31 agosto, 2007

Pode parecer estranho, mas estão a falar da mesma coisa

Hospitais EPE com resultado mais negativo que o previsto: Os 35 hospitais com gestão empresarializada (EPE - Entidade Pública Empresarial), no seu conjunto, fecharam o primeiro trimestre deste ano com um saldo negativo de 127,9 milhões de euros, quase o dobro do que estava orçamentado (71,3 milhões). E apenas oito das 35 unidades apresentam resultados positivos, três das quais já tinham dado lucro no ano passado . Um número que o Ministério da Saúde já disse que queria ver chegar aos 25 no prazo de dois anos. Jornal de Notícias, 31 de Agosto de 2007.

Prejuízo dos hospitais EPE caiu 57,4 por cento no primeiro semestre: Os 35 hospitais transformados em Entidades Públicas Empresariais (EPE) diminuíram o seu prejuízo em 57,4 por cento no primeiro semestre do ano face ao mesmo período do ano passado, para 127,9 milhões de euros, anunciou hoje o Ministério da Saúde. Público, 31 de Agosto, via Lusa.

Ambos os números estão correctos e as duas leituras são legítimas. A diferença é que o JN, apesar de dar destaque ao incumprimento governamental, reconhece que os resultados são "uma franca melhoria". Já o Público, que se baseia na Lusa, omite totalmente o gritante incumprimento das metas orçamentais traçadas pelo Governo. Vá-se lá saber porquê.

PS:A ler, A ERC deve estar de férias, por Pedro Correia, no Corta-Fitas.

0 comments: