13 julho, 2007

25 anos de criação destrutiva

Elk Cloner: The program with a personality

It will get on all your disks
It will infiltrate your chips
Yes it's Cloner!
It will stick to you like glue

It will modify RAM too

Send in the Cloner!

Há 25 anos atrás o mundo acordava com Leonid Brezhnev e deitava-se com Ronald Reagan. Portugal estava encalhado com Ramalho Eanes, Pinochet sangrava o Chile e uma Thatcher pouco popular salvava o mandato com uma manobra de diversão chamada Malvinas.

Algures na Pennsylvania, alguém deu um Apple II a um puto de 15 anos, Richard Skrenta. E a meio de Julho de 1982, aí estava a sua criação: Elk Cloner, o primeiro vírus de computador. Não fazia mais do que infiltrar-se via floppy e aparecer no ecrã de computadores alheios com a mensagem 'Elk Cloner: the program with a personality'.
Aí começa também a história da indústria de software anti-vírus: 25 anos depois é um oligopólio estável a gerar 4 biliões de dólares ao ano em receitas (o que é mais ou menos o PIB da Nicarágua por exemplo). Mais um exemplo da capacidade de criação destrutiva de um teenager.

2 comments:

A. Cabral disse...

A 17 de Julho morreu o Adam Smith. E a 6 de Julho, para grande magoa minha, nasceu o George W. Bush. E' um mes significativo para a comemoracao do "self-interest", a comichao que transforma o mundo.

Anónimo disse...

I know the game from my friends and first my friends give me a lot fiesta Gold and after that i go to earn the fiesta money alone, i find that the fiesta online gold is very interesting and then i like to buy fiesta Gold alone very much. Sometimes i will give some fiesta online money to my friends too.So i think if you join us to play the game you will like the game too.