10 agosto, 2007

Quando a emoção toma o lugar da informação

O desaparecimento da jovem Madeleine McCann foi uma tragédia. Daí até ser um “caso”, como há 3 meses é referido na comunicação social, vai a distância da absurda mediatização, nacional e internacional, que mereceu. O “caso” tinha todos os condimentos necessários para a ser um sucesso mediático. É uma tragédia, corresponde ao pior pesadelo de cada pai, uma família obstinada à procura, por todos os meios, da sua criança, envolvia gente poderosa que, garantiam-nos, tinha um canal aberto com Gordon Brown e o Governo nacional. Pelo meio, falaram com o Papa. Uma autêntica novela da vida real, ainda por cima com a vantagem destes já serem ricos e verdadeiramente famosos. Com este pitéu, os jornalistas foram lestos a escolher um lado e deixaram-se envolver no jogo emocional da família McCann. Eram eles a sua fonte, e isso também pesou para que, depois de milhares de páginas de jornais e horas de noticiários televisivos, tenhamos tido tão pouca informação e investigação.

Depois, esta semana, tudo mudou. Porquê? Porque à família da pequena Madeleine, com a aparente mudança de rumo das investigações policiais, deixou de interessar a cobertura mediática e deixou de ser cooperante com a imprensa. Durante dias os nossos media perguntavam, em horário nobre, o que teria levado esta família, “sempre receptiva às preocupações da imprensa”, a mudar de atitude? A sua fonte traiu-os. Esta forma de ver a realidade a partir do pequeno umbigo do seu círculo mais próximo dá a cara a um dos piores defeitos, e perigos, do jornalismo. Olharem o caso como se fossem um peão central do seu desfecho significa que se perdeu, há muito, a objectividade e o distanciamento necessário.

Agora, anda tudo muito indignado com a forma como a imprensa britânica está a destratar a Policia Judiciária e a imprensa nacional. Mais uma campanha emocional. Mas, sejamos claros, o que os tablóides e televisões inglesas estão a fazer é exactamente o mesmo que os nossos jornalistas fizeram. Durante meses contaram com a nossa imprensa e polícia como canal preferencial para se mexerem num pais que desconheciam. Agora, que a complacência terminou, sentem-se traídos. Os mecanismos comunicacionais são globais. A única diferença é que a isso, os ingleses juntam a habitual soberba imperial e os preconceitos sobre os selvagens que vivem no sul da Europa. Tudo o resto é um caso de estudo sobre a forma como a imprensa vive das emoções para vender uma história e se deixa enveredar nelas para não cumprir o seu papel. Informar.

ps: sobre o acompanhamento mediático deste caso, embora numa perspectiva diferente, vale a pena ler o texto de Pacheco Pereira na Sábado: "O caso da pequena Maddie"

4 comments:

vida lux disse...

"Uma autêntica novela da vida real, ainda por cima com a vantagem destes já serem ricos e verdadeiramente famosos."

Bom, a novela criou-se e os pais foram-se enrolando nela -- nunca tinhas ouvido falar no casal antes da miúda desaparecer. Mas isto de os menorizar por serem ricos traz muita água no bico -- mesmo que o fossem, que não me parece o caso por passarem férias no Algarve (ah!), não me consegues mostrar a relevância dessa informação.

E depois, sem que te dês conta, já estás tu próprio a criar uma novela.

Pedro Sales disse...

Não estou a menorizar a questão por eles serem ricos. A entrada nem é sobre eles, mas sobre a forma como a comunicação social substititui a informação pela emoção e de como, pelo meio, se deixou apoderar pela mesma.

Mas, já que falas nisso, aí tenho que concordar com o Pacheco Pereira. A forma como os media trataram este caso, e a complacência com a família, contrasta de forma flagrante com a cobertura da Joana.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