17 agosto, 2007

Fake news that delivers the truth

No mesmo dia em que o Daniel Oliveira chamou a atenção para as baixas audiências terem levado a Fox News a cancelar o programa satírico que concebeu para ridicularizar todos aqueles que criticam a administração Bush, o Público tinha um artigo em que conta como o Daily Show se tornou num espaço incontornável para todos os candidatos presidenciais nos EUA.

Mas não é justo catalogar o Daily Show, ou o Colbert Report, apenas como programas satíricos e de comédia. Claro, são protagonizado por comediantes e têm como objectivo terem piada. Mas são engraçados, na justa medida têm uma preocupação com a verdade, desmontando os mecanismos comunicacionais de políticos e dos media tradicionais. "Fake news that delivers the truth", promete Jon Stewart, sem enganar ninguém. De facto, há mais pesquisa em cada edição do Daily Show do que num mês das televisões portuguesas. Não por acaso, as audiências desses dois programas satíricos são as que estão melhor informadas sobre a actualidade política. Quando os programas a brincar informam mais do que a imprensa, deveria ser a altura de soar o alarme.

Aqui fica o exemplo de outro programa satírico, The Chaser, que demonstra o nível de insanidade mental que tomou conta das notícias televisivas do outro lado do Atlântico.

0 comments: