21 novembro, 2007

Vamos pagar Quioto

“Vamos ultrapassar os tectos de emissões, mas vamos cumprir Quioto”, declarou ontem o ministro do Ambiente. Por outras palavras, vamos pagar para continuar a poluir ao ritmo actual. Segundo os últimos números, estamos 15,8% acima do valor de referência calculado para Portugal. São 9 milhões de toneladas que o país vai ter que pagar, investindo em energias limpas em países em vias de desenvolvimento ou comprando emissões no mercado de futuros do carbono. Na semana passada o preço deste último estava nos 24 euros/tonelada. Mesmo com a flutuação do preço - que até tenderá a subir -, são sempre mais de 200 milhões de euros por ano, a pagar essencialmente pelo Estado. Nunes Correia diz que vamos cumprir Quioto. Não, senhor ministro, os contribuintes vão pagar Quioto e a irresponsabilidade ambiental dos últimos governos. Que o diga com essa ligeireza, só indica que está quase no mesmo patamar de irresponsabilidade de Mário Lino ou Manuel Pinho. Dê-lhe Sócrates mais oportunidades e ainda lá chega.

4 comments:

Anónimo disse...

A única saída é o Vento, por isso o litoral Português, e os pontos altos, nos proximos anos, vão ganhar ainda mais ventoinhas, um dia destes, ainda 'Ganhamos Asas'...

Apache disse...

Eu tenho a solução para o problema. Daqui até ao fim do ano, todos os portugueses sustêm a respiração durante 1 minuto em cada dez, assim, reduzem-se as emissões de dióxido de carbono e já não excedemos a quota.
E se não gostarem desta ideia e estiverem a pensar em pagar mesmo os 200 milhões de euros, eu, a bem da nação (e do meio ambiente, obviamente) aceito o pagamento de apenas 100 milhões de euros e fico com os 9 milhões de toneladas do dito. Assim poupam-se 100 milhões ao erário público e eu ainda faço uns bons trocos extra a vender o dióxido de carbono, a preços promocionais, à indústria das bebidas e (ou) às fábricas de extintores de incêndio.

Fred disse...

Uma vergonha!

Anónimo disse...

There is a lot of aion online gold in the game,if you want to have them you can come to play the game. I think you will also like to play the game and you will try your best to earn the aion gold as you can.I like to earn the aion money,because if i have them i can go to buy equipment and i also can go to buy aion gold. if you want to play it, please cheap aion gold and join us. Please do not hesitate to play the game,i believe you will like it too.