20 setembro, 2007

O dilema de Mourinho

José Mourinho abandonou o Chelsea. A primeira reacção é pensar que a Federação Portuguesa pode ter aqui a oportunidade de ouro para resolver o “caso” Scolari pela porta grande. Na semana passada, o Guardian recordava que, face às exibições e resultados da selecção inglesa, a contratação de Scolari ainda estava na agenda da federação britânica. Não deve ser esse o destino, por agora. Para quem está no primeiro plano do futebol mundial, o cargo de seleccionador representa sempre uma despromoção. É uma espécie de prémio pela carreira.

Mourinho obteve em poucos anos uma fama e reputação que Alex Ferguson, por exemplo, demorou décadas a obter. Mourinho vai querer provar que continua a ser ele o Special One. O problema é que, nos dias que correm, os clubes de topo mundial, e que gastam para cima de cem milhões de euros só em salários às suas vedetas, exigem espectáculo. Capello ganhou o título que o Real Madrid perseguia há 4 anos e foi despedido. O futebol era feio, calculista e não encantava as bancadas. Abramovich, farto de esperar pela Liga dos Campeões, começou a cobrar ao mediático treinador um futebol mais condizente no estilo com os números de zeros nos cheques dos seus jogadores. Vencer não chega, é preciso encantar a multidão global. John Terry bem pode ser um defesa quase intransponível e Lampard um dos melhores centro campistas da sua geração, mas não vendem um décimo das camisolas de jogadores como Ronaldo, Ronaldinho e Messi. São atletas como estes, que levantam os estádios com os seus prodígios técnicos, que os jovens admiram e querem ter o nome estampado nas costas. A exigência, não tem nada a ver com a reclamação de um futebol “de esquerda”, como chamava Valdano ao futebol atacante e atraente. É o peso do dinheiro que o exige, como se queixa Platini em carta enviada aos principais responsáveis políticos europeus.

Infelizmente, para Mourinho, as suas equipas são sempre fieis à sua imagem de marca. Concentração total, um futebol competente e eficiente, mas onde as preocupações estéticas ficam de fora das conversas no balneário. Seja com uma equipa que ganhou tudo com as “vedetas” da União de Leiria e os excomungados do Benfica, ou com os multimilionários de Londres, o esquema é sempre o mesmo. A vedeta é Mourinho, sempre Mourinho, só Mourinho. Foi assim que ganhou, e é assim que sabe ganhar. Em fórmula que ganha não se mexe, estará neste momento a pensar o que é, provavelmente, o mais famoso treinador mundial. O problema, para ele, é que no futebol de hoje, essa fórmula já não chega. Não basta ganhar, é preciso vencer, convencer e facturar muitos milhões com isso. A excepção à regra é a Itália. Deverá ser esse o seu destino.

8 comments:

Anónimo disse...

Não é Alan, mas sim Alex Fergunson.

Pedro Sales disse...

Ups, toda a razão. Ainda por cima é Sir, tenho que ter mais cuidado com sumidades internacionais. .

Pedro Soares Lourenço disse...

Destino: Italia. Pois claro, para treinar os comunas do Livorno. Querias!!!
eheheheh

Anónimo disse...

help! Ate aqui se fala do mourinho! Socorro!

Nuno disse...

O Mourinho e o Scolari são a Maddie dos 3 telejornais das 20h de 5ª feira! Q tristeza! O critério não é noticioso ou de informação mas sensacionalista e de audiências! O que prova a falta de sentido critico da própria audiência! Eu já deixei de ser espectador desses pseudo telejornais. De facto para ver e ouvir Noticias só mesmo no jornal da 2. Ou na BBC.
Cpmts

Anónimo disse...

BEIJING, Nov. 19, according to Xinhua Taiwan's "Today" reported that Chen Shui-bian's four-day fasting guard for medical treatment, including the Oriental Hospital and the Panchiao to spend a wow power leveling total of nearly 20,000 yuan (NT, the same below) medical wow powerleveling expenses, as His health insurance card to stay in Taipei Detention Center, must first serve their own expense, the medical expenses from his detention in custody of the gold deduction, but Chen Shui-bian's custody, only 16,000 yuan deposit, the deduction is not enough, said the detention center, not wow gold part of the Will be asked to make up for the families or lawyers.

1 At about noon today, Chen Shui-bian ambulance ride to live for three days to leave the county medical Panchiao District Court, although power leveling the people left, but still have to pay money, including an ambulance referral to spend 800 yuan, into the ring adhere to the intensive care unit Fasting only saline water and glucose, a day to spend about 1500 yuan, plus medical expenses, hospital fees, in Panchiao powerleveling hospital guard spent a total of three million yuan.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