é a estória da bolha. E eu, se recuso a figura da bolha, não vou com efeito explicar se ela tem ou não "futuro histórico". isso é preocupação de vanguardas e não deveria ser a preocupação de peões. digo eu.

Hugo Mendes disse...

Epá, ò Zé, tem calma, a sociologia é mazinha mas tu também não ias longe num exame de hermenêutica, porque capacidade de interpretação não (já não digo de encaixe) parece ser o teu forte :)
Eu ainda pertenço aos 100% - não sei o que leste no que escrevi que diga o contrário -, estou aqui para a discussão, e não para o insulto. Parece-me que ainda sabes traçar a distinção entre uma coisa e outra, e que o que escreveste não tem uma ideia sobre política - sobre o tal "futuro histórico", etc. - que seja. Já viste se eu começasse para aqui a dissertar sobre o teu percurso político e a mando de quem supostamente escreves? Chegávamos onde, do ponto de vista da discussão política? A resposta é óbvia: a lado nenhum que interesse. Pelo menos a lado nenhum que me interesse. Estou-me completamente a borrifar para as respostas a esse tipo de questões. Quando quiseres argumentar contra algumas das coisas que eu afirmei sobre as relações entre democracia e economia, ou sobre o impacto político real da "bolha política" - que é como as bruxas, elas existem - dos apaixonados ontologicamente por estas coisas -as tais minorias activas -, ou porque é que os partidos à esquerda da socia-democracia são tão pouco democráticos internamente, ou (...) , então conversamos.

Zé Neves disse...

hugo

peço desculpa, mas ainda me dirás onde é que eu te acuso de escreveres "a mando" de alguém. Eu associei a visão da política subjacente ao teu comentário à tua condição de assessor ministerial - e à posição de poder que isso significa - mas em momento algum disse que tu não acreditavas piamente, ou que o fazias por dinheiro ou por obediência, naquilo que defendias. Não acuses um toque que eu não te dei e que não te dei por vários motivos, entre eles a lisura e a convicção de que tu não és nem um "vendido" nem um "oportunista". Eu associei o teu tipo de crítica, por exemplo, ao mesmo tipo de crítica feita por dirigentes do PCP a militantes de extrema-esquerda e, convirás que eu não acho que eles sejam uns vendidos e uns oportunistas (como justamente acham vários militantes da extrema-esquerda...).

Quanto à ausência de ideias políticas no meu post... Ora aqui se manifesta de novo a nossa divergência radical. Eu entendo que a forma de pensar a política que presidia ao teu comentário - dividindo a malta entre a bolha e a condição de despolitizado - é merecedora de uma crítica e é ela que mais nos afasta. (mais do que qeustões de conteúdo).
Folgo agora em saber que afinal fazes parte dos 100% mas o teu comentário é todo construído sobre a divisão da malta em malta da bolha e gente normal.

Creio que o que temos aqui é uma diferença radical face à concepção da vida política e que, em lugar de a mistificarmos com ofensas tipo eu sou hermeneuticamente inapto e eu sou um tipo preguiçoso, pouco humilde e que se masturba intelectualmente, era melhor simplesmente assumir-la.

Se te melindrei com a boca dos piqueniques frugais, peço que repares que isso era uma caricatura que reconheci - no próprio post - ser demagógica, uma caricatura que aliás acompanhava outra caricatura, esta fazendo de mim um estereótipo de "homem-da-luta".

Hugo Mendes disse...

Zé,

Como calculas, não estou absolutamente nada preocupado com a questão dos piqueniques e bocas laterais. A coisa do hermeneuticamente inapto era uma brincadeira para ver se partia o gelo (acho que se percebe). Como todo o meu comment não era, parece-me óbvio, para ser lido como um ataque pessoal. Fizeste-o porque quiseste ou porque não conseguiste evitar. Como às tantas escreves no teu post: «Antes porém, e para desdramatizar, convém dizer que as bocas do Hugo Mendes não configuram um ataque dirigido especialmente contra mim. Um outro qualquer Hugo poderia mandá-las a um outro qualquer Zé». Nem mais. E a coisa "pessoal" teria ficado por aqui senão tivesses cedido à tentação do fogo-do-artifício basista e populista sobre o "Ministério" e o os "gabinetes". Acho que há um nível a partir do qual não vale a pena descer. Digo eu.

