27 julho, 2007

Lunáticos por Israel






O que é que acontece quando se junta a poderosa direita cristã com o lobby israelita nos EUA? O resultado pode ser visto nesta videoreportagem que o Huffington Post fez no encontro anual dos Christians United for Israel. A sua agenda? Um ataque unilateral ao Irão e a expansão territorial de Israel. O seu discurso? Jesus regressará a Jerusalém depois da batalha do Armagedão e limpará a terra da presença do diabo. No final, todos os "infiéis" terão que se converter ao cristianismo ou sofrer eternamente no inferno.

O autor diz que nunca assistiu a um espectáculo tão "extremista, ultrajante e bizarro". Não está a exagerar. Podemos dizer que se trata de uma ínfima minoria dos cristão americanos e dos apoiantes de Israel, o que é certamente verdade. Mas é aí que reside o interesse desta reportagem. Como é que uma ínfima minoria de lunáticos consegue ter tão boas relações com a administração Bush e garantir a presença, nos seus eventos, do ex-líder da maioria republicana no Congresso, Tom Delay, ou do influente senador Joe Liberman? Os mistérios da politica externa da administração Bush passam bem mais pelos corredores e salões de hotel onde se realizam estes obscuros encontros do que, à primeira vista, se possa pensar. Mais uma razão para ver este vídeo.

1 comments:

L. Rodrigues disse...

O preocupante é que não é uma minoria assim tão marginal. Li algures que cerca de 40% do eleitorado de Bush acredita que vai assistir em vida à segunda vinda de Cristo.