06 janeiro, 2008

O nojo

Segundo o Expresso, "Armando Vara vai manter o vínculo contratual com a Caixa Geral de Depósitos até conhecer o resultado das eleições para o conselho de administração do BCP". Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar, deve ter pensado este diligente representante do carreirismo rosa. Não é que esta decisão altere substantivamente a questão de fundo, mas não deixa de ser esclarecedora sobre o carácter deste senhor. É inaceitável, e inconcebível, que três administradores da Caixa saltem, de uma assentada e sem nenhum período de nojo, com todos os planos estratégicos e de expansão do banco público para o seu rival directo. Vara vai estar a discutir o futuro estratégico do BCP, a apresentar propostas e soluções, enquanto continua a ser um trabalhador da Caixa (resta saber se continua a receber o ordenado) Inacreditável é que, como representante do único accionista da Caixa, o Governo ainda não tenha posto este senhor no único sítio que ele merece. A pouca vergonha tem limites. Ou devia ter.

16 comments:

Anónimo disse...

O grande amigo pessoal do Sócrates tem as costas muito largas... Se tivéssemos uma comunicação social decente, e um jornalismo de investigação digno desse nome, este senhor concertesa que já estaria na rua da amargura com algumas verdades!

Anónimo disse...

É possível que tudo isto esteja a acontecer num país que se diz democrático, moderno e europeu?
Vale mesmo tudo? Não acontece nada?

(...)
Ai do Lusíada, coitado,
Que vem de tão longe coberto de pó,
Que não ama, nem é amado,
Lúgubre Outono, no mês d'Abril!
Que triste foi o seu fado!
Antes fosse pra soldado,
Antes fosse prò Brasil...
(...)

Qu'é dos Pintores do meu país estranho,
Onde estão eles que não vêm pintar?

António Nobre (1891-92)

Anónimo disse...

não é da Lusíada, é da Independente ;)

É só engenheiros e "dótoures" da mula russa...

Hugo

samuel disse...

"Armando vara"! É um bocado abrasileirado, mas talvez venha a servir para definir estas "atitudes".

Últimas: Gerente de supermercado, apanhado em flagrante, armando vara!

antonio ganhão disse...

Donde se prova que o homem é inteligente e cauteloso... cada vez mais me convemço que é indispensável lá no BCP!

Anónimo disse...

tá bem, repito o que já aí dizem outros, à falta de imaginação, que esses senhores são bem espertos, vê-se agora mais do que antes, quando, assanhados, muitos barafustaram contra o dòtor e o inginheiro, que, como é visto, se safam sempre pela porta mayor, à portuguesa, olé...

aviador disse...

Os meus amigos não conhecem o sistema de requisições?

Será assim há mais de trinta anos.

A grande maioria deste gestores andam a vida a saltitar mas t~em sempre as costas quentes pois podem regressar à origem!

E regressam com categorias e funções "adequadas" à sua excelentissima carreira.

Agora não façam especulação como se isto fosse feito para o Vara e a culpa fosse toda do Sócrates.

È este o nosso "sistema".

Esse sim deve ser combatido.
Mas esse é campo onde se movimentam CDS, PSD e PS.

À luta, amigos, mas com seriedade e não com objectivos meramente tácticos!

Anónimo disse...

meu caro pedro,
a vossa (inner circle BE) campanha a favor de cadilhe é uma coisa verdadeiramente escandalosa. vale tudo desde que seja contra o PS e contra o seu secretário-geral, nem o PCP que nos últimos 30 anos fez do ps o seu inimigo principal, ousou ir tão longe. até o daniel ontem afirmava que sócrates estava mais à direita que paulo portas.

eu fui candidato a uma função/mandato fora do meu local de trabalho e não foi por isso que me desvinculei da minha profissão. Uma coisa é a minha profissão, outra o exercício de um mandato temporalmente limitado, noutra. A administração do BCP tem prazo, findo o qual os seus administradores que não são funcionários dele regressam aos seus locais de origem. Vara já era funcionário da CGD antes de ser seu administrador, deputado ou ministro. Um pouco de decência pá, e já agora de respeito por quem lê. Acabei de votar em ti como melhor blogue, vê lá se a má fé não inquina a importancia fundamental do debate

Real

Pedro Sales disse...

