12 dezembro, 2007

Raúl Santos, um homem com H grande

O deputado Raúl dos Santos é um homem atarefado. Ex-autarca em Ourique, com casa no Alentejo, foi eleito deputado pelo Porto. Consciente que estava perante um homem com H grande, Santana Lopes viu nele qualidades que o levaram a atravessar o país. A correria em que vive, sempre a viajar em trabalho para cima e para baixo, era coisa para pôr os nervos em franja a São Agostinho. Compreende-se, portanto, que quando a polícia o chamou a soprar para o balão, depois de ter abalroado as traseiras de outro carro, tenha levado a mal a imposição policial. Invocou a imunidade parlamentar, como é compreensível. Mas, num claro exemplo de que a imagem do Parlamento já conheceu melhores dias, o argumento não convenceu o zeloso agente da autoridade. Percebendo que não ia a lado nenhum, e consciente que as suas obrigações perante os eleitores estavam a ser postas em causa com minudências, fez o que qualquer homem honrado faria. Foi-se embora e deixou o polícia a falar sozinho.

Tudo está bem quando acaba bem, estarão neste momento a pensar. Não é bem assim. Então não é que o Ministério Público, qual ASAE, acusa agora o deputado laranja de "desobediência à autoridade"? Pior, não é que a Assembleia da República, num claro sintoma da degradação da responsabilização política dos seus elementos, levantou a imunidade parlamentar a um deputado tão activo? Não só não compreendem e acarinham a mensagem que este deputado quis transmitir - a de um eleito que corre para não fugir aos seus compromissos perante quem nele confiou -, como não respeitam as "questões do foro íntimo", como, muito bem, este exemplar autarca e parlamentar resumiu esta triste embrulhada em que se viu envolvido. Haja bom senso.

3 comments:

aviador disse...

Os amigos de Santana Lopes são todos MUITO HOMENS.
Vocês duvidam?

k7pirata disse...

'tadinHo.

joshua disse...

Pedro, esta posta podia ter mais sal! Mas tudo bem. Não se pode ter a sátira sempre perfeitamente armadilhada! Isso é mais comigo!