17 janeiro, 2008

Guantánamo é onde o Bush quiser

Os Estados Unidos da América drogaram, entre 2003 e 2007, vários imigrantes para facilitar o processo de expulsão do país. Entre as violentas substâncias utilizadas encontra-se um anti-psicótico, Haldol, utilizado no combate à esquizofrenia. Os serviços de imigração reconheceram que 56 deportados receberam remédios psicotrópicos durante um período de 7 meses, entre 2006 e 2007, apesar de não possuírem nenhum registo histórico de problemas mentais. Vários dos deportados sujeitos a esse tratamento desumano e ilegal colocaram os EUA em tribunal, tendo o assunto já chegado ao Senado dos EUA.

14 comments:

David Lourenço Mestre disse...

Sales sao 56 num espaço de aproximadamente 10 milhoes de imigrantes ilegais.

Sabe o que é um anti-psicotico?

Anónimo disse...

A ONU devia investigar os EUA para evitar que eles não cumpram os direitos humanos.


http://museudamente.blogspot.com/

Pedro Sales disse...

David Lourenço Mestre,

56, num curto espaço de tempo, são os que as autoridades reconhecem. Repare que, em 4 anos, fala-se de mais de 1000 pessoas drogadas - não se distinguindo se têm ou não passado de doenças mentais.

E, mesmo que fosse só um. É desumano, ilegal e viola os próprios regulamentos dos serviços de imigração dos EUA. Basta ver o que diz o senador citado na notícia. Quanto ao medicamento em causa, basta ver as declarações que aparecem na notícia para perceber a gravidade da sua utilização neste caso.

David Lourenço Mestre disse...

Sales, não é entre 2003 e 2007?

Os anti-psicoticos têm um alto espectro de aplicação, e desconhecendo o contexto especifico de cada caso apenas abre espaço à especulaçao

Paulo Mouta disse...

Isto só revela a supremacia a todos os níveis das sociedades liberais mais evoluidas. Nós, com o nosso moribundo sistema nacional de saúde somos obrigados a reduzir ou mesmo a cortar as comparticipações neste tipo de medicamentos. Nos EUA esbanjam-nos para fins não clínicos...

Ora, segundo penso perceber, o Haldol é um bloqueador de dopamina, o que leva a que este medicamento seja um poderoso sedativo que diminui drasticamente a capacidade reactiva a nível motor e bem poderia ser substituido por uma mais eficaz marretada na cabeça. Poupava uma data de dinheiro ao contribuinte americano e estava mais em linha com a posição política real republicana face à imigração.

David Lourenço Mestre disse...

Sales, nao é desumano e ilegal, se voce entrar transtornado num hospital, mesmo sem um passado de doenças mentais, pode ser sedado

Pedro Sales disse...

David Lourenço Mestre,

Leia a notícia. É proíbido pelos regulamentos dos serviços de imigração. Se fosse normal, como indica, não lhe parece que o assunto nunca tinha chegado ao Senado e à CNN, como chegou?

... disse...

Estas situações sao de lamentar, mas é o mundo onde vivemos!

Troca Letras disse...

Sim é criminoso
Mas não me digam que os EUA são uma nação que trata mal os seus imigrantes.
Todos nós sabemos que existem imigrantes que não são bem vindos e esses, não deviam ser nenhuns santinhos.
Antes de julgar temos que saber que tipo de pessoas eles estavam a lidar.

P. Lumumba disse...

David Lourenco Mestre,

E que tal se em vez de especular sobre a possivel inocencia da droga se informasse sobre o assunto. Conhecendo algue'm que trabalha com doentes psi'quicos cro'nicos, e ate' ja' tendo lido sobre o medicamento em causa, o Haldol aplica-se, hoje em dia, apenas em casos extremos psi'quicos, para doencas que levem 'a perda de percepcao da realidade, como no caso de um esquizofre'nico grave. A droga e' usada em u'ltimo recurso, e e' normalmente prescrita com outros fa'rmacos, para combater os severos efeitos secunda'rios. Os seus

Mas se o David continuar a achar que isto e' tudo imaginacao de uns quantos escandalosos de esquerda, tem bom reme'dio. Tente arranjar uns comprimidos da dita droga, e tome um todas as noites antes de dormir.

Anónimo disse...

David Lourenço Mestre, não é por nada, mas esse do "são só 56", enfim... é que nem que fosse só metade de um, não é, meu caro?
Mas para quê tanto esforço em defender as autoridades americanas, ainda por cima num assunto que tresanda? Eles sabem-se defender, caramba. Este paternalismo em relação ao governo americano, em tantos blogs e comentadores, é uma coisa que me impressiona. Mas são só 56, prontos.

David Lourenço Mestre disse...

Nao temos relatorios, nao temos diagnosticos. Desconhecemos os procedimentos, os motivos. Nao saltem para as conclusoes erradas. De resto uma pequena amostra seria expectavel tendo em atençao a natureza violenta da extradiçao.

David Lourenço Mestre disse...

A extradiçao é necessariamente um stressor. Poderia ser combatido com acompanhamento psicologico. Embora neste caso o sucesso à partida estaria comprometido. Nao há tempo, a equipa medica está no outro lado da trincheira, etc.

No artigo há o caso de alguem que promte suicidar-se, isto apos uma decisao juridica, a equipa medica que acompanha o processo de extradiçao tem de tomar uma decisao antes de o pôr a bordo de um aviao.

Mas enfim tenho tanta informaçao quanto os leitores do zero conduta

Anónimo disse...

Isto é o que se vai sabendo e o Bush ainda é presidente,quando ele for substituido muitas coisas mais nós vamos saber.Quanto aos defensores dos metodos humanitários do Bush e companhia são mais papistas que o Papa,porque afinal quem publica ou difunde as noticias são orgãos de comunicação americanos.