23 dezembro, 2007

Um partido desmantelado

Portugal tem dois milhões de pobres e mais dois milhões de pessoas que só subsistem com os apoios estatais. É neste contexto que Menezes, num país em que a carga fiscal fica a léguas da média europeia, se propõe a desmantelar um Estado que, diz, oprime as pessoas com o seu peso excessivo. Que pessoas? Os pobres que só têm uma creche e uma escola para os filhos, ou direito a protecção na saúde graças ao incipiente estado social que ainda vamos tendo?

Mas, como se tem reparado nestes últimos meses, nada do que Menezes diz é para fazer sentido. É para fazer efeito. Defende uma fúria liberalizadora ao mesmo tempo que confessa que o seu modelo é Sarkozy, sem se deter três segundos para reparar que este é o representante europeu de uma direita economicamente proteccionista e intervencionista. Tudo porque, como na “opressão” do peso do Estado, alguém lhe deve ter dito que ficava no ouvido e aparentava uma imagem de “solidez” politica que procura incessantemente transmitir.

Menezes criticava Marques Mendes porque dizia que este era um líder fraco e não se fazia notar na oposição ao governo. Se neste campo o PSD tem sido um deserto desde que Menezes chegou à liderança, é justo dizer que nunca existiu uma liderança mais fraca do que a de Menezes. Não por causa da sua imagem, popularidade ou eficácia, mas porque representa a derrota da política e da ideia de confronto de alternativas às mãos de uma pequena equipa de especialistas em escrutinar as mais pequenas tendências do dia-a-dia. O líder que prometia o poder às bases entregou a linha estratégica do maior partido da oposição a uma equipa de especialistas comunicacionais.

Os liberais podem estar esfusiantes com o liberalismo do homem que se tornou conhecido dos portugueses insurgindo-se contra o elitismo liberal de Durão Barroso. Não se iludam. Quando chegar a altura de apresentar propostas, e alguém na Cunha e Vaz lhe soprar que esse modelo já não vende e que é mais fácil o partido ser desmantelado nas urnas do que desmantelar o Estado, o autarca de Gaia será o primeiro a meter as proclamações liberais na gaveta. Está escrito. O populismo de Menezes não é um defeito, é mesmo o seu feitio.

10 comments:

josé manuel faria disse...

Menezes dizia-se de centro-esquerda, só contradições.

samuel disse...

A ideia de que "isto" é a alternativa a Sócrates é duplamente inquietante!
a: "isto" sucede a Sócrates.
b: exactamente por "isto" pretender ser a alternativa, Sócrates continua... continua...

JMA disse...

Só não consegui ver as léguas em que nos encontramos do resto da europa, no caso do pagamento de impostos. No resto, ainda vá lá...

Anónimo disse...

caro Pedro, não se percebe bem a tua preocupação, se é com o teor do programa de menezes se é com a possibilidade de isso dar vantagem a sócrates. Tenho impressão que te incomoda mais a segunda.
bom natal para ti que me saíste num fantástico bloguer ;)

Real

Pedro Sales disse...

Real,

Tens razão. O programa do Menezes não me incomoda muito. Não pelas propostas, que variam entre o desumano e o idiota. Mas é tão fora da realidade do país - e da Europa, já agora - que sei que está longe o momento em que alguém ganhe eleições com propostas destas. Só que a azelhiche do Menezes tem uma consequência. Tudo se encaixa para termos o Sócrates outra vez com a maioria absoluta.Bom Natal também para ti também.

Caro JMA,

Os impostos em Portugal estão 6% abaixo da média europeia. Há países, como a Bélgica ou a Suécia onde se entrega mais de 60% do rendimento total para o Estado.O problema que temos no país com os impostos é o predomínio dos impostos indirectos, como o IVA, que são socialmente mais injustos e penalizam os mais pobres. Mas, globalmente, estamos bastante abaixo da média europeia. O que vale a pena discutir não é a quantidade que pagamos, mas de que forma eles são usados e se a distribuição é feita de forma eficiente. Aí, sim, parece-me que há campo para uma discussão profunda.

Anónimo disse...

Meu estimado Pedro, pois, mas as maiorias do sócrates têm tido, pelo menos, uma vantagem, colocam o PSD e o BE a votarem quase sempre do mesmo modo, sempre ajuda à decisão do eleitorado ;)

Real

Anónimo disse...

my site is www.ignmax.com,you can call it ignmax or
ignmax.com orwww.ignmax.com .And another site

is www.wow7gold.com.you can search it by wow7gold ,
wow 7 gold or wow7gold.com .Them name is

http://www.ignmax.com and www.wow7gold.com.

Both of them are provide wow gold.





Wow gold site,you best choice!
wow gold
wow gold cheap
buy world of warcraft gold
buy cheap wow gold
cheap wow gold
Buy Wow Gold
world of warcraft
warhammer gold
http://www.game4power.com/
http://www.wowgoldone.com/
buy world of warcraft gold
world of warcraft gold cheap
world of warcraft gold
cheapest wow gold
cheap world of warcraft gold
wow gold cheap
buy cheap wow gold
wow gold

Anónimo disse...

福~
「朵
語‧,最一件事,就。好,你西.............................................................................................................
..................

disse...

提供google排名产品,包括google排名服务,众多的google排名信息、google排名咨询,尽在google排名网。
角钢货架,万能角钢货架,南京货架
轻型货架,北京货架,托盘包装
中型货架,中量型货架,置物柜
重型货架,重型仓储货架,上海货架
托盘货架,上海货架厂,小推车
横梁货架,横梁式货架,塑胶托盘
阁楼货架,阁楼式货架,货位式货架
密集架,深圳货架厂,推车
悬臂货架,悬臂式货架,广州货架厂
贯通货架,贯通式货架,卡板
通廊式货架,深圳货架,苏州货架
驶入式货架,广州货架,浙江货架
流利条,天津货架,沈阳货架
江苏货架,无锡货架,天津木托盘
杭州货架,宁波货架,熏蒸木托盘
济南货架,青岛货架,蜂窝纸托盘
重庆货架,广东货架,食品托盘
货架公司,成都货架,塑料卡板
货架厂,货架设计,货架设备
仓储货架,货架厂家,货架网
移动货架,移动式货架,货架制造
货架加工,货架配件,生产货架
服装货架,货架制作,销售货架
货架价格,货架图片,展示货架
仓库货架,库房货架,精品货架
图书货架,音像货架,百变货架
物流货架,商场货架,线棒货架
东莞货架,设备货架,不锈钢货架
抽屉式货架,重力式货架,立体货架
模具架,钢平台,档案密集架
超市货架,收银台,超市设备
线棒,仓储物流设备,园林垃圾桶
塑料垃圾桶,上海物流设备,药品柜
分类垃圾桶,物流设备有限公司,陪护椅
垃圾桶,物流设备公司,医用消毒柜

贝贝 disse...

The Tax Return Crack-Up<3>
Granted, there are usuallyMicrosoft Office 2010write-ups when presidential contenders make their tax returns available, but the coverage falls far short of the Office 2010
full court press (pardon the pun) that the Clintons have received. What's Microsoft Office 2007different now?Office 2007One possibility is that most upper middle class Democrats, and therefore most Microsoft OfficeOffice 2007 keyeditors and reporters of our nation's big papers as well as Office 2007 downloadtelevision producers, are Obama supporters who think that Hillary should hurry up Office 2007 Professionaland drop out of the race already.Microsoft outlook
Microsoft outlook 2010Whom elite liberals are pulling for really does shape political coverage in ways