A única coisa - e, tenho para comigo, a única coisa séria que conta -, é que constato que tu não estás minimamente interessado em ir além de observações do tipo que temos "divergências radicais" e que há questões centrais que nos "afastam". Mas, bolas, isso nós já sabemos! Isso é o ponto zero do debate. O meu interesse é em discutir as questões em maior pormenor e não chover no molhado - isto é, que não pensamos da mesma forma. É por isso que estas discussões são tão frustrantes. Quando alguém avança um passo e apresenta um tema de discussão com questões quentes e difícieis (e, no comentario em causa, levantei questões difícieis para qualquer facção da esquerda; o meu intento era, entre outras coisas, problematizar), o outro procura imediatamente tirar completamente o tapete - inventando milhões de polémicas laterais que sabemos serem potencialmente infindáveis, com maior ou menor diplomacia - em vez de se continuar o tête-à-tête centrado na discussão dos temas agendados. Se eu sou o 'tecnocrata' e procuro discutir ideias e problemais para os quais nem sequer tenho resolução (so much for arrogance), esperava que tu - vou dispensar qualquer qualificativo, vou falhar de certeza, dado que não conheço o teu currículo político tão bem como tu pareces conhecer o meu - dissesses alguma coisa de concreto. Mas não: apenas a asserção "óbvia" que pensamos de forma "radicalmente diferente". Ora!

Mas suponho que as regras da discussão sejam, 99% das vezes estas: cada prega para os seus convertidos.
E aí no teu post cometes um erro sério, Zé: não sou que, qual fiscal de linha, te procuro colocar fora-de-jogo; és tu - e quando digo "tu", estou a assumir que és representativo de uma certa postura política, de novo procuro evitar o comentário pessoal - que te colocas fora-de-jogo, literalmente fora do jogo de discussão política sobre o que é exequível e desejável, e que ao contrário do pretendes imputar-me, não está fechado nem é ditado "por cima". Simplesmente, para estar dentro do jogo é preciso jogá-lo, é preciso de debater, pensar, avaliar, perceber de forma clara e não-dogmática o que é a política democrática numa sociedade como a nossa. E infelizmente, quando se está interessado apenas a pregar para os convertidos, torna-se dificil olhar certos problemas e questões de frente.


abraço
Hugo

Hugo Mendes disse...

Não quero entrar em esclarecimentos infindáveis, mas para explicar sucintamente o que quis dizer quando empreguei (recklessly, admito) a expressão "masturbação intelectual": é a exclusiva e circular reflexão ideológico-política sem qualquer impacto possível ou credível, actual ou futuro, na vida das pessoas que mais precisam dessa contribuição. Se Marx ressuscitasse e aparecesse por cá estes dias, chamar-lhe-ia a "pobreza de uma certa reflexão ideológico-política" (é sempre melhor citar Marx do fazer pseudo-análises psicanalíticas de vão de escada, eu sei :)). E diria que o objectivo dos intelectuais - e também os tecnocratas, se eu puder ser admitido neste círculo - é de tentar mudar o mundo, não reflectir sobre ele através de uma linguagem completamente distante das possibilidades concretas da mudar a vida das pessoas, e que por isso é, objectivamente, pouco mais do que irrelevante para o debate político presente e futuro.

Zèd disse...

Claro que a questão do futuro histórico não me interessa nada, já desmontar a estória da "bolha" é um debate que me parece potencialmente muito interessante para a esquerda. A suposta falta de realismo é uma acusação que o centro-esquerda faz frequentemente à esquerda da esquerda, fazendo passar a ideia de que essa esquerda é utopista. Vive dentro de uma bolha desligada de realidade. E é esta ideia que é preciso refutar, com argumentos (e este post não o faz).

