02 outubro, 2007

Há dois anos, quando o candidataram, devia ser um jovem que corria a maratona em 2h30

PCP substitui presidente da câmara da Marinha-Grande por vice-presidente. Em conferência de imprensa, o dirigente comunista Filipe Andrade apontou a necessidade de renovação e a idade de Barros Duarte (73 anos) como as causas para esta substituição a meio do mandato.

20 comments:

JSA disse...

provavelmente deu-lhe a alzheimer entretanto e esqueceu-se de dizer "leninismo" depois de "marxismo"...

busilis disse...

As coisas que um gajo aprende por aqui,eu tenho votado nas autarquicas com a ideia que estou a votar numa lista,pelos vistos tenho andado enganado.Obrigado Sales pelo serviço prestado à democracia.

João disse...

Parece-me que o cabeça de lista do BE no Porto era o Teixeira Lopes e em Setúbal o Fernando Rosas e contudo desapareceram da cena. Parece-me que em Lisboa a Drago também foi eleita e há que tempos que deixei de a ver. Verdade?

João disse...

Podem confirmar se não era a Drago a cabeça de Lista na Assembleia Municipal de Lisboa, tenho a ideia de a ver nos cartazes do BE. Certo?

João disse...

Lei das Autarquias Locais
Lei n.º 169/99, de 18.09

Artigo 57.º
Composição
1 — É presidente da câmara municipal o primeiro candidato da lista mais votada ou, no caso de vacatura do cargo, o que se lhe seguir na respectiva lista.
Artigo 59.º
Alteração da composição da câmara
1 — No caso de morte, renúncia, suspensão ou perda de mandato de algum membro da câmara municipal em efectividade de funções, é chamado a substituí-lo o cidadão imediatamente a seguir na ordem da respectiva lista
http://www.verbojuridico.net/legisl/outros/autarquias_locais.html

PS: Onde está o problema da renúncia?

Pedro Sales disse...

Não me pronunciei, como devem ter reparado, sobre a renúncia, mas sobre a justificação invocada. Desculpem lá qualquer coisinha, mas dizer que uma pessoa que tem 73 anos - e que se candidatou dois anos antes, quando tinha 71 - sai por causa da idade, é fazer passar o pessoal por parvo. Estavam à espera que o homem desafiasse a natureza e começasse a ficar mais novo?

Anónimo disse...

Isabel Faria disse...
(...)

Usando a tua comparação só há um ponto em que encontro alguma semelhança e que sempre critiquei dentro do BE. Ana Drago foi a cabeça de lista para a Assembleia Municipal em 2005, era a cara da Ana Drago que aparecia nos cartazes de campanha e creio que nunca tomou posse...ou se tomou esteve lá um mês. Na rotatividade não pode caber tudo. Nem todas as razões, nem sobretudo todas as opções. (...)
10/02/2007 9:24 PM, no Troll Urbano

João disse...

Claro que aos setenta, dois anos a mais ou dois anos a menos fazem toda a diferença. Insisto, onde está o problema da renúncia?

Pedro Sales disse...

João,

Se não vê nenhum problema, tudo bem. É a sua interpretação, a minha é um pouco diferente. O PCP diz que tinha um "acordo" com o candidato para este renunciar ao fim de dois anos. Se não havia problema nenhum, como defende, podiam ter deixado isso claro na campanha, deixando os eleitores decidir com base no conhecimento desse acordo.

A.S. disse...

Realmente quando não há nada a dizer aparecem os disparates e as tentativas de criar problemas onde não existem.
A propósito, alguma coisa a dizer acerca do facto de Sá Fernandes (e respectivo Bloco), se abster no caso dos terrenos do Sporting, apoiarem a mudança do IPO e não se oporem ao fim de contrato de dezenas de trabalhadores com vinculo precário à CML?

Paulo Mouta disse...

Qualquer eleito nas listas do PCP ou CDU sabe perfeitamente à partida que isto lhe pode acontecer. Pode parecer algo estranho mas a realidade é que as eleições são para listas que são compostas por pessoas que supostamente estão igualmente preparadas para assumirem as funções que o partido lhes atribui por terem sido eleitos. Na filosofia do PCP os eleitos são-no por um projecto político e não pelo rosto de quem encabeça a lista. A questão aqui está, como diz muito bem o Pedro Sales, na explicação desnecessária mas para a qual houve necessidade de dar uma justificação sem sentido. O PCP não tem de justificar deste modo ridículo algo que é natural na vida democrática. Até parece que a justificação está a querer esconder algo...

