09 outubro, 2007

Coisas simples

Depois de anos a meter água, o metro vai chegar a Santa Apolónia quando a estação está a morrer e o governo se prepara para decretar a sua inutilidade, terminando a linha do TGV em Chelas ou na Gare do Oriente. Mais estranho, porque depende unicamente deste governo, é que o mesmo ministério que pretende colocar um ponto final na Portela, tenha adjudicado a extensão da linha vermelha até ao aeroporto dizendo que vai permitir a ligação da “aerogare à nova linha de metro que servirá o aeroporto”. Esqueceram-se de acrescentar que é por meia dúzia de anos, mas não há problema. Sempre temos a Alta de Lisboa e uma nova urbanização à espreita para valorizar os terrenos do aeroporto. Não percebo onde é que está o mistério.

4 comments:

... disse...

metro para santa apolónia faz uma falta do caraças, pelo menos a mim faz

Pedro Sales disse...

st3ve S,

O post não é para criticar a linha ter chegado a Santa Apolónia. O único problema aqui foi ter chegado tão tarde, em virtude dos problemas que todos conhecemos. Tão tarde que, quando chega o Metro, o comboio está de partida.

A questão que me interessa, e acredito que não esteja muito explícito, é perceber qual a racionalidade que preside ao facto do mesmo governo que decide fechar a Portela abrir um concurso para expandir o Metro para o aeroporto da Portela! Não tem nenhuma racionalidade aparente. Aparente, digo eu.

aviador disse...

Sejamos honestos. Metro em S.Apolonis já estava a se r implementado há muitos anos. Não era este governo que podia parar quando quase só faltavam acabamentos! Mesmo assim será util para o "povo" que habita nessas zonas, bem como para quem quiser ir ao Lux. E não é um dado adquirido o fim do comboio.
Quanto ao metro na Portela, ainda vai se util para aí uns 15 ou 20 anos. Com tanto estudo, provid~encias cautelares e outras "ajudas", nunca menos.
E depois fica para o que lá se fizer: Prédios ( qual é o problema?), jardins, estação de TGV, ou até manicómio gigante - o país não está doido?

Anónimo disse...

Acredito igualmente que o metro em Santa Apolónia é muito importante. Pena é que tenha demorado tanto tempo e que se tenha gasto tanto dinheiro a mais. Só questiono, e sem qualquer tipo de sarcasmo, se terá sido por incompetência técnica ou por problemas mesmo complicados de transpôr... enfim. O resto é a balbúrdia que se conhece. A falta de necessidade que os senhores governantes têm de se servirem de transportes públicos gera estas confusões...