Se se pode resumir o que disse o Hugo, no tal comentário no Peão, acho que é nesta citação:

"Pensar de forma clara significa, entre muitas outras coisas, perceber que as pessoas do mundo lá fora, pouco politizadas, mas que são cidadãos como nós, para além das pessoas que votam, não querem saber da democracia enquanto "movimento constituinte". No limite, isso são chavões, uma especie de "masturbação intelectual" SE não houver propostas concretas e exequíveis que traduzam esse discurso para políticas públicas específicas."

Não sei se concordo com o Hugo, é talvez circunstancial, depende das propostas concretas, das políticas em questão, e dos contextos. Seguramente que muitas vezes discordo. Mas o centro do debate deve ser nas propostas concretas, nas políticas, que a esquerda da esquerda tem para oferecer, e na demonstração de que são exequíveis. Isso sim, é um debate que interessa a este Peão.

Zé Neves disse...

caro hugo,

se já sabemos que partimos de ponto de vista radicalmente diferente, então não percebo porque insistes em colocar os debates no quadro das tuas próprias lógicas e só nesse quadro. Para ser conciso, e porque esta é uma questão que o Zed também pega, tomo uma coisa que ambos referiram. A questão da "exequibilidade" das políticas. Esta questão da "exequibilidade" merece várias observações mas por ora queria fazer apenas uma. A "exequibilidade" depende sempre somente do ponto de vista. Eu não apresento propostas políticas "exequíveis" SE com exequíveis se pretende definir aquilo que seja realista aplicar no quadro político institucional actual. Eu apresento propostas políticas "exequíveis" se baseadas em princípios e em princípios cuja "exequibilidade" tem como primeiro critério não o que seja "sensato" do ponto de vista das "políticas públicas" - e isto não quer dizer que não é possível que o sejam - mas sim aquilo que seja desejável do ponto de vista dos tais "cidadãos despolitizados". A política para mim começa aqui: em tomar partido em nome de princípios - nem tanto morais mas sim ideológicos - que se formam e reformam democraticamente no contexto de formação de um poder constituinte de uns contra o poder de outros. Nada mais humilde e nada menos megalómano do que isto. Dou-vos um exemplo: do ponto de vista das políticas públicas, eu não acho "sensato" exigir a abolição das fronteiras mas - de acordo com o que sejam os princípios ideológicos que defendo e de acordo com as vontades migratórias que conheço - só essa exigência é que é para mim "exequível".
Eu não tenho a pretensão de construir toda a "realidade" a partir das minhas propostas. A disciplina das ciência sociais, a que o Hugo alude, serve-me mas não é para isso. Eu não pretendo que o meu pensamento político atinja uma tal sistematização e uma tal unidade civilizacional. Sou mais modesto do que isso, bem menos extremista do que isso. Para mim a "realidade" é algo bem mais pactuado e conflituado do que isto: é o resultado do conflito entre várias "exquibilidades". Como se dizia no meu antigo partido, há que atender à correlação de forças; não para "ceder" antecipando uma síntese que se faça antes sequer de uma tese e de uma antítese se desenvolverem; sim para ter a certeza de ser "radical" produz mudanças.

ps - hugo, volto a repetir que não te acusei em lado nenhum de seres um boy ou coisa parecida. nunca falei de clientelas e coisa parecida. aceito que possas achar que, porque me encontro à esquerda do PS e porque essa é uma crítica muitas vezes feito ao PS, eu estava a insinuar tal coisa. mas se leres bem o que escrevi acho que verás que não, que é até precisamente o contrário. eu acho que tu acreditas no que dizes (e é por isso as tuas posições são mais preocupantes para alguém que tem as posições que eu tenho). o que disse é que a tua visão do poder e da política é própria de quem se encontra no gabinete de um ministério. podes-me dizer, como fizeste no teu blogue, que isso é o teu afazer profissional e não é chamado para o debate das tuas opiniões políticas. Eu acho - e apesar de tu indiciares o contrário - que o teu afazer profissional não é indistinto das tuas opiniões políticas. Não digo, nota, que as tuas opiniões são uma consequência do teu dever profissional. Estou certo que chegaste a esse afazer por causa das tuas opiniões e das tuas convicções; da tua aspiração a estar num lugar onde poderias ser "pragmático", "eficiente" e "exequível". Não podes é pedir a ninguém que deixe isso de fora do debate político. Aceitar a separação entre o teu dever profissional e o teu posicionamento político, atendendo a que a tua profissão é política, seria isso sim uma ofensa para ti. Precisamente porque o teu dever profissional não é dissociável das tuas opiniões políticas, eu estou certo de que no dia em que mudar o governo e para lá for o PSD, tu não continuarás no gabinete do ministério. E se continuares estou certo que é por convicção de que podes ser útil à sociedadde e não por "tacho".

Anónimo disse...

relaxa irmão zé

JMS disse...

A suposta "realidade" é sempre usada como alibi por quem receia a mudança. Para quem se sente confortável, a realidade "não pode" simplesmente estar errada. Para um proprietário de escravos de 1850, o sistema esclavagista era inamovível e seria "irrealista" e "irresponsável" tentar aboli-lo. Políticamente, temos as opiniões da nossa vontade. A filosofia política é quase sempre uma forma de wishful thinking, pois cada um acredita no que mais lhe convém. Se eu sou privilegiado, defendo a estabilidade; se sou miserável, ou dada à compaixão, defendo a exequibilidade da mudança.

Anónimo disse...

wow gold
wow gold
wow power leveling
wow power leveling
wow gold@@@@
World of Warcraft Gold
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow power leveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
rolex replica
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
wow powerleveling
replica rolex
powerleveling
powerleveling
powerleveling
powerleveling
power leveling
power leveling
powerleveling
powerleveling
power leveling
power leveling
power leveling
power leveling
power leveling
power leveling
power leveling
power leveling
rolex
wow gold
wow gold
Warcraft Gold
Warcraft Gold

中高年 転職
アルバイト 求人情報
ブライダル
転職
競馬
FX
ダイエット
お見合い
競馬 予想
新築マンション
新築マンション
コンタクトレンズ
婚約指輪
合宿免許
人材派遣
東京都 墓地
派遣会社
人材派遣
パチンコ 攻略
おなら

货架
OCR
OCR
手机词典
高速扫描
机票
灭蟑螂
蜗轮减速机
减速机
齿轮减速机
丝杆升降机
租房
租房
北京租房
北京租房
搬家公司
北京搬家
北京搬家公司
上海机票
上海机票
上海打折机票
上海打折机票
上海特价机票
上海特价机票
搬家公司
搬家公司
北京搬家公司
北京搬家公司

dffhfgjcvx

Anónimo disse...

shanghai hotel-guangzhou hotel- shengzhen hotel- beijing hotel china hotel guangzhou hotel shenzhen shanghai hotel beijing hotelResorts with good discount and accept online reservation. 3000 hotels and resorts with up to 75% discount off published rates for your preview and online reservation. Comprehensive and factual information on all participating hotels and resorts are provided for easy selection. Also includes air ticketing,transfer services,sightseeing and tour packages to assist you in your travel planning回转支承 转盘轴承 slewing ring slewing bearing slewing bearings--中国自动化网提供专业的中国工控媒体平台,希望通过媒体的来找中控网。

Anónimo disse...

赤い月は闇人材派遣を食いマンション投資荒らし、望新宿賃貸んでも雛人形いないオートローン絶望を残営業支援 営業代行していく花粉症 鼻づまり。 人間Bフレッツを見下してゴルフ会員権まで、そバイク便の運命に翻フレッツ光弄され、今派遣を生きてエスピーエフゆくのマンスリーマンションか月が闇を印鑑食い尽くす前に、その暴走いびきを止めFXるべく。人間は月を黄色に定めたマンション投資。 穏やかで投資マンション和やかな黄色販売促進へと…それは、運命かと月は問う。

Anónimo disse...

One of the most wow gold the best wow gold systems in buy wow gold World of Warcraft's buy wow gold design is it cheap wow gold player-based cheap wow gold auction system. Much like an internal world of warcraft gold eBay, the auction houses fast wow gold of the world link sell wow gold all the major cities age of conan gold together in an aoc gold open trade ffxi gil environment. Characters residing warhammer gold in the ruins known as runescape gold Undercity tibia gold can trade their goods with the orcs swg credits and trolls lotro gold of Orgrimmar. 2moons dil Meanwhile, dwarves maple story mesos of Ironforge eve isk can sell ore and lineage 2 adena goods eq2 plat to their elven wow power leveling friends on wow power leveling the far off city of Darnassus power leveling. Alliance and world of warcraft power leveling Horde characters wow power level can even trade amongst wow leveling themselves, wow leveling in the power leveling goblin run wow gold free cities of buy wow gold Gadgetzan, Everlook cheap wow gold and Booty world of warcraft gold wow goldcheap wow goldbuy wow goldBay. The economy wow power leveling of World of power leveling is a robust, living entity, controlled world of warcraft power leveling entirely by the players of the world.

Anónimo disse...

modern abstract art sofa manufacturer гранит 净水器 混合机 过滤机 DHL快递
保险箱 法兰 法兰标准
牛皮癣 皮肤病 北京快递公司 北京国际快递
传世私服 传奇世界私服 天龙八部私服 天龙私服 传奇私服
网络电话 免费网络电话
假发 补发 织发 植发 上海搬家公司
上海搬场公司 大众搬家
大众搬场
萎缩性胃炎 neoprene laptop bags
SEO优化 SEO优化 计量泵 胃炎 胃病 冷水机 冰水机 工业冷水机
油罐车 油罐车
油罐车 油罐车
油罐车 油罐车
油罐车 油罐车
油罐车 油罐车
油罐车 油罐车
油罐车 油罐车
油罐车 油罐车
油罐车 油罐车
油罐车 油罐车
油罐车
北京特价机票 北京打折计票 北京国际机票 北京机票预定 北京飞机票 北京订机票 北京机票查询
血糖仪 血糖仪 银杏 水培花卉 企业宣传片 空分设备 机电设备安装
代孕 代孕网 软件著作权登记
代孕 代孕 代孕 试管婴儿 代孕 电话交换机 程控交换机 集团电话 集装袋
混合机混合机 混合机捏合机 捏合机 捏合机导热油炉 导热油炉 导热油炉 反应釜 反应釜 反应釜 回流焊 波峰焊
spherical roller bearing
搬运车 搬运车 电动搬运车 油桶搬运车 堆高车 电动堆高车 半电动堆高车 堆垛车 高空作业平台车 电动叉车 平衡重叉车 前移叉车 电瓶叉车
