31 agosto, 2007

Uma desculpa esfarrapada

O Governo, em declarações à Lusa, indicou que a interrupção da regularização de trabalhadores estrangeiros ilegais se deveu aos “indícios da existência de pessoas que, enganosamente, procuram difundir e influenciar imigrantes no sentido de os convencer de que o artigo 88.º permitiria requerer ao SEF a sua regularização extraordinária”. (Público, 31 Agosto, sem link) Pelo meio deixou no ar que os "intermediários inescrupulosos" são advogados. É uma desculpa, no mínimo, original. Quem sabe, não veremos o Governo daqui a uns dias a dizer que suspendeu a cobrança do IVA por causa das fraudes, ou a anunciar o fim da acção social escolar porque há famílias que fazem falsas declarações de rendimentos. Fica apenas uma dúvida. Quando é o governo que não cumpre a lei, como é que é? Suspende-se o ministério, a ministra, ou fica tudo na mesma?

Quando alguém não cumpre a lei, tenta-se descobrir o esquema e julgar os infractores, não se suspende a aplicação da legislação, como José Magalhães nos quer fazer acreditar que esteve na origem da motivação governamental. Como é bom de ver, ninguém suspendeu esta medida por causa de advogados pouco escrupulosos, nem por causa da invasão de imigrantes à espera da legalização. Ao contrário do que sucedeu em Espanha e Itália, onde foram abertos processos extraordinários de legalização, o Governo socialista sempre recusou esse processo. Não sei se as associações de imigrantes estão certas quando falam em mais de 100 mil ilegais no nosso país. Serão, certamente, muitos milhares. Já cá estavam, não foi preciso nenhuma "invasão" de paquistaneses ou indianos. Muitos estão cá há anos, inscritos e a descontar para a segurança social. São os párias da nossa sociedade, de onde só conhecem os deveres e quase ninguém se preocupa com os seus direitos. Não aparecem nas estatísticas, não têm voz, não existem.

Ao pé do emprego da minha mulher trabalha uma dessas imigrantes que o governo desconsidera. Brasileira, está há mais de 3 anos no mesmo café. Sem papéis, trabalha 12 horas por dia, seis dias por semana. Está grávida e teve várias hemorragias. Devia estar em casa a descansar, mas está a trabalhar com medo de perder o emprego e das ameaças do patrão. O que devia estar nos jornais não é a magna questão de saber se a advocacia é “uma profissão séria e de gente séria”. É o tratamento que o nosso país dá a esta gente, os novos escravos do século XXI. Há "intermediários inescrupulosos", diz o Governo. Deviam ter vergonha e olhar para as leis de imigração que têm sido aprovadas em Portugal.

6 comments:

Anónimo disse...

Uma análise... curiosa...

http://www.youtube.com/watch?v=-3J1I-AaA7A

“A lot of people like to say, uh, scaremonger about China, right? A lot of politicians, and I know you talk about that issue all the time. I think people should be careful what they wish for on China. Ya know, if China were to revalue it’s currency or China is to start making say, toys that don’t have lead in them or food that isn’t poisonous, their costs of production are going to go up and that means prices at Wal-Mart here in the United States are going to go up too. So, I would say China is our greatest friend right now, they’re keeping prices low and they’re keeping the prices for mortgages low, too.”


http://www.crooksandliars.com/2007/08/12/cnbcs-erin-burnett-we-need-chinas-toxic-food-and-lead-coated-toys-to-keep-economy-strong/

Tundra

Anónimo disse...

A verdade é que muito mais cedo do que se esperava já se começa a ver que esta lei é tão má como as outras que existiam.
Muda a roupagem, mantém o padrão.

Filipe Tourais disse...

Duas notas: foi notícia, há dias, que portugal foi considerado o 2º país no respeito e no acolhimento que dispensa aos seus imigrantes e, sobre o argumento falacioso que foi usado também na retirada de benefícios fiscais a portadores de incapacidades. Há fraudes, há gente que se aproveita disso e, como o Estado não se quer meter na empresa de fiscalizá-lo, retirou esses benefícios.

Anónimo disse...

I miss the eve isk because i like to meet it. I want to earn the eve online isk to make me strong. I also want to buy isk because I want to give my friends a lot of cheap eve isk, so i have to try my best to get more and more and then i can buy eve online isk to add my stock to have enough money to give my friends.

Anónimo disse...

Yesterday, my boyfriend gave me a lot of Pirates of the Burning Sea Gold
I regard the buy potbs Doubloon as the gift to return him.
The potbs gold is attractive
I have plenty of the potbs Doubloon. so I use the potbs moneywith him toghther.

Anónimo disse...

I am so happy to get some Archlord gold and the Archlord money is given by my close friend

who tells me that the archlord online Gold is the basis to enter into the game. Therefore, I should buy Archlord gold with the spare money and I gain some cheap Archlord gold from other players.