23 dezembro, 2007

"Eu vejo o futuro repetir o passado. Eu vejo um museu de grandes novidades"

A Starbucks vai chegar a Portugal no próximo ano. Prometem revolucionar os cafés do país, oferecendo um espaço amplo para os clientes conversarem, lerem ou acederem à net na rede sem fios dos seus estabelecimentos. É o sinal dos tempos. Depois de, há pouco mais de 15 anos, termos assistido ao encerramento dos principais cafés do país, onde se podia conversar, estudar e ler o jornal sem ser importunado pelos empregados, vêm agora as grandes cadeias internacionais embrulhar o conceito e apresentar a mesma proposta como uma grande inovação.

Faz apenas dezasseis anos que a McDonalds instalou o seu primeiro restaurante em Lisboa nas instalações do antigo café Colombo. O local não podia ser mais simbólico. O país estava com pressa de modernidade e não tinha mais tempo para se sentar no café a ler o jornal e a conversar. Um a um, vários se lhe seguiram. O Café Portugal e a Chave de Ouro, em Lisboa, ou o Café Imperial na Praça da Liberdade, são apenas alguns exemplos. Agora, basta um breve passeio pela baixa de Lisboa e é impossível não tropeçarmos num qualquer chill out café ou lounge café . Locais onde se pode estar com tempo e com calma. Nada contra. Mas não deixa de ser um exemplar retrato da forma como a economia global nos embrulha a modernidade, reescrevendo a história e vendendo o velho como uma novidade absoluta. Não se apropria apenas das fachadas e do espaço físico. Resgata a memória e a língua. É como se nada tivesse existido antes destes espaços normalizados, estandardizados e assépticos. O velho é novo. O novo é velho. A novílingua passou por aqui. E esqueceu-se do tabaco, claro.

* título do post retirado da letra d´O tempo não pára, de Cazuza.

7 comments:

Simões disse...

Grande verdade. Lounge cafés é o que não falta por aí. Ainda assim, ainda há tanto e tanto estabelecimento com bom café (para começar), boa comida, bom serviço e preços muito mais atractivos que qualquer salão com puffs e cornucópias psicadélicas. E enquanto existirem estas "instituições", contam comigo como cliente.

Ah, e só tenho 23 anos. Tenho é pouca necessidade de me publicitar socialmente.

Viva a imperial e o pires de tremoços!

Sushi Master disse...

Um pouco Velho do Restelo, mas pronto. É Natal e ninguém leva a mal...

Anónimo disse...

O café da Avenida dos Aliados (se for a do Porto) é o Imperial.

No Porto, muitos cafés foram recuperados ainda antes da explicação lounge (ehe) e não foram tão dizimados como em Lisboa. Vão transformar-se quase todos em locais livres de fumo, isso é verdade.

Anónimo disse...

Noutros países (como no país de origem, os EUA), vingou porque era de facto um novo conceito: o café. Em Portugal, não é.

Prevejo que se safe bem em Portugal (até porque traz alguma coisa nova ou, pelo menos, ainda invulgar em portugal, como mudar o café que serve para ser do Brasil esta semana, da Colombia para a próxima; ou outro tipo de pastelarias de muita qualidade), mas não terá o mesmo impacto que noutros países onde foi um dos motores duma nova cultura de café.

POS disse...

Recuperando a nota do Filinto, é o café Imperial, na Praça da Liberdade e não na Avenida dos Aliados.

Pedro Sales disse...

Pos e Filinto,

Já está corrigido.

Anónimo disse...

my site is www.ignmax.com,you can call it ignmax or
ignmax.com orwww.ignmax.com .And another site

is www.wow7gold.com.you can search it by wow7gold ,
wow 7 gold or wow7gold.com .Them name is

http://www.ignmax.com and www.wow7gold.com.

Both of them are provide wow gold.





Wow gold site,you best choice!
wow gold
wow gold cheap
buy world of warcraft gold
buy cheap wow gold
cheap wow gold
Buy Wow Gold
world of warcraft
warhammer gold
http://www.game4power.com/
http://www.wowgoldone.com/
buy world of warcraft gold
world of warcraft gold cheap
world of warcraft gold
cheapest wow gold
cheap world of warcraft gold
wow gold cheap
buy cheap wow gold
wow gold