25 novembro, 2007

Pasta

Enzo Rossi é um empresário italiano que, durante um mês, tentou viver com os mil euros que pagava aos operários da sua fábrica de pastas alimentares. Ele a sua mulher, que também trabalha na empresa, tentaram gerir a sua vida com dois mil euros. Como o dinheiro, mesmo poupadinho, só chegou até ao dia 20, Rossi resolveu aumentar os vinte empregados em 200 euros por mês. O episódio tornou-se um caso em Itália, e já correu mundo. Quando lhe começaram a chamar "empresário comunista", respondeu que não. Que é egoísta. Quer empregados motivados e despreocupados com a ginástica mental para pagar as contas, disse. Uma evidência.

A forma como o episódio tem sido contado pela imprensa faz lembrar uma frase de Freitas do Amaral durante a contestação à invasão do Iraque. Quando questionado porque razão se foi alinhando com posições políticas mais comuns à esquerda, Freitas respondeu que nunca mudou. O panorama politico é que se desviou para a direita. De facto, vivemos tempos extraordinários. Os trabalhadores desapareceram e deram lugar aos colaboradores, as bolsas ressuscitam a cada notícia de despedimento e o que devia ser a norma, aumentar empregados que recebem bastante abaixo do salário médio, tornou-se a excepção. Dá direito a excursão de ministros, a seminários em faculdades de gestão e a dezenas de entrevistas. É uma espécie de intervalo na programação do noticiário para apresentar um “comunista” no seu habitat natural. Um freak show. Com tanto elogio, parece que ninguém perdeu tempo para fazer as contas e reparar que o generoso aumento só vai durar até ao dia 24 de cada mês.

6 comments:

Miguel Pinto disse...

Através deste texto (que reproduzi integralmente no meu blogue) abri uma janela para o 0 de conduta.

Anónimo disse...

"Com tanto elogio, parece que ninguém perdeu tempo para fazer as contas e reparar que o generoso aumento só vai durar até ao dia 24 de cada mês."

Não obrigatoriamente. As despesas de um agregado familiar costumam flutuar ao longo do mês, não que não fosse positivo ele aumentar ainda mais, se tem lucro para tal, no entanto é positivo e espero que seja exemplo para muitos cá em PT, com o seu Mercedes, casarão e empregada doméstica.

Pedro Sales disse...

S.V,

O facto em si é positivo, claro, mas não devia fazer do homem uma espécie de "robin dos bosques" como - acho que a "Sábado" - alguns já lhe chamam. Até porque, convém reparar, a empresa dele teve 1,6 milhões de euros de lucro no ano passado e os aumentos não chegam aos 60 mil euros/ano.

Anónimo disse...

Não deixo de concordar, mas acho que a resposta para tal já foi dada por si quando falou do episódio com Freitas do Amaral.

O ser humano e a sociedade ainda têm muito que evoluir para chegar ao ponto em que partilhar os lucros (ou parte destes pelo menos, o resto para reinvestir e guardar para piores dias)por todos que contribuem para estes seja a regra... enquanto isso não acontece, como disse, é sempre positivo estas pequenas "evoluções" (que para nós até são mais que racionais e parcas) e se calhar o mediatismo é bom, para ver se alguns abrem os olhos (cá em Portugal duvido... depois queixam-se que não somos competitivos, anda tudo a pensar como chegar ao fim do mês ao invés de trabalhar alegremente (e claro como tudo não é linear, também os há que não merecem o baixo ordenado que ganham).

Anónimo disse...

I know the game from my friends and first my friends give me a lot fiesta Gold and after that i go to earn the fiesta money alone, i find that the fiesta online gold is very interesting and then i like to buy fiesta Gold alone very much. Sometimes i will give some fiesta online money to my friends too.So i think if you join us to play the game you will like the game too.

Anónimo disse...

I am so happy to get some Archlord gold and the Archlord money is given by my close friend

who tells me that the archlord online Gold is the basis to enter into the game. Therefore, I should buy Archlord gold with the spare money and I gain some cheap Archlord gold from other players.