31 agosto, 2007

Dúvidas


Publicidade para o Renault Dauphine, anos 60, Brasil

Há só uma dúvida que me fica na cabeça. Quem estará a mentir: a publicidade brasileira dos anos 60, anunciando 16 quilómetros por litro ou a indústria automóvel actual, anunciando um admirável mundo novo no que diz respeito ao consumo de combustíveis? É que o Toyota Prius, referência global da solução eco-consciente para o novo milénio, faz uns estrondosos 17,5 km por litro.

Mesmo admitindo a falsidade de publicidade com 40 anos, o facto é que as estatísticas para os EUA mostram bem que de 1980 ao Prius não há um corte radical, mas uma lenta evolução: um automóvel novo nos EUA fazia em média 10 km/litro em 1980, 11 km/litro em 1990 e perto de 13 km/litro em 2000.

Ao mesmo tempo, e por estes dias, na Shell eco-marathon(sic) correm protótipos que chegam aos 3000 km por litro, ordens de magnitude de diferença. É certo que do protótipo à comercialização vai um grande passo, mas já podíamos começar a pôr os travões (metáfora rasteira, eu sei) ao imenso spin verde que envolve os actuais modelos comerciais 'amigos do ambiente'. Servirá para vender jornais da especialidade, preencher o vazio na televisão ou mesmo para massajar o ego do suposto consumidor consciente. Mas não venham com a conversa da 'nova mentalidade eco-responsável para um novo milénio'. É que com amigos como estes...

3 comments:

L. Rodrigues disse...

A verdade é que quase qualquer pequeno diesel é mais económico do que um Prius, que poderá apresentar bons numeros num contexto americano, mas não no europeu.
Quando se ouve falar de SUVs hibridos de 300cv, como sendo "amigos do ambiente" fica-se logo de pé atrás...

Anónimo disse...

Plenamente de acordo. Só a título de exemplo, uma conhecida versão do Lupo (3L) com motor TDI da VW faz 33 km/L.

A. Cabral disse...

l.rodrigues, o "Governator" tem um "hummer" hibrido... e aconselha todos a comprar um igual.