20 setembro, 2007

Abrupto macht frei

Pacheco Pereira considera que “tudo na longa manutenção de prisão preventiva de Mário Machado é estranho e aponta para razões puramente políticas, o que é inadmissível numa democracia”, acrescentado que este bom homem “é acusado de incitar ao ódio racial, algo que em países genuinamente liberais não é crime nem sequer delito de opinião”.

Já aqui escrevi sobe o Código Processo Penal e a indignação sem sentido a propósito da libertação de não sei quantos presos preventivos. Mário Machado não deve ser tratado de forma distinta da que é reservada a todos os outros detidos e se excedeu o prazo máximo de prisão preventiva deve ser libertado. Mas não é isso o que faz Pacheco Pereira, misturando o que tem a obrigação de saber que não tem nada a ver com o caso, apenas para dizer que este homem é um preso político.

Em primeiro lugar não sei onde é que foi buscar a excepção nacional da criminalização do incitamento ao ódio racial. A negação do holocausto é crime na Alemanha, países como a Irlanda ou França têm legislação contra os crimes de ódio, incluindo a sua defesa. Delito de opinião, sim senhor, também dá para condenar e expulsar na liberal Inglaterra.

Depois, Pacheco Pereira tinha a obrigação de saber, e sabe, que o líder dos skinheads nacionais está longe de estar preso por “razões puramente políticas”. Foi acusado de 17 crimes, incluindo ameaça de morte. Uma advertência que é para levar a sério, atendendo a que este “preso político” já cumpriu pena pelo seu envolvimento no homicídio de Alcino Monteiro, cujo crime foi ter nascido com uma cor que Mário Machado e os seus amigos consideram impura. O ano passado, foi condenado a três anos de prisão, suspensa por um período de quatro anos, por extorsão, por dois crimes de sequestro dados como provados e pela posse ilegal de arma.

Para quem se indignou, até à medula, com a destruição de um pequeno campo de milho por um grupo de adolescentes tardios, escrevendo dezenas de posts sobre esse “atentado” ao Estado de direito, não deixa de ser curioso verificar esta abrupta conversão à causa deste “preso politico” que dá pelo nome de Mário Machado.

Mas nada disso importa a Pacheco Pereira, nem o detém na sua cruzada de equiparar os movimentos de esquerda aos energúmenos neonazis que suportam Mário Machado. Por muito condenável que seja, a destruição de um hectare de maçarocas de milho não tem nada a ver com terrorismo, da mesma forma que o caso de Mário Machado não tem nada a ver com perseguição política. Mesmo a manipulação e a má fé intelectual têm limites. Pacheco Pereira ultrapassou-os.

Vale a pena ler, os delitos de opinião de Mário Machado.

15 comments:

Fernanda Valente disse...

Gostaria de ter a sua autorização para fazer uma transcrição deste post no meu blogue Da Política.
Virei mais tarde...

Anónimo disse...

salix, põe aí um link para o arrastão -- se é co-produção...

Anónimo disse...

Fernanda,

Desde que faça o link está sempre à vontade, nem é preciso pedir.

samuel disse...

Vou participar na "co-produção".
Saludos.

Anónimo disse...

Pacheco,ès um porco imundo,quando queres vais até ao fundo...nao sei onde vais parar...

Anónimo disse...

Prendam mais carequinhas, hà muitos por ai à solta...Carecas prá choça já!!!

Kruzes Kanhoto disse...

Este é racista porque não gosta de negros e afirma-o. Por isso está preso. No entanto alguns negros e ciganos (uma minoria é certo) afirmam publicamente o seu ódio aos brancos e não são punidos por isso...

P. Lumumba disse...

kruzes kanhoto...

estamos a falar de:
1- actos de violencia contra elementos de outra raca (por serem de outra raca)
2- organizacao de propaganda racista ou xeno'foba

Infelizmente, e' regra geral portugueses (pretos e brancos) manifestarem desprezo em relacao a outras racas. Ou nao se ouve falar por todo o lado em "monhes"? Ou nunca foste a um jogo de futebol e ouviste algue'm gritar ao teu lado "larga a bola 'o macaco!"? Isso e' o pao nosso de cada dia, e ningue'm vai ser punido por causa disso. Nao tentem misturar as coisas... o Ma'rio Machado nao esta' preso por nao gostar de pretos. Vai-te informar...

P. Lumumba disse...

Acho que exagerei um pouco com o "regra geral", favor substituir por "pra'tica comum"... :)

Anónimo disse...

O pacheco se fosse Homem entrava jà em greve de fome,pela libertaçao deste santo.Ou melhor ainda,ia para a assembleia,regava-se(por fora)com uma garrafa de brandy velho e imolava-se.Força pacheco,TU CONSEGUES.

Fernanda Valente disse...

Uma achega ao tema, um artigo do "Correio da Manhã", cujo link é:

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=258497&idselect=9&idCanal=9&p=200

Rouxinol disse...

"Este é racista porque não gosta de negros e afirma-o. Por isso está preso."

Não, não é por isso que ele está preso. Existem partes do processo no Correio da manha, mais o restante que não está deve ser suficiente para meter o verme em prisão efectiva.

Anónimo disse...

Alguém me diz onde é que o Pacheco Pereira defendeu as ideias deste homem?

Anónimo disse...

I once have a lot of dofus kamas in the game and i will go to buy kamas to add my stock. I enjoy playing the game to get a lot of cheap kamas,so I like the game very much and i like to earn the dofus gold with my friends together. I want to join the group to buy dofus kamas and i can get a lot of equipment to arm myself. I like the game very much come on to join us!

hikaye disse...

Hi. Just wanted to say cool blog and nice article in the paper this weekend!