28 janeiro, 2008

Invertebrado

Quem ainda tinha dúvidas sobre a natureza da clique Xanana Gusmão- Ramos Horta, deve tê-las dissipado totalmente com a presença do primeiro no funeral do ditador responsável pela morte de 200 mil timorenses e com as declarações do pateta alegre que se tornou famoso pelo seu lacinho. O porta-voz do Governo de Timor-Leste garante que Xanana Gusmão foi ao funeral do ex-presidente "como expressão de reconhecimento e gratidão do povo de Timor-Leste a Suharto por aquilo que fez de positivo no país durante os 24 anos de ocupação indonésia". As palavras são tão chocantes e ignóbeis que tornam difícil qualquer reacção que não seja temer pela sua sanidade mental. Mas há muito que Xanana passou a fronteira da falta de vergonha e dignidade. Era uma questão de tempo para que o seu carácter ficasse à vista de todos. Não precisava era de ser de uma forma tão crua e despudorada.

17 comments:

Anónimo disse...

meu caro Pedro

xanana foi um resistente, combateu nas montanhas com pedras e fisgas contra o ocupante poderoso, as possibilidades de sobrevivência eram, de facto, muito reduzidas, só uma grande causa pode levar alguém a uma luta assim. Outros preferiram o exílio dos amigos; Em 1975 a indonésia invadiu Timor no contexto da guerra fria e na irresponsabilidade da Fretilin (de facto, foi a sua cegueira marxista que lançou o povo para a fogueira).
Xanana, só um grande homem, sabe actuar assim, perdoou. Sabe que a reconciliação e o desenvolvimento valem bem mais que o ressentimento. Tiro-lhe o chapéu.
Os outros nunca saíram de 75, provavelmente, nunca verteram uma lágrima pelo seu passado. Também dás uma boa ajuda.

Real

Pedro Sales disse...

Real,

Por tudo o que já escreveste aqui, nunca pensei que concordasses com todos os passos que o Álvaro Cunnhal deu depois do 25 de Abril.É que ele também foi "um resistente" quando "outros preferiram o exílio dos amigo".

O Xanana fez parte da resistência.E então? Isso faz com que todos os seus actos sejam louváveis? Estás a ver a comunidade judaica, nos anos 50, (ou mesmo agora, by the way) a dizer do regime nazi o que o Xanana disse hoje de Suharto? E o respeito pelos 200 mil mortos? O "POVO DI TIMOR LESTI" para aqui e para ali era só fita?

Agora deu-lhe para elogiar a ocupação indonésia e achar que o Suharto, que devia ter sido julgado num tribunal internacional,"tinha coisas boas e coisas más". O Hitler também gostava do cão e da Eva Braun. Também tinha coisas boas, deduz-se. Olha, é como o Xanana. Pena é que as coisas boas que se podem dizer dele serem cada vez mais a recordação de um passado distante.

Anónimo disse...

não, pedro, xanana e cunhal não são irmãos gémeos separados do berço. salazar e cunhal sim. a resistência de cunhal não me tolhe a pouca admiração porque procurou sempre substituir um regime iníquo por outro ainda pior (a julgar pelas contas finais). Com Xanana é diferente. só ele tem autoridade para perdoar assim e tu deves saber quanto importante são palavras de compreensão e reconciliação em povos que não hesitam em matar por uma beata de cigarro.
Por outro lado, as palavras que aludes não são de Xanana, são de um qualquer assessor, um pouco de rigor sff. Já tens estatuto pedro, já tens estatuto...
não precisas de imitar louçã, acho-te bem melhor
abraço

real

Pedro Sales disse...

Real,

Citei correctamente, indicando que as palavras eram do porta-voz do Governo. O que vai dar ao mesmo, como a própria definição do cargo sugere. Como não foi demitido, julgo estar tudo bem.

Reconciliação. Não me parece que a melhor maneira de começar a reconciliação com a Indonésia seja louvar o seu deposto ditador, mas tudo bem.

Agora, Real, não deixa de ser surpreendente que tanta coisa apego à memória de Xanana para generalizares o comportamento dos timorenses e indonésios, dizendo que são "povos que não hesitam em matar por uma beata de cigarro"

Eu, pelo menos, só insulto o Xanana e o Ramos Horta.

Anónimo disse...

francamente Pedro, essa coisa do relativismo cultural, ou melhor, civilizacional, é um discurso tão ultrapassado, estafado... (para mais para vindo de quem alardeia todas as causas de vanguarda) que acaba sempre por ser a génese de toda a barbárie, infelizmente. Que eu saiba lá para aquelas bandas a película da civilização é muito fina, não há respeito generalizado pelos direitos humanos, pela diferença, não há tolerância, não há leis, Estado, etc, etc, o mais elementar é que qualquer discussão acabe na ponta de uma catana. parece que não assististe, aqui aos teus olhos, o que se passou nos balcãs. Mas pronto, o que interessa é ver o mundo sempre pelo bisturi explicativo do doutor louçã (com excepção da eta, claro está)

Anónimo disse...

sou eu,
Real

Anónimo disse...

ops, já fiz asneira

Anónimo disse...

Heróico combatente de fisgas com um espírito de perdão ou não... a sua comparência no funeral foi um desrespeito pelas vítimas timorenses. O próprio funeral foi um abjecto desrespeito por todos os milhões que com Suharto sofreram.

Miguel Madeira disse...

"francamente Pedro, essa coisa do relativismo cultural, ou melhor, civilizacional, é um discurso tão ultrapassado, estafado... "

Mas não é o Real que está a defender o "relativismo cultural" (isto é, a ideia que os padrões morais mudam de cultura para cultura)? A mim parece-me que é.

Filipe Tourais disse...

Lá diz o ditado: "Se queres conhecer o vilão, põe-lhe o pau na mão." Não sou muito dado a adágios populares, mas este serve como uma luva.

Anónimo disse...

Miguel Madeira

a questão tem a ver com o facto do Pedro desvalorizar uma componente de bárbarie, relativizando, em muitas destas sociedades.E relativizar uma componente assim tem, infelizmente, dado muito maus resultados para a humanidade. É tão só isso

Real

red snapper disse...

Se o Pedro Sales soubesse o que se fazia nas cadeias indonésias ( se calhar ainda se faz!) aos prisioneiros políticos, não era tão mortífero para com Xanana.

Pedro Sales disse...

João,

É por isso mesmo que as declarações, e comportamente, de Xanana é um desrespeito para a memória dos opositores de Suharto, entre os quais o Xanana de há umas décadas.

Anónimo disse...

Sé se foi agradecer por ter deixado alguns timorenses vivos.

Anónimo disse...

Granda cabrão esse Xanana!! dEvia ter vergonha nos cornos!! E ainda por cima é lampião!!!

Anónimo disse...

Vendido!

Traidor!
Andámos nós em marchas e desfiles por Timor, tendo-o a ele como Figura de Admiração , para levar uma punhalada destas!

Pela minha parte NUNCA MAIS levantarei um dedo que seja (só se fôr o do meio)

HAJA VERGONHA SR XANANA!!!

Anónimo disse...

I am so happy to get some Atlantica online Gold and the Atlantica Gold is given by my close friend

who tells me that the Atlantica online money is the basis to enter into the game. Therefore, I should buy Atlantica online Gold with the spare money and I gain some cheap Atlantica online Gold from other players.