苗木价格 苗木信息 标牌制作 深圳标牌 儿童摄影 北京儿童摄影 防静电鞋 淘宝刷信誉
威海凤凰湖 威海海景房 大庆密封件
打标机 淘宝刷信誉 TESOL/TEFL国际英语教师证书 英语教师进修及培训
韩国饰品批发 代写论文 代写论文 代写论文 代写代发 论文代写 减速机 野山参 西洋参 美甲加盟店 美甲店加盟 淘宝刷信誉 金龙出租汽车 电源模块 模块电源
X架 超薄灯箱> 易拉宝 展柜制作
代理服务器 游戏加速器 网络加速器 网通加速器 电信加速器 电信网通转换器 电信网通加速器 网通电信互转 网通电信互通 网络游戏加速器 美国VPN代理 美国独享VPN 美国独享IP
pvc ceiling panel Spherical roller bearings 天龙八部私服
电烤箱 厨房电器
电蒸炉
烤箱
家用电烤箱
嵌入式电烤箱
消毒柜
家用消毒柜
嵌入式消毒柜
蒸汽炉
SEO优化
安全鞋 劳保鞋 防砸鞋 电绝缘鞋 上海安全鞋 上海劳保鞋 江苏劳保鞋
服装软件 服装管理软件 进销存软件 进销存管理软件 服装管理系统 服装进销存软件 进销存系统 进销存管理系统 免费进销存软件
吉林中医 东北特产
打包机 dhl
阳痿 阴茎短小 阴茎增大 早泄 前列腺炎 阴茎增粗 阴茎延长
国际机票 上海国际机票 国际打折机票 国际特价机票
CRM 客户管理软件 客户关系管理 免费客户管理软件 客户管理软件下载 客户信息管理系统 销售管理系统 销售管理 CRM系统 CRM软件 客户关系管理系统 客户关系管理软件 客户管理 客户管理系统 营销管理系统 客户资源管理 销售管理软件 客户资料管理软件 客户资源管理软件 客户信息管理软件 客户资料管理 客户资源管理 客户信息管理 客户资料管理系统 客户资源管理系统 客户管理软件免费版
砂磨机 砂磨机 砂磨机 卧式砂磨机 卧式砂磨机 卧式砂磨机 三辊研磨机 三辊研磨机 三辊研磨机 混合机 混合机 混合机 锥形混合机 锥形混合机 锥形混合机 行星动力混合机 行星动力混合机 行星动力混合机 无重力混合机 无重力混合机 无重力混合机 干粉砂浆设备 干粉砂浆设备 干粉砂浆设备 捏合机 捏合机 捏合机 导热油炉 导热油炉 导热油炉 反应釜 反应釜 反应釜 搪玻璃反应釜 搪玻璃反应釜 搪玻璃反应釜
乳化机 涂料设备 干混砂浆设备 无重力混合机 胶体磨 涂料成套设备 双螺旋混合机
北京婚庆 北京婚庆公司
商业计划书 投资价值分析报告
湖北led 400电话
办证 呼吸机 制氧机
减速箱
亚都 亚都加湿器 亚都净化器 亚都装修卫士
饰品批发 小饰品批发 韩国饰品 韩国饰品批发 premature ejaculation penis enlargement
破碎机 制砂机 球磨机 雷蒙磨 雷蒙磨粉机 鄂式破碎机 鄂式破碎机 免烧砖机 加气混凝土设备 反击式破碎机 选矿设备
安利产品 马来西亚留学
网站优化 网站推广
衬布
代写论文 代写论文
代写论文
论文代写 代写论文 代写硕士论文 代写毕业论文
磁力泵
离心泵
化工泵
隔膜泵
螺杆泵
潜水泵
油泵
耐腐蚀泵
水泵
拖链 防护罩 排屑机 塑料拖链 钢铝拖链
水泵
磁力泵
隔膜泵
离心泵
液下泵
自吸泵
多级泵
排污泵
螺杆泵
油泵
化工泵
电动隔膜泵
气动隔膜泵
自吸式磁力泵
氟塑料磁力泵
管道离心泵
导热油泵
深井泵
潜水泵
污水泵
潜水排污泵
深圳装饰 深圳装饰公司 深圳装修公司
特价机票 打折机票 国际机票 机票
新风换气机 换气机 立式新风换气机 风机箱 新风系统 能量回收机
搅拌机 混合机 乳化机 分散机
毛刷 毛刷辊 工业毛刷 刷子 钢丝刷
涂层测厚仪 硬度计
兆欧表 激光测距仪
测振仪 转速表
温湿度计 风速仪
超声波测厚仪
粗糙度仪
噪音计 红外测温仪
万用表
硬度计 万用表
美容院 美容加盟
澳洲留学 澳大利亚留学
什么是法兰
电烤箱
酒店预定 北京酒店预定 北京酒店
离心机
张家界旅游 香港旅游 深圳旅行社
打包机 收缩机
nail equipment nail products nail product nail uv lamp nail uv lamp nail uv lamps uv nail lamp nail brush nail file nail tool nail tip nail gel curing uv lamps lights
万用表 风速仪
红外测温仪 噪音计

