13 janeiro, 2008

Não há almoços grátis (II)

Uma conhecida anedota soviética contava que, quando Gorbachev convidou Reagan para visitar o seu país, o recebeu com a mais faustosa recepção vista em Moscovo. Impressionado com o luxo e hospitalidade, Reagan perguntou onde tinham os soviéticos ido buscar tanto dinheiro, ao que Gorbachev apontou para a janela e perguntou ao presidente dos EUA se estava a ver o opulência da ponte que se encontrava à sua frente. “Não, não estou a ver ponte nenhuma”, respondeu um estupefacto Reagan. “Pois, aí está, gastámos o dinheiro na sua visita”.

O acordo do Estado com a Lusoponte é semelhante. Quando visitamos a Expo e olhamos para o Tejo só vislumbramos uma ponte onde os portugueses vão pagar três ou quatro. Que o Governo venha agora tentar sossegar os contribuintes, dizendo que a esmagadora maioria do investimento no aeroporto e TGV serão efectuados por consórcios privados seguindo um modelo semelhante ao seguido na ponte Vasco da Gama (Build, Operate Transfer) deveria ser suficiente para os portugueses começarem a remexer na carteira.

A ponte Vasco da Gama custou 897 milhões de euros, a maioria dos quais suportados por capitais privados. Em contrapartida, a Lusoponte recebeu mais de 550 milhões de subsídios do Estado (fonte, Público de ontem). Ficou com a exclusividade da concessão das pontes no Tejo a sul de Vila Franca de Xira, o prazo de concessão foi dilatado de 28 para 35 anos, e, cereja em cima do bolo, foi-lhe entregue a super lucrativa ponte 25 de Abril - na qual não gastou 1 cêntimo.

O Tribunal de Contas arrassou o acordo, valendo a pena lembrar esta passagem: "Considerando apenas o envolvimento financeiro do Estado concedente, designadamente a sua comparticipação inicial, as compensações directas e as perdas de receita de IVA e do Fee da manutenção da Ponte 25 de abril, os montantes envolvidos deverem ascender, a preços correntes, a cerca de 217 milhões de contos. Neste contexto, afigura-se bem longe de constituir qualquer ficção sustentar a ideia de que o Estado concedente tem sido o mais importante e decisivo financiador da concessão, sem a explorar. (página 84 do relatório). E isto foi em 2001...

Como se não fosse suficiente, o Estado prepara-se para renegociar novamente o contrato, atribuindo à Lusoponte a concessão da travessia entre Chelas e Barreiro. O mesmo traçado que, vai para quinze anos, merecia um largo consenso técnico mas que foi chumbado pelo então ministro das Obras Públicas: "Construir uma ponte entre Chelas e o Barreiro é trazer mais confusão para o centro de Lisboa", dizia então Ferreira do Amaral. Agora, o mesmo Ferreira do Amaral, que era contra a ligação Chelas-Barreiro, prepara-se para exigir do Estado o cumprimento do ruinoso acordo que assinou, acrescentando mais um episódio à história de sucesso do consórcio mais sortudo (e com melhores contactos) de Portugal.

Parece que os financiadores do estudo da CIP dizem ter medo das represálias do Estado. O único nome que se conhece é o da Lusoponte. Pobres e mal agradecidos, é o que é. Vivem à custa dos dinheiros públicos que, depois, passam a vida a vilipendiar. O empreendorismo nacional é assim. São todos liberais quando peregrinam até ao Convento do Beato, mas, quando fazem negócios, só se lembram do liberalismo depois do Estado lhes garantir o monopólio e assumir os riscos. O Governo fala agora em 16 000 milhões de euros em obras públicas nos próximos anos. Vai ser um festim. Pago por todos nós. Três ou quatro vezes, que é como se faz negócios no nosso país com o dinheiro dos outros.

6 comments:

cadeiradopoder disse...

E com essas obras públicas Sócrates vai apregoar o crescimento galopante dos empregos e da economica. À custa de todos nós. Irónico, no mínimo.

samuel disse...

Está bem melhor explicado do que por mim... a irritação é a mesma.
O que mais me espanta é a passividade com que se aceita uma falcatrua desta dimensão!...

Anónimo disse...

Não nos deve espantar. A ignorância é a "mãe de todos os infortúnios". Também, neste caso, dos infortúnios do povo português. Ignorante.

Paulo Mouta disse...

Mas atenção ao pormenor. O ministro que negociou o acordo mencionado pelo Pedro, com a Lusopontes, é nada mais nada menos que o seu actual presidente, Ferreira do Amaral. Por mera coincidência este estudo e esta decisão vem mesmo a calhar.

Anónimo disse...

I get a lot of rappelz rupeesand the rappelz gold is very important for me. Some of the rappelz money is given by my friends who buy rupees to let me happy. Thanks for my friends and the cheap rappelz rupees.

teragoldonlinefsbest disse...

http://www.darksiders.net/teraonlineforsale
http://yack.com.au/rsgoldfsbest
http://classified.pak.net/author/runescapegoldfsbest/
http://www.adultblogs.com/users/runescapegoldfs/
http://polovinka.bg/member/index.php
http://www.holatu.com/account/
http://runescapegoldfsbest.createblog.com/
http://runescapegoldfsbest.manablog.jp/wp-admin/
http://www.theskateworld.net
http://www.stdfriends.com
http://www.rsgoldfsbest.19dog.com/
http://www.yourlocalinsider.co.uk/pg/dashboard/
http://blog.cnfol.com/rsgoldfsbest
http://runescapegoldfsbest.tumblr.com/
http://www.kolspot.com/runescapegoldfsbest
http://decoracionis.com/rsgoldfsbest
http://dzieci.eu/
http://thecoalcity.com/rsgoldfsbest
http://www.ncci-namibia.org/rsgoldfsbest
http://liveparanormal.com/rsgoldfsbest
http://nomorealone.com/rsgoldfsbest
http://www.writernia.com/user/11894
http://www.dancevillage.co.uk/profile.php?user=runescapegold
http://www.nevadareno.net/community/index.php
http://www.pal.am/profile.php?ID=13297
http://www.filipinopeople.com/rsgoldfsbest