Real,

A questão não é o BCP é a Caixa. É-e completamente indiferente quem é que vai liderar o BCP, coisa diferente é saber que três administradores (incluindo o seu presidente) do banco público saem, de uma assentada e sem nenhum período de nojo, para a gestão do banco rival, levando consigo o conhecimento de todos os planos estratégicos e de expansão do banco público. Parece-me claro que os interesses do Estado, e dos contribuintes, estão a ser lesados com esta movimentação e o governo está quieto. Não tem nada a ver com o Cadilhe, que me é completamente indiferente.

Anónimo disse...

Pedro,
parece que estás a falar de espionagem, pá. Eu gosto de argumentar politicamente, mas aqui impõe-se a regra básica da lei. não está vedado a administradores de empresas privadas o recrutamento em empresas públicas, por alguma razão, não achas ? custa-me mais aceitar que um governante passe directamente de um ministério para uma empresa que acabou de tutelar e nem aí a lei define periodo de nojo e, aí sim, devia haver. Agora entre gestores bancários ? Só mesmo a incomodidade intelectual para perceber questões de economia de mercado é que podem levar a tanto...
Para mais com as mudanças profundas que a banca teve, nos últimos 30 anos, quase que se pode dizer que todos os administradores já passaram também por praticamente todos os bancos. Ainda por cima o teu argumento é um pouco incompreensível por ser um argumento que favorece as posições de direita face ao cariz público da CGD. É que assim, de facto, têm razão os que pugnam pela privatização da CGD.
Quanto a cadilhe pode-te ser indiferente, mas olha que não parece, não por cadilhe propriamente dito, mas por ser contra o PS. preconceitozinho partidário até em ti, estimado Pedro. ´quando é que virá a comparação de Sócrates a Portas, breve, não ?

Real

Pedro Sales disse...

Real,

Na maioria dos países existe esse período de nojo entre empresas concorrentes. Não se trata da impossibilidade de ir buscar gestores ao público, mas sim a concorrentes directos. Mas, se calhar sou eu que não percebo nada da economia de mercado, como de resto a maioria dos economistas que tem escrito na imprensa económica sobre o assunto e que também tem criticado o salto directo entre dois rivais.

Anónimo disse...

engraçado Pedro, não te vi/ouvi dizer nada sobre a passagem de Paulo Macedo, por exemplo, da administração fiscal publica para a administração, sabendo que o fisco nos últimos tempos andou atrás deles. A verdade é esta, ou há limites legais bem definidos para essas incompatibilidades (e eu defendo que haja e não sendo cumpridos devemos, e bem, criticá-los) ou não havendo a campanha que estás a promover só pode ser vista como campanha política contra algumas (apenas algumas) pessoas por pertecerem a um determinado partido político. E isto é do pior que pode haver em democracia é o seu grau zero. És livre de o fazer, mas deves ser confrontado com isso. Onde está afinal o teu melhorismo político?
e sócrates sempre é igual a portas ou não ?

Real

Anónimo disse...

O que eu acho escandaloso é a forma como esta corja do centrão divide "o bolo" do estado sem terem o mínimo pingo de vergonha na cara, havendo mesmo uma declaração despudorada do PSD a lembrar que existe um acordo de cavalheiros. Quanto à promiscuidade entre o "centrão" e o grande capital, creio que não é novidade para ninguém.

O fodido é que eles têm a faca e o queijo na mão, restando-nos somente a net para mostrar a nossa indignação, porque os média estão nas mãos deles.

Anónimo disse...

There is a lot of aion online gold in the game,if you want to have them you can come to play the game. I think you will also like to play the game and you will try your best to earn the aion gold as you can.I like to earn the aion money,because if i have them i can go to buy equipment and i also can go to buy aion gold. if you want to play it, please cheap aion gold and join us. Please do not hesitate to play the game,i believe you will like it too.

Anónimo disse...

I am so glad to receive some wow gold and the World of Warcraft Gold is the gift as my birthday. Some of the warcraft gold is very attractive for me that I will buy wow gold to enter into the game because the cheap wow gold is the key to the net game.

Anónimo disse...

I always heard something from my neighbor that he sometimes goes to the internet bar to play the game which will use him some hero gold,he usually can win a lot of hero online gold

,then he let his friends all have some hero online money,his friends thank him very much for introducing them the hero money,they usually buy hero gold together.