14 dezembro, 2007

Portugal 2.0

O governo das novas oportunidades e do choque tecnológico convive mal com o nome das coisas. O Algarve passou a Allgarve e Portugal é agora a West Coast of Europe. Compreendo que, do ponto de vista da promoção do país no exterior, se queira fugir aos estereótipos associados aos povos do sul. Mas, o que fazem estes anúncios em tamanho híper a cobrir as ruas de Lisboa? Promovem o quê? E a quem? Aos incautos que, vivendo em Portugal, raramente encontram razões para se reverem numa West Coast criada para inglês ver? Não é promoção turística. É só afirmação, para consumo interno, de um país imaginário ou em construção, na versão benevolente. Que o queiram vender no exterior, tudo bem. É publicidade. Mas a mesma campanha, distribuída em profusão no nosso país, tem outro nome. Propaganda. Paga com os nossos impostos para reforçar a imagem de dinamismo e modernidade do governo.

Depois, uma dúvida. Portugal não precisa de ser só o fado, futebol e sol. Mas aquele branco gélido e o azul finlandês mais parecem as cores da promoção de um país escandinavo. Só faltam os fiordes. É muito pouco Allgarve.

5 comments:

Fly disse...

Para não falar do custo desta campanha, que foram vários milhares de euros.

Paulo Mouta disse...

É muito simples. O "branco gélido e o azul finlandês" são justamente o símbolo da frieza com a qual se consegue mentir nos dias de hoje.

Anónimo disse...

É este tom cinzento azulado o da camisola que nos querem vestir. O cinzento será provavelmente a cor que nos querem oferecer ao nos impedirem de usar a colher de pau na cozinha, ao preferirem considerar a encomenda dos pastéis de bacalhau à Srª Guilhermina um problema de saúde pública ao consumo de um McDonald perfeitamente esterilizado, ao nos potenciarem a intolerância tresandando a bufo quando nos incentivam a chamar a polícia quando alguém fumar num qualquer jantar, casamento ou batizado, ou ao nos impedirem de ter qualquer opinião relativamente a uma Constituição de uma Senhora Europa que uns tantos sebhores passaram a tratar por meretriz quando lhe ofereceram um tratado. Azul, a cantar os blues é como ficaremos todos depois.

Cristiana

Max Spencer-Dohner disse...

Meia dúzia de medidas legislativas decentes e progressistas fariam mais para descolar a imagem do país do Sul da Europa do que Milhões de campanhas...

Anónimo disse...

I once have a lot of dofus kamas in the game and i will go to buy kamas to add my stock. I enjoy playing the game to get a lot of cheap kamas,so I like the game very much and i like to earn the dofus gold with my friends together. I want to join the group to buy dofus kamas and i can get a lot of equipment to arm myself. I like the game very much come on to join us!