Paulo Mouta disse...

Qualquer eleito nas listas do PCP ou CDU sabe perfeitamente à partida que isto lhe pode acontecer. Pode parecer algo estranho mas a realidade é que as eleições são para listas que são compostas por pessoas que supostamente estão igualmente preparadas para assumirem as funções que o partido lhes atribui por terem sido eleitos. Na filosofia do PCP os eleitos são-no por um projecto político e não pelo rosto de quem encabeça a lista. A questão aqui está, como diz muito bem o Pedro Sales, na explicação desnecessária mas para a qual houve necessidade de dar uma justificação sem sentido. O PCP não tem de justificar deste modo ridículo algo que é natural na vida democrática. Até parece que a justificação está a querer esconder algo...

Praça Stephens disse...

Caro Pedro Sales

têm sido engraçadíssimos os teus comentários :)))
Uma pequena correcção, não foi há dois anos, foi há pouco mais de um ano que a câmara tomou posse. E se contarmos que, como diz o dirigente do PCP, a decisão já estava tomada desde as eleições e que no mês de Julho combinaram a data da renuncia, praticamente pode dizer-se que o cozinhado esteve a ser preparado praticamente desde o dia a seguir às eleições.
Apesar de eu ser uma das vítimas da fraude, preocupa-me mais o mau exemplo democrático que parecer estar a fazer escola no PCP, ou seja, a subversão total da vontade eleitoral. Senão vejamos:
O PCP candidatou Barros Duarte, um histórico militante comunista que já antes tinha sido presidente da câmara por três vezes. Fizeram-no acentuado esse facto, contra um "jovem" candidato do PS (eu próprio), procurando capitalizar essa experiência e essa notoriedade junto da tradicional base de apoio operária daquele concelho. E assim foi, das três freguesias do concelho o PS ganhou em duas (Vieira de Leiria e Moita) e o PCP na outra (Marinha Grande). Já nessa altura o PCP ponderou candidatar o vereador que vai substituir o presidente e não o fizeram porquê ? simples, porque tiveram medo de perder.
Pessoalmente não estou zangado (custaram-me mais os mil votos que perdi para o BE :)), apesar de eu ter mantido a mesma votação das eleições anteriores), mas acho que isto é um caminho perigoso que a fazer escola subverte totalmente o significado do voto popular.

João Paulo Pedrosa

josé manuel faria disse...

JPP, os votos não se perdem para os partidos, neste caso os mil para o BE.

Os votos são dos eleitores.

João disse...

Não posso deixar de achar um piadão do caraças às lágrimas de crocodilo que o João Paulo Pedrosa (cabeça da lista derrotada do PS na Marinha Grande) verte pelo João Barros Duarte e contudo nada tenha a alegar em favor do seu camarada de Beja José Monge a quem o PS local retirou a confiança política apenas por ter aceite um pelouro no município de Beja.

E esquece-se o João Paulo Pedrosa do comportamento exemplar tanto do João Barros Duarte como dos seus camaradas da CDU da Marinha Grande que sempre lutaram juntos nas horas boas e más: quer quando há alguns anos atrás quando a lista da CDU encabeçada pelo João Barros Duarte foi derrotado, quer há dois anos quando a mesmíssima lista saiu vitoriosa na contenda eleitoral.

Anónimo disse...

Estes PCP são cómicos, bom já lá tinham a D. Odete, vedette fanée de revista, mas agora com o velho de 73 que não era velho aos 71, passam as marcas.

E depois vêm com a Drago o Rosas , o Teixeira Lopes, gente jovem e de sangue na guelra.

A Drago está no Parlamento e recomendasse.

O Teixeira Lopes continua a chatear o Rui Rio, ( pena não ser vereador, era capaz de fazer melhor trabalho que o Sá do PCP), e o Rosas saiu do Parlamento há pouco, mas volta.

Mas a Luisa Mesquita é que os topa, é ver as noticias deste fim de semana.

Aquilo não é um partido com paredes de vidro, é um saco de lacraus....

João disse...

Mais um a fazer-se de desentendido e a fingir que não se lembra que a Drago que encabeçava os cartazes eleitorais das eleições precisamente há dois anos atrás, como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Lisboa, mal se apanhou eleita abandonou o cargo sem ter prestado qualquer esclarecimento ao eleitorado e ao partido que patrocinou a sua candidatura.

A.Silva disse...

a.pacheco já tinha saudades de ler os teus comentários tão profundos e lúcidos, mesmo que agora assines com anónimo (16:24) o teu estilo desmascara-te.

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