Anónimo disse...

war gold buy war gold warhammer goldwarhammer gold buy warhammer gold war gold warhammer gold buy warhammer gold war goldwarhammer gold buy warhammer gold war goldwarhammer gold buy warhammer gold war goldwarhammer gold buy warhammer gold war goldwarhammer gold buy warhammer gold war goldaoc gold buy aoc gold age of conan goldage of conan gold buy age of conan gold aoc goldwarhammer gold warhammer online goldwarhammer online gold warhammer online goldwarhammer gold buy warhammer gold war gold

Anónimo disse...

war gold buy war goldwarhammer gold buy warhammer goldaoc gold age of conan goldwow gold buy wow goldwow gold buy wow goldworld of warcraft gold world of warcraft goldwow power levelingwow item

Anónimo disse...

wow gold
wow gold
buy wow gold
buy wow gold
wow levelservice
wow account
aoc gold
wow account

Anónimo disse...

Welcome to FAQ
Aktuelle News
Support
World of Warcraft(USA)
World of Warcraft(EUR)
Game Card
Guild Wars
Age of Conan - US
Age of Conan - EU
Final Fantasy XI
Vanguard
The Lord of the Rings OL - USA
The Lord of the Rings OL - EUR

Anónimo disse...

Weaknesses of [url=http://www.itemchannel.com]world of warcraft gold[/url] the client-server model used by World of Warcraft have been [url=http://www.itemchannel.com/?op=powerleveling]wow power leveling[/url]exploited in order to crash the cluster of servers that make up a realm. Exploits also include characters being able to instantly change location or teleport. The situation [url=http://www.gold4power.com/]Cheap Wow Gold[/url]became worse when trying to coordinate activities across a number of players [url=http://www.gold4power.com/]cheapest wow gold[/url]or guilds on the same realm.World of Warcraft Lead Producer, stated that new realms would be introduced to relieve the burden on existing ones. Existing realms would be upgraded.

Although the game [url=http://www.itemchannel.com]wow gold [/url] follows a similar model to others in the genreand was noted for having [url=http://www.itemchannel.com]buy cheap wow gold[/url] many familiar concepts from roleplaying games, the new approaches [url=http://www.gold4power.com/] wow gold cheap[/url]to reduce pauses between game encounters was well liked. At various times, World of Warcraft players have experienced problems with connecting to and logging in to [url=http://www.gold4power.com/]wow gold for sale[/url]the game. Sudden server crashes that would force realms offline also occurred.

Anónimo disse...

杭州乐华空调维修
杭州格力空调维修
杭州志高空调维修
杭州春兰空调维修
杭州三星空调维修
杭州海信空调维修
杭州夏普空调维修
杭州新科空调维修
杭州美的空调维修
杭州华凌空调维修
杭州海尔空调维修
杭州装饰
杭州装饰公司
杭州装饰设计
杭州装饰工程公司
杭州装饰设计公司
杭州装修
杭州装修公司
杭州装潢
杭州装潢公司
杭州店面装饰
杭州展厅装饰
杭州别墅装饰
杭州装修设计
杭州厂房装修
杭州酒店装修
杭州写字楼装修
杭州办公室装潢
杭州装潢设计
饿大概棵杭州家政
杭州办公室装修
杭州家政公司的少女时代官方
杭州装修少女时代
将在杭州装修公司此后任
杭州装饰公司NEXON公司旗下游戏
杭州茶楼装修韩国SM娱乐公司旗下的
杭州装潢韩国NEXON公司签约
杭州家政公司9人组女子组合
杭州装修公司少女时代
杭州家政公司的代言人。少女时代是
杭州空调维修以其
清纯活泼杭州装饰公司的形象深受
杭州装饰青少年喜爱的
杭州搬家公司韩国9人组女子
组合
少女时代杭州装饰公司将积极
杭州家政参加NEXON公司旗
杭州空调维修游戏的宣传活动
杭州写字楼装饰作为NEXON公司旗下
杭州中央空调销售
杭州装修公司游戏代言人
杭州搬家形象会在7月中旬公开
杭州办公楼装修从小镇
杭州装修设计公司奥玛鲁(Oamaru)
沿83号国家
杭州装饰网公路开40分钟就可到达。
杭州空调安装2400万年前
装修公司这里还是一汪海洋世界,
杭州空调拆装鲸鱼和
杭州店面装修其他
杭州管道疏通海洋
生物葬身杭州装修设计公司在柔软的沙
杭州装饰公司百万年的
杭州中央空调维修地质演变又被抬升
杭州装修公司形成了有趣
杭州装潢化石以及千奇百怪的
杭州空调安装
杭州办公室装修灰岩
杭州空调维修公司
杭州装修设计游客们甚至还可以在大片的
杭州空调安装石灰岩
杭州装修一回考古学家,挖一块
化石杭州装饰带回家。
其清纯活泼的形象杭州店面装修深受
杭州开锁公司
年喜爱杭州电视机维修
杭州办公室装修